Existe curso na área da Saúde que não envolva cálculos matemáticos?

Por useradmin

Existe curso na área da Saúde que não envolva cálculos matemáticos?

Aí um belo dia você pensa: quero ser um profissional da área da Saúde! Mas ao passo que isso acontece, também se lembra que para isso talvez seja necessário estudar um bocado de matemática. Será?

Bom, primeiramente é importante ressaltarmos que para dar conta da rotina pesada, o profissional tem de ter uma boa dose de interesse pelo ser humano e comprometimento com o seu bem-estar. A área da Saúde é conhecida pela rotina de trabalho árdua e estressante. Para se dar bem, é fundamental ter interesse genuíno pelos outros, além de equilíbrio emocional, sensibilidade para questões sociais e facilidade de comunicação.

Sem contar que por ser uma área que requer do profissional constante atualização, também é necessário reservar espaço na sua agenda apertada para participar de congressos e cursos de especialização.

É preciso estar atento que você irá trabalhar em ambientes fechados e com uma rotina de muitas horas de trabalho. Além disso, um raciocínio abstrato bem desenvolvido e saber lidar com adversidades em diferentes situações são importantes, sem dúvida. Ainda nesta área, é fundamental ter visão estratégica e saber tomar decisões sob pressão, uma vez que os problemas podem evoluir rapidamente.

Falando sobre área da saúde

A Medicina é um mundo! E por isso mesmo fica até difícil definir um perfil específico. Existem especialidades que precisam da convivência com o paciente e outras em que isso é completamente desnecessário, como, por exemplo, quem opta pela área de Administração Hospitalar. Os que não gostam de conversar com o paciente escolhem as áreas de diagnóstico. Os que gostam são clínicos, psiquiatras. A gama é enorme.

Contudo, não é necessário ter uma qualidade específica para ser candidato à Medicina, exceto pelo fato de que o médico precisa estar sempre se atualizando. Deve ser uma pessoa que busca a inovação com segurança para o seu exercício profissional, já que o conhecimento está em constante ebulição.

A maioria dos cursos da área da Saúde não contém disciplinas que envolvam cálculos complexos. Eventualmente, há disciplinas dirigidas à compreensão de metodologias de pesquisa científica que envolvem conhecimentos ligados à estatística e a projeções matemáticas, mas são acessórias, a não ser que você queira se dedicar à pesquisa científica posteriormente. Nesse caso, é importante que você busque reforço por meio de estudos paralelos no futuro.

O vestibular e a matemática

Considere, no entanto, que o vestibular para algumas carreiras é muito disputado (como para Medicina e outros cursos, como Fisioterapia e Psicologia, dependendo da universidade), o que requer que você reforce seus estudos nos conteúdos de matemática exigidos no processo seletivo.

Mas fique atento! Pois é bastante comum pensar que matemática não serve para nada e que tudo aquilo que aprendemos na escola é uma perda de tempo. No entanto, não ter habilidades matemáticas é uma má notícia para a nossa carreira, escolhas de vida e até mesmo para nossa saúde mental.

Muitos estudantes têm verdadeiro medo de matemática, um sentimento impulsionado por uma cultura que está constantemente tentando nos convencer de que ela é difícil e inútil. No entanto, o tempo passa e nossas vidas pessoais e profissionais tornam-se cada vez mais dependentes da nossa capacidade de compreender e processar números, que hoje simplesmente não é boa.

Confie sempre em seu potecial, independentemente dos cálculos matemáticos. Afinal, eles não são terríveis assim. E se você sonha com um curso na área da Saúde, arregace as mangas desde já, mãos à obra e boa sorte!

Gostou das nossas dicas? Então, deixe o seu comentário. A sua opinião é super importante!

Compartilhar
Categoria: Cursos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.