Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
7 livros clássicos que todo estudante precisa ler 7 livros clássicos que todo estudante precisa ler

7 livros clássicos que todo estudante precisa ler

Ler os clássicos é sempre uma boa pedida: você aprende mais sobre períodos históricos, outras culturas, literatura e também sobre si mesmo. É sempre uma boa ideia pegar aquele livro que foi indicado na escola ou na faculdade para ler (ou reler) e se interessar novamente por aqueles personagens e aquela história.

Com as férias, você vai ter mais tempo de visitar alguns desses clássicos. E se já não tiver escolhido o seu, veja as nossas dicas!

O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë

Apesar de ser o único romance da escritora, essa história de amor obsessivo ficou para a história. Em O Morro dos Ventos Uivantes, a governanta Ellen Dean conta para um visitante da propriedade rural no Condado de Yorkshire a história da família que lá habita por anos e a história de amor obsessivo e doente entre Catherine e Heathcliff. Uma história romântica, profunda e cheia de reviravoltas.

Madame Bovary, de Gustave Flaubert

Um dos primeiros representantes da escola do realismo, o romance de Flaubert conta a história de Emma Bovary, casada com um burguês e profundamente entediada com a vida enfadonha do casamento. Por ser uma crítica à sociedade da época, a publicação de Madame Bovary causou muita polêmica na França. O final é triste e surpreendente.

Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez

Vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1982, o escritor colombiano nos entregou sua grande obra-prima nesse relato da história da família Buendía, fundadores da cidade fictícia de Macondo. O livro conta a história de cem anos da família, seus integrantes, suas relações, as maravilhas e os milagres que aconteciam na cidade. Você vai se emocionar com o realismo fantástico e com os personagens de Cem Anos de Solidão.

Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago

Ainda que tenha uma excelente adaptação para o cinema, você precisa ler Ensaio sobre a Cegueira. Nesse livro, o autor português conta a história de uma cidade que é acometida por uma espécie de cegueira branca repentina. Apenas uma mulher fica imune, mas mente sobre sua condição para ficar ao lado do marido, que está cego. Como uma metáfora para falar da condição humana, a cegueira vai revelando o melhor e o pior em cada indivíduo.

Os Miseráveis, de Victor Hugo

A história clássica, que já foi adaptada para teatro, cinema e televisão, fala do condenado Jean Valjean, que foi preso por roubar pão para que seus sobrinhos tivessem o que comer. Dezenove anos depois, ele adota outra identidade, mas continua sendo perseguido pelo soldado Javert. Depois de resgatar a pequena Cosette das mãos de um terrível casal de pais adotivos, Jean Valjean passa a viver com a menina em um convento em Paris e, anos mais tarde, vê a Revolução Francesa se desencadear a sua frente. Aprenda muito de história com esse drama emocionante!

As Aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle

A essa altura, você já viu as adaptações de Sherlock Holmes em filmes, em séries de televisão e em animações. Mas com certeza vai adorar conhecer as histórias originais do detetive que desvenda mistérios com sua incrível capacidade de dedução, tudo contado pela narrativa de seu amigo, o doutor Watson. Uma história atemporal e muito envolvente.

O Alienista, de Machado de Assis

Um autor que não pode ficar de fora dessa lista é Machado de Assis, renomado escritor brasileiro do século XIX, ele ficou conhecido por sua genialidade e estilo único. Uma de suas obras mais destacadas é “O Alienista“, um conto satírico que mergulha nas complexidades da mente humana. Publicado em 1882, o livro aborda as tentativas do Dr. Simão Bacamarte de entender a sanidade mental em sua cidade fictícia, Itaguaí, resultando em uma narrativa envolvente que trata sobre questões de loucura e normalidade de maneira perspicaz e intrigante.

Agora, você com certeza já sabe qual vai ser o próximo livro em sua lista! Boa leitura!

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter