Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
8 métodos de estudo pra aprender mais rápido 8 métodos de estudo pra aprender mais rápido

8 métodos de estudo pra aprender mais rápido

Para conseguir passar no vestibular e entrar no curso desejado, é preciso mais do que estudar. O vestibulando tem que aprender a administrar o seu tempo, ter um cronograma de estudos e definir quais dos métodos de estudo eficazes que mais combina com o seu estilo. Por isso, foco, dedicação e muita organização são imprescindíveis nessa fase!

Estudar é a prática de relacionar conteúdos e memorizar informações. Essa é a chave para fazer uma boa prova e entrar para a lista dos classificados! Cada estudante tem as suas preferências de método de estudo, horário do dia e local da casa dedicado a essa atividade. Mas se você já segue um esquema de estudo há algum tempo e não está atingindo os resultados que espera, talvez seja a hora de conhecer outros métodos.

Confira a lista de métodos de estudo que preparamos que pode te ajudar na hora de estudar para o vestibular!

O que são métodos de estudo?

Métodos de estudo são técnicas ou estratégias utilizadas para adquirir, processar, memorizar e compreender informações ou habilidades. Esses métodos variam, dependendo do objetivo do estudo, do tipo de material a ser aprendido e das preferências pessoais de cada estudante.

O propósito dos métodos de estudo é maximizar a eficiência do aprendizado, melhorar a retenção de informações, e facilitar a aplicação do conhecimento adquirido.

Veja abaixo quais são os métodos de estudo mais eficazes para você testar na sua rotina.

Métodos de estudo eficazes

Neste mundo acelerado e repleto de informações, encontrar a maneira mais eficiente de absorver conhecimento não é apenas uma habilidade desejável, mas uma necessidade crucial. Aprender a aprender é uma arte em si, e dominá-la pode ser a chave para o sucesso acadêmico e profissional.

Desde técnicas tradicionais até abordagens inovadoras baseadas em pesquisas recentes, abaixo listamos as estratégias que ajudarão você a otimizar seu tempo de estudo, melhorar a retenção de informações e, o mais importante, aplicar esse conhecimento de maneira eficaz na vida real.

Resumos

Essa técnica trata-se de elaborar texto próprios, com a síntese do conteúdo estudado. O importante é colocar os pontos mais essenciais, de forma que façam sentido para o estudante. Fazendo isso, o vestibulando consegue refletir sobre os assuntos lidos, formular ideias próprias e ainda memorizar o que está escrevendo. Outra vantagem é que você pode guardar esses resumos e consultá-los posteriormente, ao invés de recorrer aos longos textos dos livros.

Associação mnemônica

A associação mnemônica é um método que pode ser até divertido e é bem efetivo. Trata-se de usar palavras-chaves ou imagens mentais para associar a um conteúdo. Por exemplo: para decorar uma fórmula, criar uma frase com as letras usadas, associar uma imagem a um significado específico ou até criar uma música que te faça lembrar algum conceito um pouco mais complicado.

Flashcards

Uma ótima ferramenta de estudo, a ideia de utilizar flashcards é que seja uma abordagem simples que ajude a reforçar a memória e facilitar a revisão de informações. Nesse método, você usa cartões em que de um lado você preenche com uma pergunta ou conceito e do outro lado, a resposta correspondente. É uma forma de ter uma grande quantidade de conteúdo pronto para ser revisado a qualquer momento.

Perguntas e respostas

Enquanto estiver estudando, elabore questões que questionem o porquê e a lógica dos conteúdos lidos. Para conseguir elaborar perguntas relevantes, é preciso já estar familiarizado com o assunto que está sendo estudado. Depois, respondendo a essa perguntas criadas por você mesmo, é possível gerar explicações e sentidos de forma didática para a matéria.

Testes

As apostilas e os livros de estudo, costumam ter diversos tipos de testes – como questões de múltipla escolha e dissertativas – e resolvê-los pode ser uma ótima técnica para estudar e revisar conteúdos. Além desses, também é bem interessante participar de simulados e resolver provas de vestibulares passados. Assim, você treina o conteúdo e também passa a ter uma percepção do tempo que demora para resolver as questões, quais assuntos você domina e quais você precisa se dedicar mais.

Distribuição do estudo

Nada é mais chato, maçante e menos efetivo do que ficar por longas horas estudando o mesmo conteúdo. Não adianta, isso não funciona! Por isso, antes de começar, determine quanto tempo você dedicará para aquela matéria. Depois, parta para outro assunto. Além disso, também separe períodos de folgas entre os conteúdos, em que você pode praticar um exercício ou assistir a uma série ou programa de TV para descansar o cérebro e voltar com mais energia para o próximo tempo de estudo.

Mapa mental

Esse método de estudo se baseia na capacidade de ramificar um assunto e apontar suas características principais, um mapa mental é uma forma de resumir um conteúdo deixando as informações mais importantes destacadas e visualmente fácil de localizá-las. Além disso, acredita-se que o cérebro humano consiga reter essas informações mais facilmente, de acordo com as cores, as formas de escrita e a organização do mapa mental.

Para conseguir sintetizar grandes e complexos textos em pequenas frases, o estudante deve conhecer o assunto que está sendo resumido. Assim, o exercício de fazer um mapa mental consegue testar a forma como os estudos estão ou não sendo efetivos para um estudante.

Veja um exemplo de Mapa Mental da Revolução Industrial:

Prv Seo Mapa Mental Revolução Industrial

Método pomodoro

O método pomodoro é uma técnica de gerenciamento de tempo que ajuda a melhorar a produtividade e o foco durante as tarefas. Ele segue uma abordagem simples e eficaz, baseada em períodos de trabalho intensos e pausas regulares. Por exemplo, você trabalha por 25 minutos sem interrupções e depois faz uma pausa curta de 5 minutos para descansar.

Importância de usar métodos de estudo para faculdade

É fundamental que o estudante tenha um cronograma bem definido para os seus dias e períodos de estudo. Alguns preferem estudar de segunda a sexta e relaxar aos finais de semana. Já outros percebem que funcionam melhor fazendo dias de pausa durante a semana, intercalando assim dias de estudo e descanso.

Não existe uma regra para isso. O importante é testar as opções e perceber a que melhor encaixa para você. Depois de definir isso, você precisa criar um cronograma de estudos e, claro, cumpri-lo. Elabore uma tabela bem organizada, em que você consiga visualizar com facilidade tudo que precisa ser feito. Você também pode colar essa tabela na parede, em frente à sua mesa de estudos, para sempre sentir-se estimulado.

Antes de começar uma nova semana, defina todo o conteúdo que você quer estudar. Divida-o em horários para cada dia, com períodos específicos. Lembre-se de também reservar períodos para os testes, como comentamos acima. Assim, ao final de cada semana, você pode analisar se conseguiu cumprir o seu cronograma. Tendo disciplina para isso, você está dando um passo certo na direção da aprovação!

Agora que você sabe tudo sobre métodos de estudo, veja também:

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter