Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como pagar a faculdade? Veja 7 opções práticas Como pagar a faculdade? Veja 7 opções práticas

Como pagar a faculdade? Veja 7 opções práticas

Você quer fazer uma faculdade, mas não tem grana para bancar as mensalidades? Esse é uma das dificuldades enfrentadas por muitos brasileiros que querem continuar seus estudos e cursar a faculdade. Se esse é o seu caso, em primeiro lugar, avalie as suas chances de conseguir uma promoção no trabalho, encontrar um emprego com um salário melhor ou mesmo de organizar o orçamento familiar para cortar algumas despesas.

É claro que nem sempre essas alternativas são possíveis, especialmente considerando o atual contexto econômico do país. Porém, isso não é motivo para desistir da faculdade, pois ainda assim você pode contar com programas de bolsa de estudos e algumas formas de financiamento para realizar esse sonho de fazer. Veja quais são as principais formas de pagar a faculdade!

Como pagar a faculdade?

O custo da mensalidade da faculdade, além de outros gastos relacionados, como livros, transporte e material didático, pode ser algo desafiador para muitos estudantes e suas famílias. Isso leva a uma preocupação constante com as despesas e a necessidade de encontrar maneiras de pagar por tudo. Inclusive, essas dificuldades financeiras podem levar alguns a deixar o sonho da educação superior de lado.

Nem todos têm o apoio financeiro de seus pais ou familiares para pagar pela faculdade e em muitos casos os estudantes precisam trabalhar em tempo integral para sustentar a si mesmos ou suas famílias. Para ajudar a ampliar seus horizontes, nesse artigo vamos abordar alternativas para você não ter nenhuma barreira para o seu sucesso acadêmico!

CTA do Indica Pravaler

Como diminuir o valor da mensalidade da faculdade?

Pagar pela faculdade pode ser um desafio financeiro para muitos estudantes, mas existem diversas opções e estratégias para tornar isso mais acessível. Listamos abaixo 6 formas para você diminuir o valor da mensalidade da sua faculdade!

Bolsa Mérito

Muitas instituições de ensino privadas oferecem programas de bolsa de estudos para os seus alunos. Uma modalidade de bolsa bastante comum para faculdade é a bolsa mérito, baseada no desempenho dos estudantes. Isso quer dizer que aqueles que foram muito bem no processo seletivo da faculdade ou tiraram uma nota alta no Enem podem concorrer a esse tipo de bolsa.

Veja também: Quero Bolsa e Prouni – onde procurar por bolsas de estudos?

Algumas universidades também possuem programas de bolsa de estudos para que estudantes de baixa renda possam entrar no ensino superior. Para quem já trabalha, há ainda a opção de verificar se a empresa empregadora oferece bolsas de estudos como um benefício que visa o desenvolvimento dos seus funcionários.

Bolsa do ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) talvez seja uma das formas mais conhecidas de ajuda para os estudantes que desejam fazer faculdade, mas não têm condições financeiras de pagar a mensalidade. É um programa criado pelo governo federal em 2004 com o intuito de fazer com que estudantes de baixa renda possam ingressar na faculdade.

Os estudantes podem se aplicar ao ProUni e concorrer a bolsas de estudos parciais (50% da mensalidade da faculdade) e integrais (100% da mensalidade da faculdade). Para isso, o candidato precisa ter feito o Enem, tirado pelo menos 450 pontos na prova e não pode ter zerado a redação. Também é necessário atender ao critério de renda familiar, de até 3 salários mínimos, e ter feito todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral em escola particular.

Plataformas de bolsa de estudos

Além do ProUni, existem outras formas de conseguir uma bolsa para a faculdade. Para encontrar bolsas de estudos, é possível pesquisar em plataformas como o Amigo Edu, que oferece bolsas para graduação, pós-graduação e cursos livres de até 80% de desconto em diversos cursos e instituições de ensino.

O Amigo Edu possui parceria com centenas de faculdades, espalhados de norte a sul do país, que oferecem bolsa para cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

Financiamento com o Fies

Criado em 1999, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), assim como o Prouni, visa facilitar o acesso de estudantes de baixa renda a cursos de nível superior. A principal diferença entre esses dois programas do governo federal é a forma como essa ajuda é oferecida. No caso do Fies, o auxílio se dá em forma de financiamento estudantil para cobrir as mensalidades de cursos em faculdade privada.

Para isso, o estudante precisa ter feito o Enem, tirado uma nota mínima de 450 pontos na prova e nota maior que zero na redação. A renda familiar per capita do candidato deve ser de até 5 salários mínimos. Ao final do curso, o beneficiário devolve o dinheiro do financiamento em parcelas mensais. A grande vantagem do Fies é que, dependendo da modalidade de financiamento e da renda do estudante, as taxas são muito baixas ou não há cobrança de juros.

Financiamento estudantil privado

Outra opção que os estudantes encontram para pagar a faculdade é o financiamento estudantil privado. Ele costuma ser uma opção mais vantajosa quando comparada aos empréstimos bancários comuns e uso do cheque especial para pagar as mensalidades da faculdade. Saiba que as taxas de juros podem variar bastante. Porém, alguns programas como o crédito universitário do Pravaler, por exemplo, oferece menos juros e mais tempo pra pagar.

Várias são as universidades que possuem convênios com instituições financeiras, oferecendo melhores condições para os alunos. Geralmente, o financiamento é feito semestralmente, sendo que o estudante tem até um ano para pagar cada semestre do curso. O mais recomendado é sempre comparar todas as opções de financiamento para escolher a mais vantajosa.

Empréstimo bancário

Embora também seja uma alternativa, o empréstimo bancário aparece como a última opção para os estudantes que não conseguem pagar a mensalidade da faculdade. Isso porque as taxas de juros cobradas pelos bancos podem ser bastante altas e com condições menos flexíveis do que as oferecidas pelos financiamentos estudantis.

Veja tambémEntenda as diferenças entre empréstimo e financiamento!

Por isso, antes de pedir o empréstimo, o estudante precisa botar no papel todas as despesas fixas que possui e verificar se é possível fazer algum tipo de economia. A principal orientação no caso dos empréstimos é solicitar o mínimo possível do valor correspondente ao curso de faculdade e no menor prazo. Afinal, o estudante provavelmente terá que pagar a primeira parcela da dívida logo após de fechar o empréstimo com o banco.

Como deixar a faculdade mais barata?

Deixar a faculdade mais barata requer planejamento financeiro e a exploração de opções de financiamento e assistência. Com o crédito do Pravaler, a mensalidade da sua faculdade pode ser mais acessível! Ele permite que você divida o valor da mensalidade ao longo do curso, com parcelas que cabem no seu bolso, ajudando você a comprometer menos a renda mensal e estudar pagando menos.

A educação é um investimento valioso no seu futuro, pra você garantir melhores oportunidades de trabalho e maiores salários. Ao explorar essas estratégias de como pagar a faculdade, você pode reduzir os custos da faculdade e tornar seu sonho de ensino superior uma realidade financeiramente viável.

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Mensalidade reduzida e prazo estendido pra pagar.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter