Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Publicidade e Propaganda: saiba como se tornar publicitário Curso de Publicidade e Propaganda: saiba como se tornar publicitário

Curso de Publicidade e Propaganda: saiba como se tornar publicitário

Em um mundo cada vez mais comunicativo e com tantos novos meios de comunicação, o profissional do curso de Publicidade e Propaganda exerce um papel muito importante. Ele é o responsável por campanhas publicitárias e define como um produto deve ser apresentado para o seu consumidor.

Essa carreira parece interessante para você? Confira abaixo algumas informações sobre o curso e sobre o mercado de trabalho da publicidade para ajudar decidir se é isso mesmo o que você quer prestar no vestibular!

O que é Publicidade e Propaganda?

Quando falamos em Publicidade e Propaganda, na hora pensamos nos anúncios de TV e na mídia impressa. De fato, os profissionais desta área trabalham – e muito – na criação destas peças. Mas o que se aprende nesta graduação vai muito além da elaboração de anúncios. Afinal, a indústria da Publicidade e Propaganda movimenta muito dinheiro no Brasil todos os anos.

Os publicitários desempenham um papel muito importante na relação de empresas e serviços com o mercado e a sociedade. Por isso, o campo de trabalho destes profissionais é vasto e permite a construção de uma carreira sólida em diferentes setores.

Por que aprender Publicidade e Propaganda?

Com a chegada e a consolidação das novas mídias, a carreira em Publicidade e Propaganda ganhou novos segmentos e oportunidades profissionais e, com o aumento do uso das redes sociais a área, cada vez mais ganha força e espaço no mercado de trabalho. Atualmente, o profissional pode aliar métodos tradicionais de trabalho com ferramentas próprias do ambiente online.

É possível ver que até mesmo as pequenas agências e comércios já investem na presença digital como forma de atrair e fidelizar clientes. Nessas empresas, o publicitário tem a possibilidade de atuar com marketing digital e comércio eletrônico.

Como é a faculdade de Publicidade e Propaganda?

Para o MEC (Ministério da Educação), a graduação em Publicidade e Propaganda é considerada uma habilitação de Comunicação Social e, por isso, segue suas diretrizes. Isso significa que toda instituição que disponibiliza a graduação precisa incluir conteúdos básicos, teóricos e práticos relacionados tanto à área geral da Comunicação quanto à habilitação.

O foco do curso é a propaganda e seus muitos ramos: você vai aprender sobre ambiente promocional, pesquisa de público-alvo, varejo, cultura, moda e até mesmo um pouco de psicologia, sociologia e antropologia. Tudo isso vai te ajudar a compreender o público e chegar à melhor maneira de anunciar o produto. Além disso, existem algumas disciplinas que vão prepará-lo para a parte técnica da profissão, como fotografia, computação gráfica e redação.

Quais são as matérias do curso de Publicidade e Propaganda?

A grade curricular de Publicidade e Propaganda pode variar de acordo com a instituição de ensino, mas existem algumas disciplinas ministradas na maioria das graduações. Confira algumas delas:

  • Antropologia;
  • Comunicação Instrucional
  • Comunicação Política;
  • Criação Publicitária;
  • Direção de Arte;
  • Fotografia Publicitária;
  • Gestão Estratégica de Marketing;
  • Legislação e Ética Publicitária;
  • Língua Portuguesa;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Psicologia da Comunicação;
  • Semiótica.

Alguns cursos oferecem disciplinas voltadas para áreas específicas, como propaganda política e institucional. Atualmente, muitos incluem conteúdos de redação e publicidade nas mídias sociais.

Disciplinas de administração complementam a formação. Independentemente da habilitação e dos conteúdos oferecidos, a formação costuma durar em média quatro anos e é necessário apresentar um trabalho de conclusão o curso para obter o diploma da faculdade.

Na maioria das universidades, o curso de Publicidade e Propaganda é uma habilitação de Comunicação Social, então fique atento quando for fazer sua inscrição!

Estágio e TCC em Publicidade e Propaganda

estágio não é sempre obrigatório; algumas faculdades exigem apenas a monografia ou TCC para a conclusão do curso. Nesta graduação o TCC é usado no portfolio do aluno.

Quanto custa a faculdade de Publicidade e Propaganda?

Se você está em dúvida sobre o valor do curso de Publicidade e Propaganda, saiba que a média do curso presencial é de R$ 700,00 e na modalidade EAD, a mensalidade média fica em torno de R$ 400,00. No entanto, as mensalidades podem mudar bastante de acordo com a instituição de ensino, a modalidade e o turno escolhido.

Onde estudar Publicidade e Propaganda?

Existem diversas universidades autorizadas e credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Publicidade e Propaganda em todo o país, sendo a maioria faculdades privadas.

Tantas opções assim podem mais atrapalhar do que ajudar na hora de escolher onde fazer o curso de Publicidade e Propaganda. É por isso que a gente já fez uma triagem para você, separando boas instituições de ensino que contam com o reconhecimento e a boa avaliação do MEC. Confira:

  1. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)
  2. Centro Universitário UniFavip
  3. Centro Universitário Internacional (Uninter)
  4. Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)
  5. Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC)
  6. Universidade de Grande Rio (Unigranrio)
  7. Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)
  8. Centro Universitário UniFanor
  9. Universidade Presbiteriana Mackenzie
  10. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  11. Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  12. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
  13. Faculdade Cásper Líbero
  14. Universidade de São Paulo (USP)
  15. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O que estudar para o vestibular de Publicidade?

O curso de Publicidade e Propaganda exige empenho de quem o faz, mas o mercado está de portas abertas para os profissionais que tomam iniciativa em mostrar o seu valor. Como você deve ter percebido, nem só de arte e criação vive quem atua nessa área. É preciso se atualizar constantemente sobre técnicas e estratégias que inovam o mercado.

Isso vale na hora de estudar para o vestibular. Para se dar bem na prova e ingressar na universidade desejada é preciso selecionar o que estudar para o processo seletivo de forma que os conteúdos se relacionem de alguma maneira, principalmente se o seu maior objetivo for alcançar um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que ele é um dos que mais cobra questões interdisciplinares.

Uma dica essencial é treinar fazendo simulados. Isso irá fazer com que você se habitue ao estilo do vestibular que vai prestar e conheça o modelo de prova, suas peculiaridades e se acostume com o tempo oferecido para realizar as questões. Assim, quando o grande momento chegar, já estará adaptado e conseguirá realizar a prova com calma.

Outra maneira de completar o aprendizado, alinhando parte prática com teórica, é ler o edital da prova. É lá que você encontra as informações relativas àquilo que é cobrado no vestibular, o chamado conteúdo programático, além da relação de livros e filmes, quando existentes.

Como estudar Publicidade e Propaganda pagando menos?

Hoje em dia existem cada vez mais formas de pagar a faculdade sem passar aperto financeiro. Afinal, são diversos os programas que auxiliam os estudantes brasileiros para que possam arcar com as despesas de uma graduação nas instituições de ensino privadas. Iremos apresentar as principais para você!

Bolsa de estudos em Publicidade e Propaganda

As bolsas de estudos também estão disponíveis para ajudar com os valores das mensalidades da faculdade de Publicidade e Propaganda. Existem diferentes opções dentro dessa alternativa, já que você pode encontrar bolsas de estudos que são oferecidas pela própria universidade ou por outras instituições.

Com isso, o valor de cobertura e desconto sob a mensalidade pode variar, assim como os critérios para conseguir a bolsa de estudos e as regras para mantê-la. Na maioria dos casos os alunos bolsistas precisam ter uma média alta nas avaliações de cada disciplina e manter frequência nas aulas, de forma que não percam o benefício.

Veja tambémQuero Bolsa e Prouni – onde procurar por bolsas de estudos?

É possível conseguir bolsa de estudos pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), direto na universidade ou com o Amigo Edu – que oferece descontos de até 80%!

Essa é uma ótima opção para os alunos que querem conseguir uma forma de desconto nos valores pagos a cada mês para as universidades em que fazem graduação. Nossa dica é: estude as possibilidades de bolsa de estudos e entenda como cada uma funciona. Dessa forma, você pode escolher a que for melhor para você.

Cta Bolsa De Estudos Amigo Edu

Financiamento estudantil em Publicidade e Propaganda

Outra possibilidade de fazer o curso de Publicidade e Propaganda pagando menos é utilizando o financiamento estudantil, que funciona como um empréstimo e que pode ser tanto concedido por empresas privadas quanto pelo governo federal.

Com o financiamento estudantil, ainda é preciso pagar certos valores e ter alguns gastos com a sua educação, mas em algumas alternativas você pode pagar ao longo dos anos. No entanto, é importante ver isso como um investimento em você, na sua carreira e no futuro da sua vida profissional.

Por exemplo, com o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), um programa do governo federal, o estudante de Publicidade e Propaganda cursa os quatro anos de duração do curso sem pagar as mensalidades do financiamento porque o início do pagamento é após a finalização do curso.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

O Fies utiliza alguns critérios para selecionar quem será beneficiado, sendo eles: ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e não ter zerado a redação, e comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa, entre outros fatores.

E também existe os financiamento estudantil privado, como o Pravaler, que possibilita o acesso ao ensino superior com parcelas que não se acumulam e com opções de preços que se ajustam ao seu orçamento. E não precisa ter feito o Enem nem comprovar renda familiar.

Você pode descobrir quanto ficará o seu financiamento estudantil para o curso de Publicidade e Propaganda com a gente em poucos cliques!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter