6 habilidades necessárias para os trabalhos do futuro

O mercado de trabalho está sempre se atualizando. Algumas habilidades que eram necessárias para os trabalhadores de antigamente já não são valorizadas hoje em dia. Seu avô deve se lembrar de quando todo o empresário que se prezasse falava francês. Seus pais podem dizer como era importante ter um curso de datilografia. Mas isso tudo ficou no passado.
Do mesmo modo, no futuro, o mercado de trabalho vai exigir habilidades que não exige hoje em dia. Não seria bom já saber quais são elas? Pois nós temos como! Os rumos do mercado de trabalho podem ser previstos a partir da evolução dos últimos anos. Veja quais são as habilidades do trabalhador do futuro:

1 – Habilidades sociais

Saber lidar com pessoas é essencial para o trabalhador do futuro, porque o trabalho em equipe será cada vez mais comum. Em vez de acumular todo o trabalho em um só indivíduo, as empresas vão preferir que um grupo o faça, e que cada um assuma um papel de acordo com o projeto. Você deve aprender a compartilhar e cooperar para trabalhar assim.

2 – Habilidades matemáticas

Habilidades com cálculos, lógica e computação serão cada vez mais necessárias, já que a globalização de informações se baseia bastante nisso. Porém, habilidades matemáticas sozinhas não serão o suficiente, e trabalhos que dependem exclusivamente delas tendem a se tornar automatizados com o passar dos anos.

3 – Habilidades com mídia

As ferramentas modernas de comunicação e publicidade vieram para ficar, e o profissional do futuro terá que saber trabalhar com todas elas. Você deve entender de redes sociais e de marketing digital para entender como a empresa do futuro funciona, e estar por dentro de toda a linguagem digital.

4 – Habilidades criativas

Não é novidade para ninguém quer ser criativo é essencial para quem quer ser um bom profissional. Pessoas criativas tendem a resolver problemas mais rápido e com mais eficiência porque encontram a resposta mais rápido, já que enxergam mais de uma maneira de fazer as coisas. Além disso, criatividade é uma das características que nos separam das máquinas: nenhuma automação até agora foi capaz de substituir um ser humano criativo.

5 – Habilidades de negociação

Saber negociar é fundamental nos relacionamentos profissionais humanos. Mesmo para ser um profissional autônomo, você deve saber negociar com seus clientes. Em uma empresa, saber negociar com seus chefes e colegas, entrando em acordos, conciliando opiniões divergentes, mostra que você sabe lidar com qualquer situação.

6 – Habilidades de gestão de pessoas

Cada vez mais, especialmente em setores de mídia e energia, a gestão de pessoas se torna importante. Ser capaz de motivar, ensinar, identificar talentos e desenvolver as capacidades dos funcionários será imprescindível para o profissional do futuro. Com os projetos sendo cada vez mais desenvolvidos em grupos, quem souber liderar um grupo leva a melhor.
Essas são as características essenciais de um profissional do futuro. Se você ainda tem fraquezas em algumas delas ou se acha que precisa aprender alguma desde o princípio, não se preocupe: ainda tem alguns anos para estudar, se aprimorar e crescer como profissional!

Categoria: PrasaberProfissões

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR