6 inimigos dos estudos que você precisa vencer

A rotina de estudos de muitos brasileiros é bastante intensa – seja daquelas que estão estudando para o vestibular, que irão prestar o famoso ENEM ou para os que já estão na faculdade. No entanto, todo estudante também tem outros compromissos ao longo de seu dia, sendo, muitas vezes, um problema quando chega a hora de exercitar tudo o que foi aprendido anteriormente.
Por isso, fique atento na hora dos estudos e nunca deixe para depois o que pode fazer agora. Nas próximas linhas, você vai conhecer os principais inimigos dos estudos que você precisa vencer para ter um melhor rendimento. Confira!
1 – Cansaço
O cansaço é um dos maiores inimigos dos estudos; isso porque quando se está cansado, o rendimento físico e mental cai muito, fazendo com que você não memorize tudo o que foi lido. Junto ao cansaço vem o sono, o que também dificulta na hora dos estudos, pois uma vez que a sua mente não está ativa, você também não consegue se concentrar. Procure tirar períodos de descanso antes de encarar as leituras e trabalhos.
2 – A falta de concentração
Na hora dos estudos é preciso ter foco! Não faça várias coisas ao mesmo tempo. Por exemplo, ler uma matéria de história ou de geografia ouvindo música ou assistindo A um vídeo no YouTube não é uma boa ideia, já que a sua atenção fica dividida entre as coisas. Não que você não consiga, mas o seu rendimento não será o mesmo. Quando você se concentrar e focar em apenas uma tarefa, pode ter certeza que o seu rendimento nos estudos melhorará 100% e aquela matéria na qual você tem uma dificuldade maior ficará muito mais fácil .
3 – Falta de planejamento
Pode parecer estranho, mas a falta de planejamento é um grande problema para quem tem uma rotina de estudos intensa. Quando se tem um planejamento de estudos com o horário, tempo e matéria que deverá ser estudada, fica muito mais fácil saber o que já foi feito, aumentando também o rendimento geral. Por exemplo, se você colocar que, entre 15 e 18h, irá estudar polígonos, as chances de ter dúvidas sobre o assunto, posteriormente, é muito menor.
4 – Desorganização
A desorganização é um fator correspondente a falta de planejamento, pois ser desorganizado faz com que você não se lembre o que já foi estudado. Além disso, para uma boa rotina de estudos, é preciso ter um ambiente organizado, com um local adequado para você estudar, com uma boa luz e todos os seus livros e cadernos ao alcance. Um pouco de disciplina já vai resolver esse problema.
5 – Alimentação
Ter uma alimentação desregrada – com hábitos como os de pular refeições – afeta as suas funções cognitivas, sendo mais difícil você absorver tudo o que foi revisado durante os seus estudos. Uma boa alimentação faz com que você tenha melhores estímulos para guardar tudo o que for necessário. Evite comer bobagens.
6 – Internet e redes sociais
Pode ter certeza que concentração e estudos não têm nada a ver com internet e redes sociais, como já exemplificamos. Usar a internet a seu favor para alguma pesquisa, tudo bem; mas ficar olhando as suas redes sociais a todo momento pode significar perda de preciosas horas, comprometendo seu rendimento na hora dos estudos. Portanto, fique longe das redes sociais nesse momento.

Pensamos na sua privacidade

Usamos cookies para que sua experiência seja melhor. Ao continuar navegando, você está ciente dos nossos Termos e Políticas.

CONTINUAR