Apps úteis para estudantes

A dificuldade em conciliar as diferentes tarefas relacionadas aos estudos vem fazendo com que cada vez mais estudantes recorram à tecnologia. O mercado digital apresenta atualmente inúmeras ferramentas na área de educação, oferecendo aos estudantes soluções práticas que contribuem para o processo de aprendizagem.
Os aplicativos educativos apresentam as mais diversas funções, abrangendo desde a organização da agenda escolar até a realização de pesquisas. Quando bem utilizadas, estas ferramentas contribuem para o desenvolvimento do estudante, garantindo melhor rendimento e desempenho em suas atividades. Confira alguns apps úteis para estudantes:
1. Studious
O Studious é um aplicativo que substitui as agendas de papel, reunindo funções como horários de aulas, datas de provas, prazos para entrega de trabalhos, etc. Através de notificações no smartphone ou tablet, o Studious envia lembretes para os estudantes, garantindo que suas tarefas sejam cumpridas dentro do prazo.
2. Self Control
Sabe aqueles momentos em que mesmo com diversas tarefas a fazer, você continua navegando na internet? O Self Control é uma ferramenta que ajuda o estudante a evitar este tipo de distração, bloqueando os sites selecionados durante determinados períodos de tempo e garantindo, assim, que você mantenha o foco e organize melhor a realização de suas tarefas.
3. Scribd
Acessado por milhares de pessoas ao redor do mundo, o Scribd reúne em um só lugar livros digitais sobre diversos temas. A biblioteca do aplicativo é tão extensa que chega a contar até mesmo com livros raros e artigos manuscritos, que podem contribuir para a realização de trabalhos. Apresenta, ainda, funções que permitem selecionar e salvar seus livros favoritos para acessá-los posteriormente.
4. iTunes U
O iTunes U é um serviço gratuito da Apple que concentra aulas, vídeos, livros e outros recursos em uma enorme coleção digital. A ferramenta conta com mais de 1.000 instituições parceiras que distribuem conteúdo publicamente na iTunes Store. Dentre estes materiais se encontram, por exemplo, videoaulas de universidades conceituadas como Yale, Cambridge e MIT.
5. Evernote
O Evernote pode ser utilizado através de celulares, tablets e computadores, permitindo o armazenamento de notas em formato de texto, áudio, vídeo e imagem. É uma excelente solução para armazenar os mais diversos tipos de conteúdos, permitindo que sejam acessados de qualquer lugar.
6. Study Tracker
O aplicativo para iPad permite aos estudantes rastrear seu desempenho através de gravações dos tempos de estudo em cada disciplina e das anotações realizadas em sala. Através dele, é possível monitorar seus esforços, identificando os pontos em que é preciso melhorar. É, assim, ideal para a otimização do tempo de alunos em fase de vestibular.
7. Flashcards++
Os cartões de fichamento são amplamente utilizados por diversos estudantes como forma de organizar as informações mais importantes e memoriza-las para provas ou apresentações de trabalhos. Este aplicativo funciona da mesma forma que os cartões de fichamento, possibilitando o back-up das informações, bem como o acesso remoto a estas – ou seja, você pode estudar em qualquer lugar com seu celular.
8. Easy Bib
Ao realizar monografias, é comum que os estudantes se deparem com a necessidade de utilizar uma citação da qual desconhecem a bibliografia. O Easy Bib permite procurar livros através do nome ou código de barras, oferecendo todas as informações necessárias para sua utilização como referência bibliográfica: nome do autor, ano de publicação, editora, etc.

Quero receber notícias do Pravaler

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o Pravaler em primeira mão.