Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular Una: veja como ingressar no centro universitário Vestibular Una: veja como ingressar no centro universitário

Vestibular Una: veja como ingressar no centro universitário

Que tal estudar em uma universidade reconhecida pelo MEC como uma das 10 melhores do país? Neste post, você conhecerá o Centro Universitário Una (União de Negócios e Administração), que faz parte deste seleto grupo.

A instituição foi fundada em Belo Horizonte no dia 20 de outubro de 1961 e já tem mais de 60 anos de história. É claro que, em mais de meio século, muita coisa mudou. O Centro Universitário Una se expandiu e hoje possui 18 unidades. Além do campus de BH, as outras 17 estão espalhadas por cidades de Minas Gerais e Goiás. São elas: Betim, Bom Despacho, Catalão, Contagem, Divinópolis, Itabira, Jataí, Nova Serrana, Pouso Alegre, Sete Lagoas e Uberlândia.

Confira a seguir como funciona o processo seletivo para estudar na Una!

Como é estudar na Una?

O Centro Universitário Una oferece cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. Além disso, há inúmeros cursos de curta duração presenciais ou online, ideais para quem precisa se atualizar para atender as demandas do mercado de trabalho.

O modelo de ensino do Centro Universitário Una visa o desenvolvimento profissional, mas também cidadão. Além disso, a instituição está sintonizada com a evolução global e às novas práticas de ensino e aprendizagem.

O ensino é pautado por um currículo de competências, que visa a formação integral do indivíduo. Sem contar que existe na instituição a cultura de que os espaços de aprendizagem vão além da sala de aula, empregando recursos digitais para pensar a educação em todos os lugares e formatos.

Como funciona o vestibular na Una?

Veja abaixo quais são as formas de ingresso e como funciona cada tipo de vestibular que a Una oferece.

Vestibular tradicional

As vagas nos cursos do Centro Universitário Una são limitadas, portanto, uma das formas de entrar é passando pelo vestibular. A boa notícia é que o estudante tem a opção de fazer a prova agendada. Dessa forma, é possível realizar a avaliação em uma data e horário compatível com sua agenda.

O vestibular UNA é composto por 60 questões objetivas e uma redação e não testa língua estrangeira e nem disponibiliza uma lista de obras literárias para serem lidas.

A prova é composta da seguinte forma:

  • Biologia, Física e Química: 15 questões
  • Geografia e História: 15 questões
  • Língua Portuguesa e Literatura Brasileira: 15 questões
  • Matemática: 15 questões
  • Redação

Confira o passo a passo de como fazer o vestibular tradicional da Una:

1. Escolha qual curso você deseja fazer;
2. Inscreva-se e envie sua documentação para análise;
3. Após a validação é importante que você acompanhe e aceite a análise em relação as unidades curriculares;
4. Agora é só realizar a sua matrícula, pagar o boleto e começar sua jornada na Una!

Entrada simplificada

A Una oferece a entrada simplificada para facilitar o ingresso de novos estudantes em uma graduação. Essa é a oportunidade de ter acesso a cursos inovadores com um método de entrada inovador e atualizado.

Esse método é exclusivo da Una e tem o processo baseado na criação de uma carta de apresentação pelo aluno, que será avaliada para definir a aprovação do ingresso ao curso e modalidade desejados. Chega de burocracia e processos longos para ter acesso ao curso dos seus sonhos!

Confira o passo a passo de como ingressar pela entrada simplificada:

  1. Escolha o seu curso e faça inscrição preenchendo o formulário disponibilizado no site da universidade;
  2. Logo após a inscrição, escreva os seus motivos de ingressar no ensino superior em uma carta de apresentação com as expectativas para o curso selecionado e os desafios profissionais da área;
  3. Acompanhe o resultado por e-mail ou acesse a Área do Candidato para seguir com o seu processo;
  4. Acesse a área faça sua matrícula pelo site da instituição e finalize seu processo de matrícula.

Transferência externa

As inscrições para o processo de transferência externa são feitas pela site da universidade ou por meio dos telefones 4007–1192 (Capitais e Grande São Paulo) e 0800 015 9020 (demais localidades), de 2ª a 6ª (exceto feriados), das 9h às 21h e aos sábados das 10h às 16h.

Os candidatos inscritos deverão obrigatoriamente, apresentar o histórico escolar oficial da instituição de ensino de origem com notas, carga horária total cursada no semestre e situação de aprovação, original ou cópia autenticada.

Histórico escolar

Para alunos com o tipo de entrada Transferência Externa deverão entregar o Histórico Escolar do ensino superior. Para os alunos com o tipo de entrada Obtenção de Novo Título deverão entregar o Histórico Escolar do ensino superior e o diploma do ensino superior. No Histórico Escolar da graduação deverá constar a situação do aluno no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), Critério de Avaliação e Reconhecimento de Curso ou ainda o candidato deverá apresentar declaração da instituição de origem que informe tal situação.

Nova graduação

Escolha recomeçar com a Una e mude o rumo do seu futuro. Comece uma nova graduação com condições especiais! O processo de ingresso na Una por uma nova graduação segue o mesmo passo a pessoa do vestibular.

Nota do Enem

Outra forma de ingressar em um dos cursos da Una é por meio da nota do Enem, que pode ser apresentada isoladamente ou agregada à pontuação obtida no vestibular. O candidato ainda tem a chance de obter uma bolsa de estudos com a nota do exame.

Parcerias internacionais

O Centro Universitário Una investe em programas de extensão e em parcerias com instituições estrangeiras. Com isso, o objetivo é fornecer ao aluno a oportunidade de estudar ou estagiar no exterior. Ao todo, são três programas dos quais a Una faz parte:

  • Intercâmbio Internacional de Graduação: a instituição mantém convênios com universidades estrangeiras, onde o aluno pode cursar parte de sua graduação (1 ou 2 semestres);
  • Missão Acadêmica: uma oportunidade para alunos de cursos de idiomas colocarem em prática seus conhecimentos. Orientados por um professor, realizam atividades em países de língua inglesa ou espanhola;
  • Ciência sem Fronteiras: o programa oferece bolsas de estudos subsidiadas pelo governo federal. Podem participar alunos de cursos de graduação ou graduação tecnológica de áreas consideradas prioritárias pelo programa.

Quais são os outros métodos de ingresso na Una?

O Centro Universitário Una faz parte dos programas de acesso à universidade do governo federal, como o Prouni, que concede bolsas de estudos parciais ou integrais, e o Fies, que financia o valor das mensalidades com juros baixos. Neste caso, o aluno pode começar a pagar em até 18 meses após a formatura. Saiba mais a seguir!

Bolsa de estudos

Uma forma de conseguir estudar com bolsa de estudos na Una é com o Prouni (Programa Universidade para Todos), criado pelo governo federal com o objetivo de conceder bolsas de estudo integrais (100%) ou parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa conta com um sistema de seleção informatizado e impessoal, que confere transparência e segurança ao processo.

Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desse modo, reconhece os estudantes com melhores desempenhos acadêmicos. O Centro Universitário Una oferece condições especiais para os melhores colocados no Enem!

Para isso, os requisitos necessários são:

  • Poderá se inscrever aos processos seletivos do Prouni somente o estudante brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Enem
  • Ter nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação no Enem
  • Não possuir vínculo com instituições federais de ensino superior
  • Cursar o ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista

Financiamento estudantil

Uma forma de ingressar e estudar na Una é por meio do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do MEC (Ministério da Educação) que tem como objetivo conceder financiamento estudantil em cursos superiores não gratuitos.

O valor do financiamento varia de acordo com a renda familiar do candidato. O melhor é que você só começa a pagar depois de formado e tem até 14 anos para fazer isso, com juros baixo ou zero.

E quais são os requisitos necessários para isso?

  • Ter participado do Enem, a partir da edição de 2010
  • Ter obtido média no Enem igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação
  • Possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até no máximo três salários mínimos
  • Não possuir financiamento pelo Fies ativo

Confira o passo a passo de Como participar do Fies:

1. Acesso o site oficial do programa e vincule sua conta gov.br, preenchendo suas informações;
2. Veja se existe algum processo aberto e faça sua inscrição no período estipulado;
3. Acompanhe seu processo seletivo e fique de olho no resultado de aprovação da chamada única;
4. Se tiver sido pré-selecionado na chamada única do Fies, é só completar sua inscrição direto na universidade Una.

Outra forma de financiamento é por meio do Pravaler. A faculdade possui uma parceria com a instituição financeira para oferecer o crédito a juro zero para estudantes. Nesta modalidade, cada semestre pode ser financiado em até um ano. Além disso, a contratação é feita de forma online, não é necessário ter conta em banco, nem ter feito o Enem.

Confira como contratar o financiamento estudantil privado:

1. Preencha o formulário e encontre o curso e veja os valores na simulação;
2. Envie seus documentos para formalizar o processo e assine o contrato;
3. Acompanhe a sua contratação no Portal do Aluno;
4. Assinatura do contrato. Pronto, comece a estudar pagando menos por mês!

Financie seu curso com o Pravaler! Simule para conhecer as nossas opções de financiamento para você. É para calouros e veteranos! ?

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude na UNA pagando menos na mensalidade.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos na UNA.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter