Apps para estudar


Se existe uma vantagem que a tecnologia trouxe para os estudantes foi a facilidade no acesso às informações. Antes, a única fonte era o material didático que as escolas ofereciam, o que para muitos representava uma dificuldade maior. O que fazer quando o material não era claro ou quando o aluno tinha dificuldades para compreender a abordagem de determinado autor? Com a evolução tecnológica, surgiu a internet e consequentemente, as ferramentas a usam para gerar soluções, como é o caso dos apps para estudar.

Pensando em ajudar você em relação a isso, preparamos este artigo para falar a respeito da evolução dos Apps e de quebra trouxemos uma lista com os aplicativos mais interessantes para estudo. Confira e comece a se organizar para estudar melhor.

A evolução dos Apps

Desde que a internet surgiu, passamos a viver um processo em que cada vez mais nossas atividades de rotina se baseiam em ambiente online. Isso começou nos anos 70, quando as inovações ainda estavam distantes do grande público. Com o tempo, surgiram os aparelhos celulares que, no fim da primeira década de 2000, deram lugar aos chamados smartphones, uma versão mais inteligente dos aparelhos. É a partir dessa tecnologia, em especial, com a criação do primeiro iPhone pela Apple, em 2007, que muitas das funcionalidades que vemos hoje passaram a ganhar vida.

Paralelamente à criação do iPhone, outro gigante do mercado de tecnologia, o Google, adquiriu o sistema operacional Android e a partir de então a guerra entre as duas empresas deu origem a uma série de inovações baseadas nos aplicativos.

A revolução dos Apps

Hoje, diferentes serviços podem ser realizados a partir do celular, como transporte, alimentação e hospedagem. Isso causou um impacto gigantesco na vida das pessoas e também das empresas que puderam transformar suas atividades de tal maneira a diminuírem custos e gerarem dinamismo no dia a dia.

Pense em um aplicativo para conexões de voz e vídeo. Ferramentas assim viabilizam reuniões entre pessoas nos mais distantes lugares do mundo, agilizando os mais diferentes processos. Na prática, a revolução dos Apps tem representado a diminuição das distâncias entre as pessoas.

Mesmo no mercado financeiro, se antes era necessário ir até ambientes físicos abrir contas em corretoras para investir em renda fixa ou variável, hoje isso já pode ser feito sem que a pessoa saia de casa, bastando usar o App.

Isso sem falar no Uber, no AirBnb, no iFood, entre outros. Todos esses apps fazem uso desse tipo de plataforma inovadora para trazer soluções para as pessoas, revolucionando seu modo de vida.

Os Apps na educação

A revolução também compreende o campo educacional e isso é algo que tem ficado cada vez mais forte com o tempo. Hoje existem diferentes ferramentas para uso escolar que podem ser acessadas no aparelho celular, são os conhecidos Apps para estudar.

Uma delas é o App institucional, no qual é possível ter acesso a informações institucionais como os avisos mais importantes, conferir a agenda de atividades da escola e até assistir ao conteúdo das aulas e baixar o material complementar em formato de texto, áudio e vídeo.

Algumas faculdades disponibilizam todo o conteúdo de seu curso nesses sistemas online, o que facilita muito a assimilação das matérias.

Além disso, existem os diferentes Apps que foram desenvolvidos com foco em determinadas matérias. Confira os mais interessantes deles na sequência e saiba como usá-los.

Os 5 melhores Apps para estudar

O grande diferencial da tecnologia dos smartphones é que, se você não gostar de um aplicativo, pode simplesmente substituí-lo por outro. Assim, você acaba incentivando os desenvolvedores a se esforçarem em busca de soluções mais viáveis para o público, afinal, foi justamente por conta dessa disputa de espaço no mercado consumidor que Apple e Google criaram o ambiente em que vivemos hoje, com uma oferta cada vez maior e mais interessante de aplicativos.

Por isso, não deixe de estar sempre de olho nas novidades que surgem na sua loja virtual de Android ou iOS e avalie se existem soluções melhores. A ideia aqui é que você use a revolução tecnológica como uma aliada nos seus estudos. Confira na sequência alguns dos principais Apps para estudar disponíveis no mercado.

1. Para aprender idiomas

O Duolingo é uma ferramenta excelente para você que precisa aprender ou aperfeiçoar outro idioma. O App foi criado com foco no inglês, mas já é possível usá-lo para outras línguas estrangeiras, como o espanhol e muitas outras.

Print do aplicativo de línguas Duolingo


O fato é que o Duolingo permite a você estudar sem gastar tanto tempo do seu dia, a não ser que você queira. Tudo funciona de maneira bem intuitiva, com tarefas que, quando realizadas atribuem pontos e fazem você se sentir como se estivesse jogando. A cada ponto somado, você se vê estimulado para seguir evoluindo e quando percebe, já está dominando conceitos.

