6 termos que você deve evitar no trabalho

No ambiente de trabalho, assim como em quase toda situação social, é muito importante prestar atenção no que se fala. Você tem que tomar cuidado para não soar inapropriado ou ofensivo para o ambiente, mostrar respeito pelos colegas e reconhecer a autoridade daqueles que estão em um nível hierárquico maior do que o seu. Além disso, o que você fala pode mostrar muito mais sobre você do que parece: você pode se mostrar inseguro, incapaz ou pouco confiável se usar as palavras erradas.
Por isso, escolhemos seis expressões para evitar no trabalho e não correr o risco de ser mal entendido!
1 – “Literalmente”
Essa é a primeira expressão porque é muito fácil de errar seu uso. “Literalmente” quer dizer “de forma literal”. Portanto, quando dizemos “nós estamos literalmente perdidos” quer dizer que não conseguimos encontrar o caminho para um lugar, não que não sabemos o que fazer. Mas muitas pessoas usam essa palavra do jeito errado! Para garantir, tente dizer o que quer usando outra expressão. Não vai ficar tão feio!
2 – “Falando honestamente”
Quando você diz “falando honestamente”, “falando sério agora” ou “sendo bem honesto”, existe na frase um pressuposto de que, geralmente, você não é sério e honesto. Por que, afinal, você só estaria falando a verdade a partir do momento que usa a expressão. É melhor evitar dizer algo assim, mesmo que muitas vezes essa seja uma expressão natural, que nós dizemos mesmo sem pensar.
3 – “Entendeu o que eu disse?”
Mesmo que você fale com a melhor das intenções, isso pode soar muito grosseiro! “Entendeu o que eu disse?” ou “você entendeu agora?” são frases que fazem parecer que a outra pessoa tem um grande problema de compreensão e que é incapaz de entender o que você está explicando. Evite usar essa expressão e cultive um relacionamento muito melhor com seus colegas de trabalho!
4 – “Eu vou tentar”
Quando você diz que “vai tentar” ou que “acha que consegue”, você não está dando qualquer certeza ou demonstrando sua capacidade para quem fez o pedido. Isso passa uma grande sensação de insegurança para quem quer que tenha confiado a tarefa a você. Por isso, é melhor dizer “eu posso fazer isso” ou “com certeza”, passando mais segurança e mostrando que você é confiável.
5 – “Mais ou menos”
Não minta sobre suas habilidades: ou você sabe fazer alguma coisa ou não sabe! Por isso, nunca responda com “mais ou menos” quando perguntarem se você sabe fazer algo, e nem diga que “meio que sabe mexer nesse programa”. Seja honesto sobre o que você é capaz de fazer ou não. Isso facilita a comunicação dentro da empresa, com seus colegas e chefes, e todos sabem o que esperar do outro.
6 – Palavrões
Por uma questão de educação, de se mostrar apropriado para o ambiente, de não ofender ninguém, não diga palavrões no trabalho. Mesmo que seja comum para você no dia-a-dia, em sua família ou com seus amigos, esse tipo de palavra não deve ter espaço no ambiente de trabalho porque nem todo mundo as vê como você. Seja cuidadoso, um deslize como esse pode causar problemas!
É claro que toda regra tem suas exceções, e muitos chefes podem preferir que você seja “mais ou menos” bom em alguma coisa do que ruim; e alguns ambientes de trabalho podem ser bastante livres e tranquilos, e você poderá falar palavrões com tranquilidade. Mas essas são regras básicas que vão ajudá-lo quando você ainda não tiver sentido o clima da empresa e ainda não souber o que é permitido ou não.
Cuidado com suas palavras – depois de dizê-las, não tem como voltar atrás!

Categoria: Profissões

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