7 dicas para quem quer voltar a estudar na idade adulta

Por useradmin

7 dicas para quem quer voltar a estudar na idade adulta

Voltar a estudar na idade adulta é uma tarefa que pode ser muito árdua, principalmente quando o adulto em questão deixou os estudos de lado há muitos anos, o que gera uma inércia que impede que os estudos sejam retomados, mesmo que a vontade de aprender ainda seja grande.

Os impedimentos para retomar os estudos podem ser vários: falta de tempo, filhos para cuidar, acomodação por ter emprego fixo, limitações financeiras ou até mesmo a mais pura preguiça. Independente da situação em que você se encontre, é possível sim conciliar a volta às salas de aulas com o restante de suas atividades. E é para auxiliar nesse desafio que apresentaremos as dicas a seguir!
1 – Tenha um objetivo
O primeiro passo para iniciar qualquer projeto é traçar um objetivo inicial. O que você está buscando ao voltar aos estudos? Talvez seja se aperfeiçoar em seu ramo de atividade para subir na carreira ou correr atrás de seus sonhos procurando aprender sobre uma área completamente nova. Cada um terá sua própria motivação. Porém, a grande questão é: se você não tiver claro que o você deseja, será muito difícil ter combustível para ir até o fim.
2 – Verifique a viabilidade financeira
Infelizmente, não basta juntar forças para sair de casa e sentar na cadeira da sala de aula para voltar aos estudos. Muitas vezes, as finanças podem ser um fator delicado para viabilizar seus planos. Por isso, é recomendável fazer um planejamento considerando todos os gastos adicionais para tomar a melhor decisão – em algumas universidades, por exemplo, você pode optar por fazer um número menor de cadeiras por semestre, o que alivia os custos.
3 – Organize rotinas
Conciliar os estudos com o trabalho nem sempre será fácil. Sem organizar seus horários para atividades extraclasse e tarefas domésticas, isso tudo pode virar uma grande confusão, afetando seu desempenho acadêmico e profissional. Deixe reservado um tempo por dia para estudar e, dessa forma, não passar por apertos quando precisar fazer trabalhos e provas.
4 – Corte as distrações
De nada adiantará reservar um espaço no seu dia para estudar se você não puder dedicar-se exclusivamente a isso durante esse período. Não esqueça: se for para fazer algo, faça bem feito. Desligue a televisão, ponha o celular no silencioso e dedique todos seus esforços para fixar o conteúdo. Afinal, esse será todo o tempo que você disponibilizará com esse fim.
5 – Não relaxe no trabalho
É muito importante conseguir manter um equilíbrio saudável em todas as áreas de sua vida. Geralmente, quando nos dedicamos aos estudos, o primeiro afetado é o trabalho. Não deixe que seu desempenho caia e nem misture os estudos com o trabalho. A última coisa que você precisa é perder o emprego, não é mesmo?
6 – Mantenha o foco
Passada a motivação inicial para voltar aos estudos, é comum que algumas pessoas acabem abandonando o curso sem concluí-lo. Manter o foco naquele objetivo inicial que você traçou é importantíssimo para que você lembre que no final, todo o esforço vai valer a pena.
7 – Não esqueça de descansar
Lidar com trabalho e estudos de forma simultânea pode tornar o ritmo das coisas muito intenso e, por esse motivo, descansar pode ser tão importante quanto ir às aulas. Não deixe de reservar um tempo para a família, para os amigos e para você mesmo.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.