Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
7 dicas para não chegar atrasado para o Enem 7 dicas para não chegar atrasado para o Enem

7 dicas para não chegar atrasado para o Enem

Todos os anos, os atrasados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) viram alvo de piadas nas redes sociais. Apesar de viralizar como algo engraçado, é um assunto que também deve servir de alerta para todos os candidatos!

Sabemos que nem sempre conseguimos controlar o que acontece na nossa vida e imprevistos podem aparecer a todo o momento, inclusive no dia do exame. Mas algumas atitudes simples podem ser decisivas para garantir o seu acesso ao local da prova e a chance de disputar uma vaga no curso dos seus sonhos. Continue sua leitura e confira quais são as dicas para não chegar atrasado para o Enem!

Não são dicas milagrosas e nem segredo para ninguém, mas colocar em prática essas ações pode fazer toda a diferença para a sua preparação para o Enem. Veja quais são:

Veja como não chegar atrasado para o Enem

Leia o edital do Enem mais uma vez

Não custa dar uma última lida no edital do Enem antes da prova! Anote em algum lugar visível os horários de abertura e fechamento dos portões, além dos objetos que você pode (ou não) levar no dia do exame.

Como os horários do Enem costumam ser uma grande fonte de transtornos para muitos estudantes, fica a dica aqui e não deixe de anotar: no dia da prova da maioria das edições, os portões abrem a partir das 11h30, fecham às 13h e as provam começam às 13h30.

Conheça o local da prova

Para não chegar atrasado para o Enem, também é muito importante olhar mais uma vez o cartão de confirmação do Enem para conhecer e visitar o lugar indicado para você fazer a prova. Tenha em mente que alguns locais são enormes e pode ser difícil achar a sua sala em cima da hora, então não deixe para chegar próximo do horário de início das avaliações.

Aproveite para inserir o endereço do local no Google Maps ou aplicativos de GPS e descobrir quais são as melhores rotas para chegar lá de acordo com ponto de partida e veículo. Assim, você evita atrasos durante o trajeto. Vale imprimir seu cartão de confirmação também e levar consigo no dia do Enem, assim você tem todas as informações necessárias em mãos.

Verifique a situação do trânsito

Existem cidades que alteram o trânsito de algumas regiões nos finais de semana ou até podem ter que fazer isso temporariamente por conta de acidentes ou obras. Para evitar que isso prejudique o seu percurso, busque informações a respeito do trânsito no dia da prova!

Ainda assim, é importante sair de casa com margem de tempo à disposição. Lembre-se que imprevistos também podem acontecer ao longo do caminho e fazer você chegar atrasado para o Enem.

Peça o apoio das pessoas próximas

Conte para seus pais, amigos e familiares sobre os locais e horários que você precisa respeitar para realizar a prova, eles podem te ajudar no transporte ou até indicar rotas mais rápidas e fáceis de chegar.

Além disso, fale sobre suas dificuldades nas matérias que cairão no exame. Seu ciclo de pessoas próximas podem te ajudar nos últimos momentos de estudos e garantir que você lembre de tudo na hora da prova e vá com os temas na ponta da língua.

Não esqueça de não marcar ou até desmarcar qualquer compromisso que tenha nos dias das provas e até mesmo um dia antes, assim sua mente e tempo estarão dedicados exclusivamente para o Enem.

Prepare tudo com antecedência

Nada de deixar para comprar seu lanchinho ou arrumar sua mochila no dia da prova, combinado? Qualquer contratempo no mercado ou na organização dos seus pertences pode desperdiçar minutos preciosos do seu tempo e ainda ser um gatilho para aflorar a ansiedade antes da prova.

Aproveite a véspera do Enem para reunir tudo o que é permitido levar para os locais de prova: carteira de identidade, cartão de confirmação da sua inscrição, caneta preta com tubo transparente, lanches leves, água, dinheiro e chaves.

Cuide-se no dia anterior

Provavelmente, você já sabe que deve relaxar na véspera da prova, né? Contudo, isso não significa que é recomendável ir para a balada com os amigos ou fazer maratona de série até tarde da madrugada! Aproveite o dia anterior para investir em atividades leves, como ler um livro, tomar um café com a família ou passear com o seu bichinho de estimação. Descansar, comer bem e praticar exercícios é a melhor pedida.

Veja também: Como manter a saúde mental durante o período de estudos?

Além disso, uma boa noite de sono pode ajudar – e muito – na sua concentração no dia do exame. Portanto, programe-se para dormir entre 6 e 8 horas nos dias anteriores ao Enem e evite usar qualquer ferramenta que estimule o cérebro a se manter alerta, como músicas agitadas, televisão ligada ou luzes acesas.

E quem foi que disse que a alimentação não pode interferir no resultado? Sim, o que você come antes e durante a prova pode impactar no seu desenvolvimento, isso porque ela pode interferir positivamente ou negativamente no nosso organismo. Por isso, saiba como preparar sua alimentação em dias de prova e invista em comidas leves, que estimulem o cérebro e te dê energia.

Conte com a ajuda de fontes de informação

Muitos portais são considerados fontes de informações sobre o Enem e até mesmo sobre a situação dos locais das provas. O Pravaler, por exemplo, diariamente acompanha essas notícias e mais temas sobre a educação, para manter você atualizado de tudo em tempo real.

Mantenha-se atento aos canais digitais e também ao site oficial do MEC e Inep. Lá é possível acompanhar o cronograma oficial do exame.

Gostou das nossas dicas para não chegar atrasado para o Enem? Então aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais e ajudar seus amigos!

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: EnemPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter