Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como fazer o curso em Biomedicina a distância? Como fazer o curso em Biomedicina a distância?

Como fazer o curso em Biomedicina a distância?

A graduação de Biomedicina a distância é uma alternativa para os estudantes que desejam fazer esse curso que une Biologia e Medicina, mas com todas as vantagens e facilidades da educação via internet.

Se esse é o seu caso, vamos mostrar como funciona o curso de Biomedicina a distância e tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de ensino. Vamos nessa? Continue a leitura!

Biomedicina a distância é reconhecido pelo MEC?

A graduação de Biomedicina a distância é reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação), assim como a modalidade presencial. No entanto, até o momento, são poucas as opções deste curso tanto existentes quanto as que são regulamentadas.

Isso acontece porque existe curso em Biomedicina a distância, mas como se trata de uma graduação composta por muitas aulas e atividades práticas, as universidades que disponibilizam no modelo EAD optam por uma estrutura de ensino semipresencial. Logo abaixo você entenderá melhor sobre isso.

Como é a graduação de Biomedicina?

Para quem quer saber como é a graduação de Biomedicina, seja na modalidade a distância ou presencial, precisa partir do ponto principal que é o fato de ser um curso que atua em laboratórios, o qual tem como objetivo participar da pesquisa e dos estudos para encontrar a cura de doenças.

Dessa forma, para entender o que é preciso para se tornar biomédico, saiba que se faz realmente necessário a dedicação aos estudos, assim como conhecimentos em Biologia, em algumas disciplinas relacionadas com Medicina e até mesmo áreas de Exatas, como Química e Física.

Para se formar nessa profissão, o estudante deve concluir os quatro anos do curso e receber seu diploma, após a conclusão do estágio obrigatório exigido pelas melhores faculdades de Biomedicina.

Outras informações sobre como é o curso de Biomedicina estão diretamente ligadas com as habilidades técnicas que o graduando deste curso deve ter. Afinal, há uma parte da grade curricular da graduação de Biomedicina que é composta por aulas práticas realizadas na faculdade, as quais irão preparar o estudante para ser um profissional capaz de atuar em laboratórios e clínicas de outras instituições.

600x158 Biomedicina

Existe curso de Biomedicina EAD?

No Brasil existe curso de Biomedicina EAD sim, mas em pouquíssimas instituições de ensino superior privadas. Por mais que seja uma graduação bastante procurada e com um mercado de trabalho em crescimento, esse curso não é tão simples de ser feito a distância, como explicamos anteriormente, visto que exige a presença dos alunos para atividades práticas.

Por isso, o que costuma acontecer é o seguinte: as aulas teóricas da graduação de Biomedicina são disponibilizadas na modalidade online, assim como o contato com o professor e as tarefas a serem feitas nestas matérias, seguindo o modelo comum dos ensinos a distância. Mas, as disciplinas que envolvem tarefas e experimentos práticos, precisam ser realizadas de forma presencial no campus das faculdades. Com isso, o curso de Biomedicina a distância ou semipresencial exige que os estudantes se desloquem para onde fica a instituição de ensino, mas em uma frequência menor se comparada com as graduações presenciais.

Assim, se você tinha dúvida se existia algum curso de Biomedicina EAD no Brasil, saiba que não é exatamente assim: existe, mas com algumas restrições, fazendo com que seja mais semipresencial ou, no chamado modelo híbrido, do que totalmente a distância.

Especialização em Biomedicina a distância

Atualmente, quem já é formado nesta graduação pode encontrar diversas opções de especialização em Biomedicina a distância, sendo presenciais ou a distância. Essa variedade de cursos possibilita maiores oportunidades de o profissional da área continuar estudando e se formar como alguém que tem um currículo ainda mais atrativo para o mercado competitivo.

A especialização em Biomedicina pode ser feita em Biomedicina Estética, Cinesiologia, Biomecânica, Microbiologia Avançada, Toxologia em Alimentos, Análises Clínicas, Hemoterapia e Terapia Celular e entre outras. Nesses casos, há possibilidades superiores de serem cursos realmente a distância, com mais alternativas de modalidade online do que a graduação.

Fazer a pós-graduação em Biomedicina é uma maneira de os profissionais se manterem atualizados na área da saúde. Afinal, as pesquisas relacionadas com Biomedicina estão sempre em constante evolução e se especializar em alguma das carreiras ajuda a estar em contato com tudo o que há de mais atualizado, assim como os avanços da área.

Mestrado em Biomedicina a distância

Enquanto a especialização e os cursos de pós-graduação em Biomedicina são mais voltados para o mercado de trabalho como um todo, o mestrado a distância está relacionado com a área acadêmica. Ter o título de mestre em Biomedicina possibilita que as oportunidades de trabalho se multipliquem para o profissional em questão, já que ele estará apto a se tornar um professor também.

O mestrado em Biomedicina a distância tem uma duração de mais ou menos dois anos e é uma maneira de que os profissionais foquem as suas pesquisas e as suas atuações em determinada área em que tenham interesse, ajudando a descobrir ainda mais sobre a cura de uma doença ou novos medicamentos, por exemplo.

Quais são os cursos de Biomedicina EAD no Brasil?

Agora que você já está mais por dentro de como funciona a Biomedicina a distância, chegou o momento de descobrir quais são as poucas instituições de ensino superior brasileiras que oferecem essa graduação na modalidade EAD, sendo elas: a Universidade Nove de Julho (Uninove) e o Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR). É importante procurar se essas opções estão com turmas abertas ou previsão para essa abertura de novos grupos de estudantes.

Melhores faculdades de Biomedicina do Brasil

A oferta de universidades particulares e públicas que oferecem o curso de Biomedicina como uma graduação presencial são várias, o que possibilita o ingresso nessa profissão.

Separamos algumas das melhores faculdades de Biomedicina para você. Confira abaixo:

Gostou deste conteúdo? Esperamos que sim!

Agora, que tal encontrar o melhor financiamento estudantil para estudar na graduação de Biomedicina? Faça a sua simulação e descubra as possibilidades!

Botao Simule Financiamento 2

Texto escrito por: PRASABER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter