Administração de Marketing: Tudo o que você precisa saber

Administracao De Marketing 800x533


Índice:

O marketing apresenta uma série de subdivisões que faz com que, muitas vezes, quem não tem familiaridade com a área acabe se confundindo.

O fato é que o Marketing não se restringe à criação de campanhas, uma vez que para promover as marcas é preciso contar com recursos que vão muito além das técnicas de divulgação. Por isso, ele empresta conceitos de áreas como o Jornalismo e a Administração de empresas.

É nesse sentido que a Administração de Marketing precisa ser compreendida. Ela é um elemento essencial na busca por resultados pelas empresas. Quer saber mais? Então acompanhe.

O que é Administração de Marketing?

Como todos os estudantes de Administração, quem estuda Administração de Marketing aprende a gerenciar processos empresariais, mas neste caso, como foco em Marketing, ou seja, em empresas que atuam nesse segmento.

Assim, o administrador de marketing tem uma atuação no entendimento do comportamento do consumidor e análise de seu perfil. É ele quem define com quem a marca se relaciona majoritariamente, de modo que em função disso surja uma mensagem clara e capaz de induzir o consumidor à compra justamente por estar diante de algo de seu interesse.

É por isso que o profissional de administração de marketing exerce funções como o mapeamento do canal de distribuição de cada peça, os valores envolvidos nas diferentes mídias a serem usadas, entre outros, para que assim, os profissionais mais dedicados à parte criativa do processo,  tenham como se concentrar na criação de soluções mais qualificadas.

Em resumo, a Administração de Marketing é o setor que cuida da estratégia dentro do Marketing.

Como se tornar administrador do marketing de uma empresa?

Você pode começar estudando tanto Administração de Empresas quanto Marketing ou mesmo outro curso, desde que reúna conhecimentos gerenciais e de comunicação para liderar o setor de administração de marketing de uma empresa. Caso sua opção seja pelo curso de Administração, saiba que a área prioriza os seguintes temas:

  • Recursos Humanos;
  • Finanças;
  • Produção;

Sim, o Marketing é um dos objetos de estudo da Administração de Empresas. Isso porque, para lidar com organizações de pequeno, médio e especialmente, de grande porte, é necessário dominar questões como a divulgação dos serviços realizados pela companhia, eventuais lançamentos de produtos, estratégias de vendas e as formas de fortalecer a imagem da marca no mercado.

Perceba que o Marketing sempre deve fazer parte da mentalidade do administrador, desde a sua graduação, por isso, cursando Administração de Empresas ou cursando Marketing, você tem como se tornar responsável pela Administração de Marketing de uma organização.

De qualquer forma, o mais importante é definir um direcionamento logo na escolha da carreira para assim ter como se especializar com o passar dos anos. O administrador do marketing de empresas não precisa ser necessariamente ter uma formação específica, mas sim, ser alguém com pleno domínio dos processos que envolvem a companhia e, especialmente, esse setor.

Como é o mercado de trabalho para quem faz o curso de Administração de Marketing?

É justamente por conta de sua capacidade de trazer resultados para as empresas e marcas, que o administrador de marketing costuma ter boas possibilidades profissionais. Ele pode atuar na pesquisa do comportamento do consumidor, na criação do plano de marketing, em ações de merchandising, entre outros.

O profissional da área geralmente escolhe entre dois segmentos, o estratégico e o operacional. No estratégico ele lida com as decisões que envolvem as estratégias de marketing, como questões relativas ao mercado, tais como sua análise, além de tomar decisões sobre os preços e os produtos que chegarão até o público, quais meios serão usados para a divulgação das campanhas e como isso será feito.

Já no segmento operacional ele lida com processos de venda, com a criação de peças que serão usadas na comunicação da empresa, com o controle dos canais em que as vendas acontecem, além de implementar ações promocionais, tais como descontos, trabalhos com brindes e organizar premiações, sorteios, entre outros.

Assim, é possível afirmar que o profissional da área tem boas opções para se colocar no mercado, respeitando suas características e preferências.

Qual é a média salarial de um administrador de marketing?

Esse profissional tem visto seus vencimentos aumentarem na medida que o marketing tem se tornado cada vez mais importante para as empresas. Isso tem muito a ver com a revolução digital, que faz com que boa parte das companhias apostem em estratégias para gerar resultados usando a internet, seja criando páginas nas redes sociais, seja desenvolvendo qualquer outro tipo de campanha, paga ou gratuita. E quando falamos em estratégia no marketing, a administração de marketing é essencial.

