6 formas de ser melhorar sua produtividade

Como é a sua produtividade durante a semana? Um dia é suficiente para que você faça tudo o que precisa? Um fato é que o dia de todo mundo tem as mesmas 24 horas. Ainda assim, algumas pessoas conseguem usar este tempo para executar uma boa quantidade de tarefas e outras estão sempre correndo para conseguir cumprir prazos.
A diferença está no planejamento que o primeiro grupo faz do próprio tempo. São pessoas que conseguem gerenciar melhor as horas disponíveis durante a semana e, por isso, conseguem fazer mais coisas durante o dia. A boa notícia é que, com algumas dicas simples, é possível melhorar o aproveitamento do tempo. Vamos a elas?
6 dicas para melhorar a produtividade do seu dia a dia
1 – Faça uma lista de tarefas
Assim que o seu dia começar, enumere as tarefas que tem para fazer. Organize os itens em ordem de prioridade e coloque horários para terminar cada atividade. Essa é uma forma de planejar o seu dia de forma que ele termine bem produtivo. Risque cada tarefa concluída da lista. Você pode usar papel e caneta para isso, o bloco de notas do computador ou um aplicativo de celular.
2 – Crie um sistema de recompensas
Use incentivos para terminar o maior número de tarefas por dia. Por exemplo, depois de estudar duas horas seguidas, você pode usar 30 minutos para assistir ao seu seriado favorito. Ou depois de arrumar o quarto, pode passar um tempo no computador conversando com os amigos. Mas é importante definir o tempo de duração de cada atividade de lazer para que elas não se prolonguem.
3 – Não adie responsabilidades
Sabe aquela frase “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”? Ela traz um bom ensinamento sobre como aproveitar melhor o seu tempo. Fazer várias atividades importantes durante o dia deixa as suas semanas mais produtivas. Além disso, terminar as suas tarefas prioritárias o quanto antes traz uma sensação de tranquilidade e de dever cumprido.
4 – Elimine as distrações
Quanto mais você foca a sua atenção na tarefa que está fazendo, melhor é o aproveitamento do seu tempo. Imagine a seguinte situação: você está estudando e o celular, ao seu lado, não para de receber notificações de mensagens e interações nas redes sociais. Com certeza, isso reduz a sua atenção na matéria que está sendo estudada. Para melhorar a qualidade dos estudos, elimine qualquer distração.
5 – Fique atento ao tempo que dedica a cada atividade
Para gerenciar bem as horas do dia, é preciso saber dividi-las entre as tarefas que devem ser executadas. Use um despertador para saber quando o prazo definido para concluir determinada atividade expira. Quanto mais você faz isso, melhores são as previsões de tempo para cada responsabilidade.
6 – Não gaste mais tempo do que o necessário
Aprenda a valorizar o seu tempo e não gastá-lo com atividades desnecessárias. Também é importante evitar que distrações façam com que você leve mais tempo do que seria necessário fazendo determinada atividade. Uma reunião, por exemplo, pode demorar duas horas e não render quase nada se você não tiver esse controle de tempo.
Use nossas dicas para melhorar a gestão do seu tempo e tenha dias mais produtivos!

Categoria: Profissões

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.