8 dicas para apresentações acadêmicas inesquecíveis

Você entrou na faculdade. É uma nova fase da sua vida, com mais liberdade quanto aos estudos, mas o peso das responsabilidades só aumenta. A quantidade de trabalhos e provas também vai aumentar – o que, muitas vezes, vai pedir que você trabalhe em grupo.
Para realizar alguns trabalhos, será preciso apresentá-los à sala e ao professor. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis em apresentações acadêmicas, pois se sentem expostas demais. Vamos dar aqui algumas dicas para que você possa realizar as apresentações acadêmicas e obter sucesso.
Por que apresentações acadêmicas?
Diferentemente da escola, na faculdade você tem mais autonomia para várias coisas, inclusive na hora de apresentações acadêmicas como parte de uma avaliação, por exemplo. Muitos alunos são extremamente tímidos ou têm medo de esquecer o conteúdo quando expostos na frente da sala toda.
O nervosismo pode atrapalhar em muito no desempenho de sua apresentação acadêmica, o que pode render uma nota baixa e prejudicar todo o semestre referente à determinada matéria.
Vamos às dicas para você arrasar nas apresentações acadêmicas e obter grande sucesso:
1 – A apresentação
Se apresentar em frente à sala toda gera grande nervosismo e expectativas. Exatamente por isso que a preparação é fundamental para que tudo ocorra bem. Pesquise bem o tema que irá falar em sua apresentação acadêmica e pratique a ordem dela, para que não fique algo confuso aos ouvintes. Com uma preparação, você pode garantir um bom desempenho e cativar a platéia, inclusive o professor.
2 – Fique calmo
Talvez, esse talvez seja seu maior empecilho na hora de uma apresentação acadêmica. Mesmo que você saiba tudo o que vai falar, é essencial manter a calma, o que pode ser um grande trunfo durante sua apresentação. Se isso não acontecer e você acabar esquecendo de falar algo importante, respire, faça alguma graça para descontrair e volte à apresentação.
3 – Confiança sempre
Durante a apresentação, se mantenha confiante. Estude bem os temas para que você se sinta preparado sobre o que vai abordar. Para prender a atenção do público – incluindo o professor -, é preciso passar confiança, pois só assim é que você conseguirá uma interatividade maior em sua apresentação acadêmica.
4 – Criatividade é tudo
Se você busca uma apresentação marcante e de peso, será preciso usar da sua criatividade. Desse modo, a apresentação será mais tranquila e manterá a atenção de todos. Além disso, toda essa criatividade poderá ser um diferencial na sua apresentação acadêmica e você chamará a atenção do professor, sair do comum.
5 – Encher linguiça não
Seja o mais claro possível durante sua apresentação. Evite ficar enrolando para tentar chamar atenção, pois isso pode ser um tiro no pé durante sua apresentação acadêmica. Professores sabem quando os alunos estão dando voltas no assunto, seja para tentar impressionar ou para fingir que entendem do assunto. Pratique bastante toda a sua apresentação, inclusive para um amigo, que poderá falar o que está bom ou não. É preciso passar uma imagem concisa, e isso só será possível se você mostrar a todos o melhor resultado de seu trabalho.
Quanto mais dica, melhor!
Se depois de ler essas dicas você não se sentir mais confiante, a gente tem a solução: mais dicas para você ter grande sucesso em suas apresentação acadêmicas.
6 – Equipamento
Se você fará uso de algum equipamento, retroprojetor, notebook, pen-drive, CD ou DVD, é preciso checá-los antes de começar tudo, pois uma falha dele pode comprometer toda a sua apresentação. Faça uma cópia on-line caso nada disso funcione e tenha uma apresentação sem surpresas.
7 – Efeitos
Se você for usar o PowerPoint ou uma plataforma on-line para apresentar seu trabalho, fique esperto quanto aos efeitos. Efeitos em demasia são vistos como enfeite desnecessário, pois o que importa realmente é o conteúdo. O que as pessoas devem lembrar de sua apresentação acadêmica é o conteúdo, não os efeitos. Quanto mais simples, melhor.
8 – Fatos
Para que sua apresentação tenha relevância e chame a atenção de todos da plateia, é preciso que você mostre fatos e números. Não generalize, pois conceitos confusos refletem uma apresentação sem coerência, o que mostrará que você não se preparou bem para aquela tarefa.
Se você seguir à risca todas essas dicas, sua apresentação acadêmica vai ficar para a história da sua turma. Estar preparado para mostrar o conteúdo é a melhor solução. Não tenha medo ou vergonha, pois você já passou pelo mais difícil: o vestibular!

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.