Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Curso de Geografia: saiba como se tornar Geógrafo ou Professor

Por ser uma matéria que já conhecem da escola, os estudantes que estão prestando vestibular podem julgar o curso de Geografia pelo que já sabem.

E alguns não gostam e nunca fariam esse curso, enquanto outros se apaixonaram por ele na escola e querem seguir essa carreira. Não importa em qual dos grupos você está, esse post é para você! Com essas informações, você pode desconstruir algumas coisas que já sabe sobre o curso de Geografia, dar uma nova chance para essa matéria ou se apaixonar ainda mais e ter certeza de que é isso que você quer.

Como é o curso de Geografia?

Em algumas universidades, você pode escolher entre licenciatura e bacharelado logo no vestibular. Em outras, você cursa matérias comuns aos dois cursos e escolhe uma das habilitações durante seus estudos. Como a maioria dos cursos acadêmicos, Geografia costuma durar em média quatro anos. É necessário apresentar um trabalho de conclusão de curso e, na maior parte das universidades, um relatório de estágio para se formar.

Nos primeiros anos, você vai estudar as matérias básicas, como Geografia Física, Regional e Instrumental. Depois, você vai começar a se aprofundar mais em algumas áreas e vai ter disciplinas como Cartografia, Geopolítica e Pesquisa. Quem estiver no curso de licenciatura também vai ter matérias ligadas a Pedagogia, como Didática e Psicologia da Educação.

Hoje, algumas universidades oferecem cursos bem direcionados, com foco em meio-ambiente, climatologia e mesmo em regiões, como na América Latina. Você pode optar por um desses cursos direcionados ou pelos mais abrangentes.

Como está o mercado de trabalho?

Para quem é formado em bacharelado, as áreas com mais procura atualmente são as ligadas a tecnologia, como sensoriamento remoto e cartografia digital, que usam satélites e outros equipamentos de ponta para explorar regiões desconhecidas, observá-las e criar mapas com exatidão. Outra área possível é a de planejamento urbano, em que você vai poder ajudar arquitetos e engenheiros a planejar a construção de prédios e rodovias, pensando no impacto que essas construções vão ter na cidade como um todo. O mesmo vale para o planejamento agrícola, para quem prefere pensar nas questões rurais.

Já quem é formado em licenciatura pode dar aulas para ensino fundamental e médio, em escolas públicas ou particulares. Pode atuar também em empresas e companhias que fazem maquetes, mapas e globos especiais para deficientes visuais, um mercado quem vem crescendo no Brasil.

Agora que você já tem mais informações sobre o curso de Geografia e seu mercado de trabalho, o que achou? Você pode escolher a habilitação que mais combina com seu perfil, aprender mais e, no futuro, ajudar a aprimorar tecnologias, melhorar o ambiente em que vivemos e dar oportunidades para que cada vez mais pessoas aprendam o mesmo!

Nessa época do ano, muitos estudantes já começam a prestar o vestibular. Quando for preencher sua ficha de inscrição, com nossas informações, você já pode decidir se quer fazer Geografia!

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ProfissõesPra saber
Tags:
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter