Apaixone-se pela sua rotina de estudos

Todos sabemos que criar uma rotina de estudos facilita muito na hora de estudar. Ela ajuda o estudante a ficar motivado e nunca perder seus objetivos de vista, além de organizar o que deve ser estudado. Mas uma rotina de estudos – assim como toda rotina – pode ficar entediante! Fazer sempre as mesmas coisas nos mesmos horários pode deixá-lo chateado e, assim, desanimá-lo. Como impedir que isso aconteça? Como deixar sua rotina de estudos sempre interessante?
Aprenda a deixar sua rotina de estudos mais instigante para não perder o ânimo!
Tenha horários
Não precisa ser na mesma hora todos os dias, mas é importante ter um horário para estudar. Veja quais são os melhores horários para você e separe pelo menos meia hora por dia. Faça um calendário semanal com o que deve ser estudado e coloque em sua agenda, mural ou qualquer outro lugar visível para não se esquecer. E siga esse calendário! O primeiro passo para ter uma rotina de estudos apaixonante é ter uma rotina de estudos!
Seja criativo
Para deixar seus estudos mais divertidos, invente pequenas maneiras de deixar o momento mais divertido. Pode ser comprando novos materiais – canetas coloridas, post-its diferentes, novos livros -, trocando seu local de estudos ou estudando com um amigo algumas vezes por semana. Tudo isso pode fazer com que você fique mais contente com a hora de estudar! Procure aquilo que vai animá-lo!
Estude de maneiras diferentes
Estudar não é só ler e sublinhar pontos importantes! Você pode resolver exercícios, reescrever suas anotações, fazer mapas mentais, criar linhas do tempo, assistir a vídeos e palestras, participar de grupos de discussão e muito mais. Hoje, existem muitos sites que corrigem exercícios para você e muitos aplicativos que ajudam a estudar pelo celular. Não torne sua rotina de estudos uma repetição dos mesmos velhos métodos! Aproveite todos os meio disponíveis!
Crie recompensas
Ter uma recompensa no final é sempre um meio de se sentir mais motivado. Escolha algumas coisas que o fazem feliz e se dê como recompensa depois de atingir algum objetivo nos estudos – como uma ida àquele restaurante preferido quando terminar de estudar aquela matéria mais difícil ou mesmo um encontro com os amigos depois que terminar aquela lista de exercícios. Ter a perspectiva de ganhar a recompensa depois vai deixar os estudos mais prazerosos!
Persista!
Ter persistência é essencial para quem quer alcançar um objetivo! Não perca suas metas de vista e continue as buscando todos os dias. Lembre-se de que essas horas estudando agora não são, de forma alguma, tempo perdido. Cada hora que você estuda é pelo bem das pessoas que você vai ajudar quando for advogado, dos leitores que vão ler suas colunas quando você for jornalista, das pessoas que vão morar na casa que você vai planejar como arquiteto… Nenhum esforço é em vão!
Viu como é possível transformar sua rotina de estudos em um momento de lazer? O importante é que você espere por ela assim como espera pelas horas de diversão do fim de semana. Torne o seu dia-a-dia mais agradável e aprenda mais!

Categoria: Dicas de Estudo

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.