Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Ciência da Computação: saiba como se tornar um profissional da área Curso de Ciência da Computação: saiba como se tornar um profissional da área

Curso de Ciência da Computação: saiba como se tornar um profissional da área

Com o crescimento do número de smartphones e sendo esta uma porta de entrada para novos usuários da web, o mercado de trabalho em tecnologia se aquece neste sentido. O desenvolvimento de softwares e aplicativos para estes telefones é uma área que vem absorvendo muitos profissionais oriundos do curso de Ciência da Computação.

Criar programas de informática, analisar as necessidades dos usuários, desenvolver softwares, aplicativos e ferramentas que facilitem o dia a dia de pessoas e empresas, são somente algumas das atividades exercidas pelo cientista da computação.

Há uma vastidão praticamente ilimitada para o profissional formado no curso de Ciência da Computação. Entenda melhor como se especializar na área.

Como é o curso de Ciência da Computação?

A formação no curso de Ciência da Computação possibilita ao profissional trabalhar em diversos setores dos mais diferentes modelos de empresa e também possibilita que o mesmo empreenda. Fica a seu critério a criação de um novo modelo de empresa ou a atuação como profissional independente, prestando consultoria e atendendo a pessoas físicas e jurídicas.

O domínio do inglês é um requisito indispensável para quem deseja trabalhar como um profissional de Ciência da Computação. Todos os softwares são produzidos nesta língua.

Tempo de duração do curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação tem duração de quatro anos. É feito para quem ter real apreço pelo raciocínio abstrato e também pelo cálculo.

Grade curricular do curso de Ciência da Computação

Como a formação básica do profissional que faz o Curso de Ciência da Computação é composta essencialmente por lógica e matemática, é preciso ter habilidade e muito apreço por Ciências Exatas. São anos de cálculos e criação de algoritmos para enfrentar um mercado de trabalho de oportunidades crescentes.

As disciplinas básicas incluem Matemática, Eletricidade e os Fundamentos da Computação. Álgebra, Desenvolvimento de Algoritmos, Probabilidade, Estatística, Física e Métodos Numéricos são outras disciplinas que farão parte do dia a dia do aluno do curso de Ciência da Computação.

Estágio em Ciência da Computação

Segundo especialistas, o mercado está constantemente carente de profissionais gabaritados formados no curso de Ciência da Computação. Desde o estágio, já surgem as mais diversas oportunidades de trabalho para quem faz o curso. É extremamente difícil um aluno sair da faculdade sem ter um trabalho em vista ou já plenamente estabelecido. A atualização para se tornar um profissional de ponta é uma constante, no entanto.

A popularização de smartTVs, smartphones e tablets, a Cloud Computing, a necessidade cada vez maior na segurança de dados e os diversos campos de entretenimento fazem o mercado para o egresso do curso de Ciência da Computação ficar ainda mais incrementado de oportunidades. O cenário mundial, no qual a tecnologia dita a evolução da sociedade, faz com que surjam novas vagas de trabalho todos os dias.

Tipos de curso em Ciência da Computação

Bacharelado em ciência da computação

O bacharel do curso de Ciência da Computação pode atuar no desenvolvimento de aplicativos para web, softwares, informatização de processos, ou mesmo em áreas mais científicas, como pesquisa genética, por exemplo. O mercado é constantemente aquecido por incentivos oferecidos pelo Governo Federal, o que faz com que o empreendedorismo, seja prestando suporte ou em outro modelo, seja bastante atraente.

Um egresso do curso de Ciência da Computação é um profissional que pode transitar por áreas como banco de dados e desenvolvimento de softwares, bem como marketing, suporte e segurança da informação, além de diversas outras. O mercado em constante avanço possibilita ótimos ganhos salariais e diversas áreas de especialização.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter