7 profissões que estão em alta

Por useradmin

7 profissões que estão em alta

É uma dúvida comum do recém-formado no ensino médio qual profissão seguir na vida. Nessa escolha pesam ganhos financeiros, afinidades e status social da carreira. Neste texto, falaremos sobre quais profissões estão em alta na sociedade e que ainda possuem potencial de crescimento.

Algumas dessas carreiras são especializações de profissões já renomadas e outras delas são fundamentas no desenvolvimento e popularização da tecnologia. Dessa forma, separamos sete profissões que dão ótimas possibilidades de sucesso profissional.
1. Engenharia Ambiental
Profissões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade ganham cada vez mais espaço nas empresas. O aumento da necessidade e utilização de recursos naturais de forma sustentável torna esta profissão de extrema importância para os anos atuais e vindouros. Além disso, cabe ao engenheiro ambiental o controle dos danos ocorrentes de tragédias ambientais.
2. Tecnologia da Informação
Esta é uma das profissões relacionadas à tecnologia que está presente em tudo que possui alguma forma de conectividade. As habilidades de um profissional de TI permitem desenvolver aplicativos para todos tipos de dispositivos, administrar redes, criar e controlar bancos de dados, entre outras. Isso tudo caminha junto com atuais tendências, como computação em nuvem, Internet das Coisas e Big Data.
3. Estatística
Uma das profissões que poucas pessoas conhecem a importância. A manipulação da grande quantidade de dados que vem sendo gerada passa por esta área da matemática que tem curso próprio. Quando em conjunto com conhecimentos em áreas da computação (como TI), o profissional de estatística tem em suas mãos ferramentas como a inteligência artificial. Inteligência artificial é uma das tecnologias presentes em e-commerce e em diversos tipos de tomada de decisões em empresas.
4. Engenharia Alternativa
Em conjunto com a Engenharia Ambiental, o engenheiro especialista em alguma das energias alternativas torna o planeta muito mais habitável (e não é clichê mencionar este fato). Energia solar e eólica já são uma realidade em países desenvolvidos e têm recebido incentivos governamentais aqui no Brasil.
5. Direito Internacional
A internet traz um grande volume de troca de informações e facilidades envolvendo transações de todos os tipos. Dessa maneira, o comércio globalizado necessita de profissões como a de advogados com conhecimento em Direito Internacional para manter tudo na legalidade. Essa necessidade também está presente em e-commerces e hospedagem de serviços na nuvem, além da presença de multinacionais em outros países.
6. Saúde
Todos profissionais relacionados à saúde sempre tiveram grande importância na sociedade. Com o aumento da expectativa de vida e a diminuição da taxa de natalidade, profissionais da saúde capazes de prestar cuidados domiciliares são cada vez mais necessários. Isso, somado ao aumento da preocupação da população em relação aos seus próprios hábitos relacionados à saúde, tornam as carreiras relacionadas à saúde bem vistas e quistas pela sociedade.
7. Urbanização
Frequentemente uma área relacionada às profissões de arquiteto e engenheiro civil, a carreira de urbanista tem ganhado cada vez mais importância. Esta profissão está diretamente relacionada com a mobilidade em cidades, ocupação correta do espaço urbano e planejamento da expansão de centros urbanos, levando em consideração as necessidades dos habitantes e da própria cidade (como em cidades turísticas, por exemplo).
Falamos sobre alternativas até mesmo para quem deseja escolher uma profissão para ingressar no mercado. Cabe lembrar que todas requerem muito esforço e dedicação. A boa notícia é que várias delas são acessíveis e possuem cursos com aulas em apenas um período, como direito, alguns cursos da saúde, arquitetura, estatística e alguns cursos de tecnologia da informação. Isso facilita a vida de quem precisa trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
Escolha uma dessas profissões e construa seu futuro! Continue acessando nosso blog para saber mais sobre profissões e vida universitária.

Compartilhar
Categoria: Carreira

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.