2. Para estudar Matemática

Seu problema é com os números? Então experimente o App Cola Matemática que, apesar do nome, não tem nada a ver com a prática de trapacear nas provas. A ideia do App é ensinar truques para o estudante assimilar as fórmulas mais importantes da matéria e dar dicas essenciais para que ele consiga compreender melhor as questões e resolvê-las.

App para estudar cola matemática

Como complemento, o Cola Matemática é um dos mais indicados para os estudantes que estão se preparando para o vestibular de exatas, pois ele simplifica o entendimento de pontos considerados complexos pela maior parte dos alunos.

3. Para decorar fórmulas

Matérias como Química e Física têm muito mais a ver com o raciocínio do que com a famosa “decoreba”. Entretanto, ter as diferentes fórmulas na ponta da língua e, o principal, entender como elas funcionam, costuma fazer a diferença entre os estudantes que conseguem sua aprovação e os que não conseguem.

Para isso, você pode contar com o App Macetes que, assim como o Cola Matemática, também serve como uma base importante para ajudar você em relação a fórmulas exigidas nas provas. Este App compreende um leque interessante de situações que geralmente são exigidas em exames como o Enem, o que faz com que seja praticamente obrigatório o aluno ao menos dar uma olhada na ferramenta.

Print do app macetes

 

4. Para ciências humanas

O Semper é o mais indicado para quem pretende melhorar seus conhecimentos gerais e assim ter uma base tanto para as provas de História e Geografia como também para a de redação. Vale lembrar que esse tipo de exigência ganhou maior importância nos últimos anos com o Enem, o que faz do Semper uma ferramenta ainda mais interessante, pois o App também tem funcionalidades que se inter-relaciona com outras matérias, como Matemática e idiomas estrangeiros.

App para estudar semper

Um diferencial do Semper é a forma como ele trabalha as informações, valorizando a interatividade e a visualidade para tornar o conhecimento mais acessível.

5. Para ciências biológicas

O Catfish Músculos e Esqueleto ajuda você a entender melhor como funciona o corpo humano, detalhando a estrutura óssea e muscular. É um App mais avançado, ou seja, que geralmente auxilia estudantes de cursos como Medicina e Fisioterapia, mas que também ajuda muito estudantes que estão querendo melhorar seus conhecimentos específicos para prestarem vestibulares.

App para estudar Catfish Músculos e Esqueleto

Além desses 5 aplicativos, existem inúmeros outros que você pode conhecer na sua App Store. Alguns exemplos são o Prepara Enem 2019, o Stoodi e o Geekie Games, todos eles com uma cobertura mais ampla em relação às avaliações e matérias exigidas para que você tenha como se preparar melhor.

Existem também os Apps para produtividade, como Evernote, o Flat Tomato e o Easily Do, mais voltados para ajudar você a organizar sua rotina dentro do prazo. Essa é uma boa dica para quem precisa assimilar uma série de conteúdos até o dia da prova.

Como usar Apps para estudar

A regra continua sendo a mesma: é preciso estudar todo o conteúdo do ensino médio para conseguir as melhores vagas no vestibular. Como você vai conseguir isso depende de você e dos recursos que tem à disposição. Como destacado anteriormente, o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso das pessoas à informação, por isso, usar os Apps a seu favor é uma estratégia muito inteligente nessa etapa da sua vida.

Para fazer bom uso disso é fundamental primeiro se planejar, organizando sua rotina e definindo horários para estudo. Existem aplicativos que auxiliam nisso, como o Trello, que permite a você criar listas com os compromissos a serem feitos, os concluídos e os em execução.

Além disso, o já citado Flat Tomato é útil para auxiliar você a colocar em prática a técnica Pomodoro de gestão de tempo, concentrando seus estudos em pequenos blocos de 25 minutos.

O GoConqr também apresenta funcionalidades que permitem a você avaliar o próprio desempenho e simplificar seu aprendizado, como os mapas mentais e flashcards.

É possível também conferir correções de exames passados com Apps como o AppProva, que reúne uma série de questões antigas e simulados do Enem.

De uma maneira geral, podemos dizer que ferramentas não faltam. Elas são úteis tanto para você se aprofundar nas matérias quanto para se organizar. E isso é essencial para garantir sucesso nos exames.

Agora cabe a você avaliar o que pode ser mais útil para as suas finalidades, acrescentando os Apps para estudar à sua rotina. Confira também como estudar para o Enem.

Compartilhar
Categoria: Ajuda nos estudos
Tags: ENEM ENEM 2019

Pesquisar

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.