

6 dicas para não prejudicar o seu profissionalismo
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, mas não é só com formação e experiência do profissional. Claro, para ser contratado e se manter em uma boa empresa, você deve estudar bastante, manter bons contatos e participar dos eventos de sua área. Mas isso não é o suficiente: um profissional sério e qualificado deve também manter seu profissionalismo.
Profissionalismo é sua postura como profissional, o modo como você demonstra sua seriedade no trabalho. Veja aqui algumas dicas para nunca deixar isso de lado e mostrar que você é responsável, trabalhador e preocupado com seu futuro profissional!
Neste artigo você vai encontrar:
Dicas para não prejudicar o seu profissionalismo
Não exclua sua equipe
Um bom profissional não é individualista. Não tente chamar a atenção apenas para si mesmo e, especialmente, não tente virar o autor de uma ideia que foi coletiva. Quando for falar dos planos e projetos futuros, fale da equipe toda e de como todos vão poder contribuir, como contribuíram até agora. Ser profissional é pensar no coletivo, não apenas no individual!
Não use a expressão “na minha opinião”
Assim como a expressão “eu acho que”, “na minha opinião” pode ser interpretada como insegurança. É claro que você deve dar sua opinião sempre que for pedido, mas não é necessário usar esse tipo de expressão quando disser sua opinião. Tente usar mais afirmações, que vão demonstrar que você tem confiança no que diz – mesmo que você não esteja certo. É importante se mostrar seguro!
Preocupe-se com sua postura
Do mesmo modo, sua postura corporal pode passar várias impressões – de que você está inseguro, de que está cansado ou de que está fazendo pouco caso do que os outros dizem.
Veja também: 5 dicas para crescer na carreira profissional.
Tente manter sempre a coluna ereta, os ombros para trás e a cabeça reta, postura que demonstra segurança. Olhe nos olhos de quem estiver falando com você. Quando estiver em uma reunião, não cruze os braços e se incline levemente para frente. Isso vai mostrar que você tem interesse no que está sendo dito.
Não fale palavrões
Mais uma vez, tome cuidado com o que fala. Mesmo que você use palavrões com frequência no dia-a-dia, o ambiente de trabalho não é o lugar certo para isso. Por isso, mesmo quando ficar muito zangado, ansioso ou feliz, tente se controlar. Afinal, falar palavrões é um sinal de descontrole e falta de profissionalismo. E o local de trabalho é para se manter focado em suas tarefas.
Não espalhe boatos
Pode parecer algo inocente, mas não é: boatos e fofocas são a principal fonte de problemas no ambiente de trabalho. Não fique especulando sobre a vida pessoal de seus colegas e não espalhe histórias pela empresa. Mesmo que você ouça alguma coisa, não passe a frente e tente não se envolver. Se isso trouxer algum problema – para quem espalhou a fofoca ou para quem é personagem central nela –, você não vai querer ficar comprometido.
Fique bem antenado
Preste atenção ao que acontece à sua volta. Muitas coisas podem acontecer em uma empresa em um dia e estar atento ao que acontece é a melhor maneira de saber como ajudar sua equipe a melhorar. Veja se seus colegas precisam de ajuda. Descubra se pode ser útil para alguém. Isso vai mostrar que você se importa e coloca seu trabalho como uma prioridade! Além disso, veja o que acontece no mundo e na sua área profissional. É possível se manter informado fazendo assinaturas de jornais e revistas, assinando a newsletter de portais de notícias, acompanhando o twitter ou lendo as publicações da sua rede de contatos no LinkedIn.
Seguindo essas dicas, você sem dúvidas vai manter o seu profissionalismo. Nunca se esqueça de que ser um bom profissional vai além de diplomas e cargos!
Texto escrito por: PRAVALER