Por esse motivo, já existem salários elevados no setor. Um gerente Geral de Vendas e Marketing pode ganhar acima de R$ 25 mil em empresas de médio porte, tendo condições de aumentar significativamente seus vencimentos na medida que cresce na profissão e recebe ofertas de companhias maiores.

De acordo com a análise divulgado no site vagas.com, a média salarial de um gerente de marketing no Brasil é de R$ 7.135,00, começando com R$ 3.923,00 e podendo chegar a R$ 12.038,00. Entretanto, basta uma simples busca em sites de emprego para encontrar valores consideravelmente mais elevados para os especialistas.

Conheça algumas especializações para quem faz Administração de Marketing

Para trabalhar com Administração de Marketing é preciso dominar as técnicas tanto de Administração quanto de Marketing. Além disso, é preciso ter em mente o segmento de cada organização. Existe a possibilidade de o profissional ser um especialista em temas que vão desde o Marketing Digital até o Marketing Político.

Sendo assim, o caminho indicado é optar pela graduação com a qual você tem maior familiaridade, sendo ela de Administração ou de Marketing e consequentemente, fazer uma especialização. Recomendamos alguns cursos na sequência.

Administração – Marketing

A pós-graduação em Administração – Marketing desenvolve nos alunos a capacidade necessária para atuar no planejamento estratégico das empresas. Para tanto, eles precisam compreender questões como as práticas de consumo dos clientes, o perfil social e econômico, entre outros. Essa especialização pode ser feita a distância.

Gestão Empresarial de Marketing

Articular as competências necessárias para lidar com a gestão de uma equipe de Marketing é o foco desta pós-graduação. Nela, o aluno aprende as ferramentas certas para articular os conhecimentos de gestão com as necessidades do Marketing. Trata-se de uma especialização bastante útil tanto para quem veio da Administração quanto para quem veio do Marketing.

Marketing e gestão de equipes

Voltado não só para profissionais de Marketing e de Administração, mas também para economistas, profissionais de comunicação, entre outros. Essa formação, voltada a gerar diferencial competitivo, visa o desenvolvimento de competências, reunindo orientações a respeito de gestão de atividades em marketing e gestão de equipes, tendo o marketing como recurso para alavancar resultados.

Marketing & Inteligência competitiva

É uma formação que pretende dar ao estudante condições para que tenha uma visão sistêmica, sendo capaz de incentivar sua equipe a atuar de maneira estratégica em função dos recursos que a gestão de marketing e a inteligência competitiva oferecem.

Faculdades de Administração de Marketing

Algumas das instituições que oferecem essa pós-graduações estão entre as mais importantes do país. Saiba quais são elas.

PUC

Tradicional universidade privada brasileira, a PUC tem unidades em grandes cidades do país, sendo reconhecida pela qualidade em termos de ensino, pesquisa e extensão.

ESPM

Conhecida faculdade voltada para a área de comunicação, a ESPM é outra referência na área, que oferece diferentes possibilidades para o aprofundamento em Marketing.

Uninter

Com o diferencial na qualidade de seus cursos a distância, a Uninter oferece uma metodologia diferenciada em função do alto investimento em tecnologia. É por isso que aparece entre as mais importante entre as que disponibilizam o curso de Administração de Marketing.

Estácio

Outra instituição que investe pesado em tecnologia, a Estácio conta com recursos e estrutura adequados para que o estudante receba um aprendizado de qualidade, seja no modelo presencial, seja no a distância.

Grade básica do curso de Administração de Marketing

Uma graduação em Administração com ênfase em Marketing pode levar de 4 a 5 anos, envolvendo temas como logística e matemática financeira. Além disso, é possível estudar disciplinas como Gestão de Mídias Sociais e Comunicação Organizacional.

Optando por uma pós-graduação em Administração de Marketing ou cursos correlatos, a formação dura em média 2 anos e envolve temas mais específicos.

Se a sua ideia é ingressar nessa área, então não deixe de conferir o PRAVALER e fazer a sua simulação. É possível financiar não somente a sua graduação, mas também a pós-graduação, seja ela no modelo presencial ou a distância. Vale lembrar que o FIES, o programa de financiamento público, não contempla estudantes de cursos de pós-graduação, muito menos estudantes de cursos a distância.

Acesse o site e confira. Uma vez que você participa do programa, só precisa pagar um semestre quando tiver concluído o anterior. Assim as parcelas não acumulam e você pode estudar com tranquilidade.

Gostou de saber sobre Administração de Marketing? Então confira também quais são os cursos mais procurados do mercado de trabalho.

Compartilhar
Categoria: Carreira
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.