7 alimentos que estimulam o raciocínio


A alimentação pode mudar muito a vida de uma pessoa. Dependendo do que você come, pode ficar mais disposto ou mais cansado, com dores ou curado, com sono ou mais desperto do que nunca. Do mesmo modo, você sabia que os seus alimentos podem ajudá-lo a raciocinar melhor? Existem alimentos que estimulam o raciocínio, melhoram a circulação no cérebro, aumentam a capacidade de concentração e deixam sua memória mais aguçada.

Por isso, se você é um estudante, não deixe de incluir essas delícias em seu cardápio!

Alimentos que estimulam o raciocínio

1 – Peixes de água fria

Peixes, no geral, são ricos em ômega 3, que é um antioxidante e ácido graxo essencial que auxilia na manutenção da memória. Consumir peixes de água fria, que são os que mais contêm ômega 3, ajuda no desenvolvimento cognitivo. Sendo assim, inclua peixes como salmão, atum e sardinha em sua alimentação.

2 – Ovo e soja

Tanto ovo – particularmente a gema – quanto soja são ricos em colina, um dos precursores do neurotransmissor acetilcolina, que desempenha funções muito importantes no cérebro, especialmente relacionadas à memória.

3 – Café

Como você já sabe, o café é rico em cafeína, que funciona como estimulante cerebral e tem efeitos importantes na agilidade de pensamento. Ele pode ajudar inclusive na memorização e no raciocínio! Se você não gosta de café, pode substituí-lo no dia-a-dia pelos chás verde e preto ou por guaraná.

4 – Folhas verde-escuras

Folhas de cor verde escura, como espinafre, couve e brócolis, têm alta concentração de ácido fólico. Esse ácido mostra efeitos positivos na circulação cerebral, reduz o risco de demência e ajuda a eliminar substâncias tóxicas do cérebro. Inclua essas folhas em sua salada e veja os benefícios para a sua saúde!

5 – Gengibre

O gengibre pode ser consumido de muitas maneiras: em chás, sopas, como tempero para vários tipos de pratos e mesmo sozinho. Além de ajudar em casos de gripe e dor de garganta, ele tem compostos chamados gingerois, que atuam como estimulantes do sistema nervoso central, melhorando a concentração, a agilidade mental e o raciocínio.

6 – Oleaginosas

Nozes, avelãs, castanhas e linhaça são ricas em ômega 3, em selênio, em vitamina E e ainda outros antioxidantes que evitam o envelhecimento celular e melhoram a saúde dos vasos do cérebro. Além disso, são uma ótima fonte de energia entre uma refeição e outra!

7 – Carboidratos complexos

Cereais integrais ajudam a evitar sonolência depois do almoço, deixando os estudantes mais alertas, porque as fibras presentes liberam glicose aos poucos no organismo. E nada de cortar os carboidratos se quiser estudar melhor! A falta desse nutriente pode prejudicar a concentração, o aprendizado e a memorização.

Você pode basear seu cardápio semanal nessa lista sem problemas. Todos os alimentos citados aqui são saudáveis e vão fazer bem para a sua saúde em vários sentidos! Mas não exagere: comer demais pode deixá-lo cansado e você não pode estudar cansado! A moderação, como sempre, é a chave para comer alimentos deliciosos que podem ajudá-lo a se tornar um estudante mais concentrado e produtivo.

Compartilhar
Categoria: Pra Saber
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.