Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como conseguir uma bolsa de estudos para faculdade? Como conseguir uma bolsa de estudos para faculdade?

Como conseguir uma bolsa de estudos para faculdade?

Você sabia que existem diferentes programas de bolsa de estudos para faculdade, ajudando aqueles que querem estudar em instituições de ensino particulares? É isso mesmo. Cada vez mais pessoas estão ingressando no ensino superior no Brasil e isso é, sem dúvidas, uma excelente notícia. Porém, nem todo mundo tem condições financeiras para bancar o curso todo e muitos acabam tendo que abandonar a faculdade.

Ainda que hoje a oferta de cursos e de faculdades privadas seja bem maior, a mensalidade de um curso superior pode pesar bastante no orçamento de algumas famílias. Mas, isso não é motivo para desanimar ou para desistir de continuar os estudos. Mesmo com a grana curta, saiba é possível pagar a faculdade. Seu sonho não precisa ser adiado!

Entenda melhor o que é uma bolsa de estudos para faculdade, as diferentes modalidades e como elas funcionam. Esse post traz os principais tipos e te explica o que você deve fazer para conseguir se aplicar a elas. Confira agora mesmo!

Como funciona a bolsa de estudos para faculdade?

A bolsa de estudos é uma forma de auxílio aos estudantes que desejam ingressar na faculdade, mas que não têm condições financeiras de arcar com o valor das mensalidades nas universidades privadas. Essa ajuda financeira pode ser de vários tipos e bancada por diferentes instituições de ensino, seja pelo governo ou por empresas privadas.

A bolsa de estudos para faculdade pode ser de dois tipos: parcial ou integral. No caso das bolsas integrais, 100% da mensalidade do curso é pago com esse valor, ou seja, o estudante faz todo a graduação sem pagar nada. Já no caso da bolsa de estudos parcial, somente uma parte da mensalidade é coberta, podendo variar dependendo do tipo de bolsa. Portanto, o aluno precisa conseguir pagar o restante do valor.

Critérios para ganhar uma bolsa de estudos na faculdade

Os programas de bolsa de estudos para faculdade, geralmente, possuem critérios que precisam ser atendidos pelos candidatos. Esses critérios podem ser:

  • Econômicos: com base na renda familiar do estudante
  • Parentesco: visando o ingresso de familiares de alunos e funcionários da universidade;
  • Potencial do candidato: atrelado ao desempenho estudantil, cuja preocupação está no resultado desse investimento feito no estudante.

Como os critérios e condições para candidatura variam de programa para programa, o mais recomendado é consultar as informações oficiais de cada instituição. Fique sabendo que ser bolsista não significa apenas estudar de graça, pois cada programa possui suas regras. Os estudantes contemplados com bolsa de estudos precisam, no mínimo, ter um bom desempenho acadêmico e obedecer a uma frequência mínima nas aulas. Do contrário, o aluno pode correr o risco de perder o benefício.

Programas de bolsa de estudos para faculdade

Se você está disposto a correr atrás de uma bolsa de estudos para faculdade e realizar o sonho do ensino superior, saiba que o caminho a ser percorrido vai depender diretamente do tipo de programa para o qual você deseja se candidatar. Confira alguns dos principais tipos de bolsa de estudos oferecidos para alunos de faculdades particulares:

Bolsas do Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsa de estudos para estudantes de baixa renda de todo o território brasileiro. A bolsas concedidas podem ser integrais ou parciais – cobrem 50% do valor da mensalidade.

Para isso, o candidato precisa preencher alguns requisitos para ganhar a bolsa do Prouni, como ter estudado em escola pública ou como bolsista integral em instituição de ensino particular. Além disso, é preciso ter participado da última edição do Enem e obtido uma nota mínima exigida pelo programa.

Bolsas de faculdade

Grande parte das faculdades particulares possui seus próprios programas de bolsa de estudos. Eles podem ser de vários tipos e seguir critérios bastantes variados. Há instituições que concedem bolsas de mérito acadêmico para estudantes que tiraram uma boa nota no Enem ou tiveram um desempenho acima da média no processo seletivo.

Veja tambémComo conseguir bolsa com a nota do Enem?

Algumas universidades também oferecem bolsas por razões sociais como, por exemplo, para estudantes de baixa renda. Para saber mais detalhes sobre os programas, entre em contato com a secretaria da faculdade onde você gostaria de estudar.

Convênio com empresas privadas

Essa é a uma alternativa para quem já está no mercado de trabalho e gostaria de continuar os estudos. Muitas empresas oferecem bolsa de estudos para os seus funcionários como uma maneira de incentivar o desenvolvimento e garantir que eles tenham uma boa qualificação.

Veja também: Veja quais são as profissões mais bem pagas do mercado!

Se esse é o seu caso, converse com o departamento de Recursos Humanos e veja se isso faz parte da política de benefícios para funcionários da sua empresa.

Bolsa de iniciação científica

Um auxílio dedicado aos alunos que estão desenvolvendo pesquisas em prol de beneficiar a sociedade. Essa bolsa geralmente é para estudantes que já se graduaram e precisam de ajuda na pós-graduação. Com duração de um ano, pode ser prorrogada, dependendo da situação do aluno, para mais um ano.

A bolsa de iniciação científica pode ser oferecida pela própria universidade como também por programas que incentivam as pesquisas científicas, como a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) ou a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Bolsa de auxílio docente

Oferecida por algumas instituições, esse tipo de bolsa é concedido para alunos que auxiliam os professores em diversas atividades, como na preparação das matérias, cópia de documentos ou até mesmo no momento de tirar dúvidas de alunos. Basicamente, suas funções são como a de um monitor. A bolsa auxílio docente é semestral e só pode ser oferecida para matérias que já foram cursadas pelos estudantes.

Bolsas do Amigo Edu

O Amigo Edu é uma plataforma de bolsa de estudos para faculdade que tem a finalidade de oferecer ao estudante condições especiais para ingresso e permanência em instituições de ensino superior. No site do Amigo Edu você encontra bolsa de estudos para cursos de graduação presencial, semipresencial e EAD.

As bolsas de estudo disponíveis na plataforma são oferecidas por diversas instituições de ensino, incluindo faculdades e universidades particulares, escolas de idiomas e cursos técnicos. As bolsas de estudo podem ser parciais ou integrais, dependendo da política da instituição de ensino que as oferece.

No Amigo Edu, você contrata uma bolsa de estudos para faculdade e o desconto na mensalidade fica válido até o final do curso. Se você tem o sonho de ingressar no ensino superior, corre e garanta já sua bolsa!

Cta Ead Presencial Semipresencial Bolsa De Estudos Amigo Edu

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter