Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
8 dicas para você usar a sua nota do Enem 8 dicas para você usar a sua nota do Enem

8 dicas para você usar a sua nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais formas de acesso ao ensino superior no Brasil. Através da realização da prova, os estudantes têm a oportunidade de avaliar seus conhecimentos em diversas áreas e, ao mesmo tempo, concorrer a vagas em universidades e institutos federais. A nota obtida no Enem é um fator decisivo na vida acadêmica e profissional dos jovens brasileiros, e por isso, é fundamental compreender como funciona a avaliação e como utilizá-la da melhor forma possível.

Agora que você sabe seu resultado do Enem, fique ligado para entender como você pode utilizar a nota do Enem para iniciar a sua vida universitária. Acompanhe!

Dicas para você usar a sua nota do Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizada de diversas formas para acesso ao ensino superior, incluindo programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni), e Fies. Veja abaixo algumas dicas para usar a nota do Enem:

Como Utilizar A Nota do Enem

Financiamento estudantil pelo Fies

Com o resultado do Enem em mãos, o participante pode utilizar as iniciativas do governo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou pelo Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) para financiar a graduação desejada em instituições privadas e só vai precisar pagar após concluir o curso.

Podem participar do Fies candidatos que já tenham realizado alguma edição anterior do Enem a partir de 2010, obtido a média ou superior de 450 pontos e não ter zerado a redação. Atente-se que a renda familiar do participante deve ser de até três salários mínimos na modalidade Fies e até cinco salários mínimos na modalidade P-Fies.

Veja também: Qual a diferença do Fies e do P-Fies?

Vale lembrar que no caso do Fies, o aluno tem acesso ao parcelamento com 0% de juros em todas as parcelas, enquanto no P-Fies as taxas podem variar de acordo com a instituição financeira que oferece o crédito estudantil.

Ingressar em uma universidade pública pelo Sisu

Aplicando a nota do Enem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o candidato consegue acesso às universidades e institutos públicos. O estudante deve utilizar sua nota atual do Enem 2021 e não pode zerar a redação.

O aluno que já participou de edições anteriores do Sisu e não está mais cursando nenhuma graduação, pode concorrer novamente para seleção em alguma universidade pública e reiniciar sua fase de estudos. Apenas é necessário ter realizado a edição mais recente do Enem para candidatar-se à oportunidade e seguir expandindo seus conhecimentos.

Ingressar em uma universidade privada pelo ProUni

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) é um programa que oferece bolsas de estudos integrais ou parciais de 50% em faculdades privadas, de acordo com a renda familiar do aluno. Quanto maior for sua nota, maiores são as chances de conquistar uma bolsa no processo seletivo.

Para concorrer é preciso ter obtido uma nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação, ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa e realizado o ensino médio de forma integral em escola pública ou particular na condição de bolsista.

Vale lembrar que cada universidade estabelece as notas de corte, que são informadas a partir do segundo dia de inscrição, em que é possível ter uma média da relação candidato vaga para cada curso

Ingressar em uma faculdade privada com bolsa de estudos

Uma série de faculdades e universidades particulares já aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, sem a necessidade de participar de algum programa do governo. O seu desempenho no exame ainda poderá garantir o acesso a bolsa de estudos de até 100%, dependendo da instituição de ensino.

O candidato não precisa realizar o vestibular próprio da instituição. A nota do Enem para a entrada no curso fica a critério da faculdade, mas a maioria das instituições usam a média mínima utilizada pelo Ministério da Educação (MEC), sendo 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. Aos que obtêm um bom desempenho, as universidades costumam ofertar condições diferenciadas de descontos e créditos estudantis.

Para encontrar bolsas de estudos, é possível pesquisar em plataformas como o Amigo Edu, que oferece bolsas para graduação, pós-graduação e cursos livres de até 80% de desconto em diversos cursos e instituições de ensino.

Ingressar em um curso técnico pelo Sisutec

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é um programa criado pelo governo para a facilitar o acesso ao ensino técnico em instituições públicas e privadas de educação tecnológica.

Essa modalidade é mais um dos caminhos que a nota do Enem facilita para o ingresso ao mercado de trabalho de forma mais rápida, visto que o período das aulas é otimizado e intensamente direcionado para demandas específicas e áreas que apresentam carência de profissionais.

Para participar do processo seletivo do Sisutec é preciso ter concluído o ensino médio, feito a prova mais recente do Enem e não ter zerado a redação. Lembrando que 85% das vagas são destinadas para candidatos com baixa renda e que estudaram em escolas públicas ou privadas como bolsista integral.

Estudar em uma universidade de Portugal

A notícia boa para quem deseja conhecer outra cultura enquanto estuda é que mais de 40 universidades portuguesas já utilizam a nota do Enem como ingresso para estudantes brasileiros. Os candidatos inscritos são selecionados pelo seu desempenho obtido na prova do Enem.

Há uma série de requisitos para ficar atento na hora de se candidatar, como ter um passaporte válido, o certificado de conclusão do ensino médio, não ter morado em Portugal há mais de dois anos e, ainda, é importante confirmar se a universidade desejada exigirá investimento por conta do aluno.

O calendário de matrículas e processo de seleção para os cursos oferecidos variam de acordo com a universidade. Essa oportunidade de intercâmbio é possível em uma série de universidades, tais como as reconhecidas Universidade de Coimbra, Universidade do Algarve e a Universidade de Lisboa, que participam do convênio.

Destacar a sua nota no currículo

Quem está começando no mercado de trabalho acaba tendo pouca (ou nenhuma) experiência para ressaltar no currículo ao se candidatar para vagas de emprego. Esse é o momento ideal de valorizar seu resultado, utilizando-o como um diferencial nos processos seletivos e compartilhando sua nota do Enem entre os pontos que se destacam em sua carreira.

Veja também: Confira os cursos que mais empregam no Brasil!

Você pode enfatizar, por exemplo, se obteve um resultado acima da média em ciências humanas e suas tecnologias e está se candidatando para vagas que envolvam análise de documentos ou, se você está concorrendo à vagas que envolvam maior raciocínio lógico, fale sobre seu resultado em ciências da natureza e suas tecnologias.

Mesmo sem ter tanta vivência profissional para contar na entrevista, esse argumento pode ser um excelente diferencial para você conseguir a vaga. Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual carreira seguir, além de ajudar a abrir portas no mercado de trabalho, essa oportunidade pode auxiliar a encontrar direcionais para sua vocação.

Financiamento estudantil com o Pravaler

Para quem não conseguiu fazer o exame para se candidatar às vagas do Sisu, Prouni ou Fies, ou mesmo para tentar os vestibulares que utilizam a nota do Enem como critério de seleção, o Pravaler pode ser uma excelente alternativa.

Com esse programa de financiamento estudantil privado, você não depende do resultado do Enem para ter o crédito aprovado e ainda pode financiar as mensalidades do seu curso em até o dobro do tempo da sua graduação, pagando parcelas menores e que cabem no seu bolso. O Pravaler funciona de maneira bastante simplificada, e o aluno fazer sua simulação online e começar o financiamento de maneira fácil, sem enrolação e sem burocracia.

Aproveite e assista nosso vídeo sobre as formas de utilizar a nota do Enem!

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: EnemPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter