A importância do trabalho voluntário para a sua carreira


Saiba a importância do trabalho voluntário para a sua carreira

Fazer trabalho voluntário é uma das atitudes que mais se sobressaem na hora de conseguir um emprego. Realizar atividades sociais vinculadas a sua área, gratuitamente, simplesmente pelo prazer e vontade de ajudar, passando conhecimento e facilitando a vida de outro indivíduo, deixa você mais preparado para o futuro.

Mas mesmo que seja uma qualidade, é preciso ter cuidado. Muitas pessoas tendem a pensar que o trabalho voluntário é uma vantagem, imaginando que é uma obrigação e um passe de entrada para aquele emprego.

O trabalho voluntário é exatamente o contrário, afinal, deve ser feito por pessoas que gostam de parar um tempo para enriquecer a mente e o espírito; jamais devem ser obrigados. A carreira deve ser construída, antes de tudo, por mérito e capacidade. Logo, se você não tempo ou simplesmente não gosta, é totalmente compreensível.

Outro erro bastante comum é as pessoas pensarem que trabalho voluntário é filantropia, isto é, se você doar dinheiro, já é uma forma de ajuda. Não deixa de ser. Entretanto, o voluntariado em si está preocupado com outros valores, como o calor humano em ajudar a melhorar a realidade de outra pessoa. A ajuda financeira também auxilia, mas é uma forma fria de tratar o outro, consegue entender?

Ampliação na carreira

Quando você faz trabalho voluntário, você precisa ter em mente que não ganhará nenhum dinheiro, porque não é nisso que o voluntariado se foca, correto? Sendo assim, é preciso abdicar de um tempo para realizar de forma satisfatória. Isso, para a carreira, apenas amplia a forma de conhecer e compreender o mundo, a partir do momento que você terá a chance de conhecer outras pessoas, profissões e situações, que precisarão de ajuda. A sua criatividade e força de vontade estarão prontas para resolver problemas. E é isso que uma empresa, na hora de contratar, irá verificar: uma pessoa humana que tem outras experiências, principalmente se acabou de sair da faculdade.

Por que é importante para a carreira?

O trabalho voluntário é importante para a carreira, uma vez que você se dará conta de que se importa com outras pessoas e que tem esse sentimento de devoção e humildade. Em uma empresa, por exemplo, o entrevistador quererá saber o quanto você se doaria para a instituição. No momento em que ele sabe que você fez trabalho voluntário, saberá que você está apto para realizar diferentes funções com vontade e determinação, justamente por conta dessa devoção.

Mas e as minhas competências?

Aí está um ponto importantíssimo que deve ser trabalhado constantemente. Suas habilidades e competências são essenciais. E, mesmo que você não tenha feito nenhum trabalho voluntário, a empresa verificará o seu desempenho, podendo encontrar a pessoa ideal para a vaga. Você só deve saber que o voluntariado é algo enriquecedor, que ajuda você a amadurecer e enxergar o mundo de outra forma. Afinal, é outra experiência que enriquecerá o seu currículo e, principalmente, sua vida.

O nosso blog, Ideal Invest, se preocupa com os temas que regem a vida universitária e profissional. Continue acessando!

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.