8 mitos que você já ouviu sobre a faculdade

Entrar na faculdade é uma nova fase para qualquer pessoa. São muitas expectativas em jogo – positivas e negativas – mas só com o dia a dia é que se pode realmente conhecer esse universo do conhecimento.
Antes mesmo de terminar a escola, muitos estudantes escutam muitas coisas, verdadeiras ou não, que acabam se transformando em mitos sobre o ambiente da faculdade. Essas histórias passam de boca a boca e de veteranos para calouros, o que pode fazer com que algumas pessoas tenham dúvidas sobre qual curso e/ou faculdade seguir.
Faculdade: o início
De cara, já apresentamos os mitos mais comentados logo ao ingresso na faculdade ou até mesmo antes:
1 – Perdido no campus
Muitas instituições de ensino são gigantes devido à sua gama de cursos, laboratórios, salas de aula, anfiteatros e afins. Por isso, muitos calouros ficam com receio de andar por todo o espaço, principalmente nos primeiros dias, já que o novo é algo que assusta. Mas a nossa dica é: desbrave e seja feliz! Tudo é questão de tempo e costume.
2 – As atividades
Todas as faculdades e universidades têm times de várias modalidades esportivas, baterias, cursos extracurriculares e muito mais. Para se sentir enturmado, é possível que você se veja obrigado a abraçar todas essas atividades. Porém, não se preocupe e faça as atividades que você realmente quer. Não acumule responsabilidades que talvez não consiga cumprir por causa de uma agenda cheia.
3 – Mil maravilhas
A maioria das pessoas acha que morar longe dos pais, sozinho ou dividindo com alguém, é e sempre será maravilhoso. Engano seu, meu caro! Morar sozinho ajuda no desenvolvimento de responsabilidades que você não tinha antes, além de melhorar a sua autonomia, pois terá que conciliar faculdade com as atividades de casa. O clássico mito de morar sozinho é que você vai viver de macarrão instantâneo.
Faculdade: o meio do caminho
4 – Amigos para sempre
Devido à nova rotina na vida de todos, ficará mais difícil você manter contato com seus amigos da escola simplesmente pelo fato que cada um segue seu caminho rumo à idade adulta. Mas isso não quer dizer que vocês deixarão de ser amigos; só não se falarão e verão com tanta frequência.
5 – Aulas
Diferentemente do colégio, a faculdade dá bastante liberdade para os seus aluno compareçam às aulas. Mas é impossível faltar tanto sem reprovação, seja por falta ou por notas baixas adquiridas trabalhos. Mesmo se a aula não estiver legal, seja paciente e responsável, pois tudo é conhecimento.
6 – Não era isso o que eu queria
Achar que não pode ficar trocando de curso porque isso atrasará a sua vida é um dos mitos mais temidos por novatos. O que importa é sua realização pessoal e profissional. Se o curso escolhido não é do seu agrado, se jogue naquilo que faz você feliz!
Faculdade: o grand finale
7 – Diploma hoje, diploma amanhã, diploma sempre
Sim, ter um diploma de nível superior ainda é para poucos em nosso país. E sim, é de extrema importância, mas não é tudo. Muitos calouros acham que o diploma com o nome da faculdade escolhida é o que tem mais peso na hora de uma entrevista de emprego, por exemplo. Engana-se quem pensa assim, pois o que o recrutador leva em consideração é muito mais a sua capacidade técnica e profissional que só um nome em um papel.
8 – Estudar para quê?
Você vai achar que não vai precisar estudar tanto quando estudou para o vestibular. Mas está errado! Até o final da graduação, você precisará se dedicar, principalmente quanto à monografia para a conclusão do curso e ter direito ao diploma.
Entrar na faculdade é um passo garantido rumo ao sucesso, mas você tem que fazer por onde. Dedique-se ao conhecimento e tudo aquilo que seu curso e a faculdade podem proporcionar a você. Jamais desista de seus ideias e objetivos. Você sairá uma pessoa diferente da que entrou!

Categoria: FaculdadePRASABER

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.