7 dicas para o seu crescimento profissional

O crescimento profissional é o objetivo da maioria das pessoas de sucesso. Ser promovido, ganhar um belo aumento e ainda ter o reconhecimento dos colegas e gestores é o sonho de muita gente. Mas você sabe como alavancar sua carreira? Confira algumas dicas para crescer na sua profissão:

1 – Mostre sua facilidade de adaptação

Crescer profissionalmente requer mudanças. No seu futuro cargo, você terá que aprender novas atividades e provavelmente trabalhar com outras pessoas (que você até já conhece, mas com sua promoção, será um novo tipo de convívio diário). Então, sempre que possível, mostre que você é capaz de se adaptar rapidamente. Dessa forma, os seus futuros colegas de setor e o seu chefe saberão que você irá se integrar à equipe facilmente. Isso pode se tornar até um diferencial seu.

2 – Mantenha ótimos relacionamentos interpessoais

O trabalho em equipe está sendo cada vez mais valorizado nas empresas. Ser bom no que faz é o básico para você manter o emprego, mas para crescer profissionalmente nem sempre é o suficiente. Pessoas que se relacionam bem (e colaboram com os outros) costumam ter mais chances de desenvolvimento na carreira. Devido ao networking, muitas vezes, elas conseguem até indicação para vagas melhores e dentro da companhia em que atuam costumam ser bem vistas. Sem contar que na hora de promover alguém, certamente os gestores não vão pensar logo naquela pessoa considerada difícil… Quem não gosta de pessoas simpáticas, sensatas e carismáticas?

3 – Esteja sempre aberto ao aprendizado

Aprenda mais e mais! Nunca se canse de estudar. Essa é uma das dicas mais importantes para o crescimento profissional. Faça uma graduação, mas não se acomode na grade curricular. Então, sempre que possível, se matricule em cursos de extensão, leia bastante e se mantenha sempre informado. Também estude diversos idiomas e não se esqueça da informática. Reserve tempo e dinheiro para fazer uma pós-graduação, afinal, pode fazer toda a diferença na sua carreira. Mas não se limite à teoria. A prática é crucial para o aprendizado, então procure estágio ou qualquer forma de utilizar o conhecimento novo. Sempre que alguém quiser ensinar algo a você (principalmente no seu ambiente de trabalho), esteja receptivo aos ensinamentos. Conhecimento nunca é demais e você só tem a ganhar com isso.

4 – Conhece-te a ti mesmo

A célebre máxima de Sócrates é imprescindível para o crescimento profissional. Quais são os seus pontos fortes e fracos? Não sabe ainda a resposta dessa pergunta? Então é porque você precisa praticar mais o autoconhecimento. Essa é uma das melhores formas de você se direcionar para o sucesso. Seus pontos fracos revelam tudo aquilo que você precisa aprimorar, enquanto os seus pontos fortes mostram como você pode se valorizar. Se conhecer costuma aumentar a autoconfiança e pode ajudar inclusive na hora de uma entrevista de emprego (pense naquela pergunta clássica: por que devo contratar você? Com o autoconhecimento fica mais fácil responder) ou no momento de pedir promoção.

5 – Desenvolva a criatividade

Inovação é a palavra de ordem no mundo corporativo. Mas para inovar, é preciso arriscar sendo criativo. A criatividade, que pode ser desenvolvida e exercitada, é pensar fora da caixa, ou seja, ver o que a maioria não enxerga porque está condicionada a fazer tudo sempre igual. Exercite sua criatividade. Para isso sonhe, imagine, crie ou simplesmente tente fazer coisas cotidianas de um jeito diferente.

6 – Administre bem seu tempo

Falta de tempo é uma reclamação muito comum nos dias de hoje. Por esse motivo, quem administra bem o seu tempo chama a atenção por onde passa. No meio corporativo, inclusive é algo muito valorizado. Executar diversas atividades e ser mais produtivo é perfeitamente possível. Basta se planejar e se organizar. A eficaz gestão do tempo é uma peça-chave para o crescimento profissional.

7 – Marketing pessoal é fundamental

Cuidar da imagem é fundamental, mas não apenas da aparência. Suas estratégias precisam incluir a roupa que você usa para ir trabalhar (cada detalhe do seu visual), o seu cartão de visitas físico e inclusive o virtual (lembre-se que as redes sociais são a sua representação no mundo, então pense muito antes de postar qualquer coisa). Outra ação importante de marketing pessoal é saber “vender o seu peixe”, isto é, seja persuasivo. Deixe bem claro, através de todos esses detalhes, que crescer profissionalmente é o seu objetivo e mostre que você é uma pessoa de sucesso.

O crescimento profissional é objetivo de muita gente. Mas para se destacar na multidão que busca, assim como você, uma vida melhor, é preciso saber mostrar suas qualidades e até desenvolver algumas novas.

Como você pretende conseguir seu crescimento profissional? Compartilhe suas ideias com a gente nos comentários.  

Categoria: Profissões

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