6 motivos para você fazer um intercâmbio

Por PRAVALER

6 motivos para você fazer um intercâmbio

Fazer um intercâmbio é o sonho de muitos estudantes, mas pode causar muitas dúvidas e receios. Por ficar longe da família, por ir para um lugar totalmente novo, por não dominar o idioma… Muitos ficam indecisos quanto ao intercâmbio pelas dificuldades que ele impõe.
Para que você não pense duas vezes, queremos mostrar o quanto um intercâmbio vai mudar sua vida! Estudar em outro país vai ajudá-lo a:
1 – Fazer amigos no mundo todo
Em um intercâmbio em outro país, longe de seus amigos e de sua família, você fica mais aberto a fazer novos amigos! O melhor é que esses amigos serão de todos os lugares do mundo – tanto do país que você está visitando quanto de outros, já que terão outros intercambistas por lá! Você pode conhecer pessoas de todos os continentes e sempre ter quem visitar nas próximas viagens.
2 – Ampliar sua visão de mundo
Junto com os novos amigos, vem a compreensão sobre outras culturas, outros pontos de vista, outras situações que você nem ao menos imaginou vivenciar. Em contato com as experiências de pessoas que vêm de outros lugares do mundo, sua visão começa a se ampliar. Sua mente fica mais aberta e você se torna mais compreensivo. Em um mundo cheio de preconceitos, isso é excelente!
3 – Desenvolver independência
Você pode morar em casa de família ou em uma pensão, com outros estudantes ou sozinho. Não importa: você vai ter que lavar a própria roupa, fazer a própria comida, acordar no horário certo, pegar o transporte público, etc. Do mesmo modo, você vai ter um orçamento – que costuma ser apertado – e vai ter que aprender a viver dentro dele. Sem ninguém dizendo o que e como você deve viver o dia-a-dia, você vai desenvolver mais independência.
4 – Valorizar suas origens
Esse é um efeito interessante dos intercâmbios: quando as pessoas saem de seu país de origem, começam a valorizá-lo mais. Mesmo que o outro país tenha vantagens que você não encontra por aqui, ele também tem defeitos e você vai sentir falta de algumas coisas que não achou que fariam diferença. Os brasileiros que vivem no exterior costumam sentir falta do nosso bom humor típico, da nossa afetividade e da nossa comida. Afinal, os outros países não têm pão de queijo!
5 – Descobrir mais sobre si mesmo
Passar um tempo sozinho, descobrindo novos lugares, falando com novas pessoas, explorando ruas em que nunca andou antes e pensando em coisas em que nunca teve que pensar é um ótimo jeito de aprender mais sobre você mesmo. O intercâmbio vai mudá-lo e, ao mesmo tempo, revelar quem você é. Se você tem muitas questões sobre si mesmo, aquelas muitas horas dentro do avião e aqueles fins de noite depois de um dia cansativo vão ajudá-lo muito.
6 – Acrescentar em seu currículo
É claro, viajar para o exterior, especialmente para fazer um curso, vai acrescentar muito em seu currículo! Ter uma experiência em outro país é algo muito bem visto pelos empregadores. Se você foi estudar o idioma, é um ponto a mais na hora das entrevistas de emprego. Em alguns casos, pessoas que moraram no exterior por algum tempo nem mesmo precisam comprovar proficiência no idioma!

Compartilhar
Categoria: Intercâmbio

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.