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Por que utilizar o método de estudo Robinson? Por que utilizar o método de estudo Robinson?

Por que utilizar o método de estudo Robinson?

Você com certeza já pensou que poderia melhorar seu aproveitamento nos estudos, já que nos dias de hoje se distrair é muito fácil. A oferta de informações é cada vez maior, e muitos se perguntam: como manter o foco?

Algumas técnicas propõem a ampliação desse aproveitamento, como no caso do método Robinson, que é adotado em cursos preparatórios e diferentes processos seletivos. Por isso, preparamos esse artigo para te apresentar todas as informações necessárias para entender o método de estudo Robinson.

Vamos lá? Boa leitura!

Quando surgiu o método de estudo Robinson?

O Método de estudo Robinson é datado de 1946, e foi criado por um psicólogo chamado Francis Pleasant Robinson.

Naquela época, Robinson pretendia ampliar o aproveitamento acadêmico para os estudantes, que não realizavam uma exploração satisfatória dos conteúdos e não interagiam da maneira esperada às aulas, com comprometimento da aprendizagem.

Para apresentar o método, Robinson escreveu e publicou o livro Effective Study que continha a técnica bem sucedida para a fixação de conhecimentos. No livro, o autor sugeria formas de estudar com a leitura de apostilas, livros, jornais, artigos e outros materiais contendo diversos conhecimentos.

Em geral, o método pode ter boa aplicação para quem quer se preparar para vestibulares, concursos ou precisa estudar em cursos à distância. Com a técnica, os estudantes podem organizar uma rotina com mais resultados.

Qual o objetivo das técnicas de estudo Robinson?

As técnicas de estudo vindas do Método de estudo Robinson objetivam ampliar o rendimento acadêmico dos estudantes. Em síntese, busca-se uma aprendizagem com mais significado e efetividade, considerando as dificuldades percebidas para a aprendizagem.

Na aplicação destas técnicas, é importante montar um cronograma fixo de datas e conteúdos, para a preparação e noção do que deve ser trabalhado durante todo o período necessário. É importante apontar que as técnicas do método devem ser combinadas com uma série de ações, no caso de um estudante de vestibular, com a realização de simulados e questões, seguindo alguns passos ordenados.

Vamos conhecer um pouco mais das técnicas propostas pelo Método Robinson:

Explorar

A técnica de Explorar é uma das principais quando se fala em Método Robinson. Assim, se propõe que o estudante faça uma exploração do material a ser estudado. Nesse caso, a orientação principal é a de que seja feita uma análise superficial do material a ser estudado. O estudante deve ler com atenção:

  • Títulos
  • Subtítulos
  • Resumos
  • Destaques
  • Informações principais

O objetivo desta primeira técnica é criar familiaridade dos estudantes com os conteúdos, assim, pode-se conhecer a estrutura textual, a organização dos conhecimentos, a separação dos conteúdos e categorização das definições necessárias.

Não se busca, nesse primeiro momento, um entendimento profundo do que está escrito. É natural que o estudante sinta que já precisa entender tudo na primeira leitura, mas segundo o Método Robinson, deve-se respeitar o momento exploratório que é um dos elementos fundamentais para uma aprendizagem bem sucedida.

Perguntar

A técnica de Perguntar vem após todo o percurso exploratório do material, e depende de uma boa exploração anterior.

Sendo uma sucessão de fatores, o estudante deve anotar todas as dúvidas surgidas com a primeira leitura exploratória, desde palavras até conceitos que não ficaram muito claros, ou até explicações que precisem ser complementadas e não se resolvem somente com a leitura.

É indicado que as possíveis dúvidas sejam formuladas em formato de perguntas, que podem estar escritas em pequenos tópicos ou frases maiores. Muitas respostas podem constar no próprio material, e outras não.

Após a formulação das perguntas, o estudante pode fazer uma ampla busca por respostas do que não ficou muito claro durante a leitura exploratória, e assim garantir um maior repertório de conhecimentos para as fases posteriores, que incluem um maior aprofundamento nos assuntos estudados.

Ler

Muitas pessoas pensam que a técnica de Ler é a primeira, mas deve-se ter atenção para o que é uma leitura exploratória e uma leitura aprofundada.

Após a exploração, elaboração de questões e a busca por respostas, o estudante deve fazer uma nova leitura. Essa, com novos repertórios e menor quantidade de dúvidas com relação a inicial, terá mais detalhes e imersão no assunto estudado.

A proposta desta técnica é fazer com que o estudante tenha um olhar analítico e possa distinguir criticamente dentro do material, com maior ação nas próprias argumentações e conclusões, sem que a leitura seja desprovida de significado e deixe de movimentar estruturas de saber.

Sendo assim, nesta fase do Método Robinson se espera que o aluno consiga identificar quais são os pontos-chave principais do material numa capacidade de síntese e organização de conhecimentos.

Rememorar

Na técnica de Rememorar, o estudante já explorou, perguntou e leu com maior aprofundamento todas as questões do texto, e, durante a leitura, pôde elencar os pontos-chave e organizar os conhecimentos.

Após a organização dos conhecimentos, a rememoração pode garantir que o estudante consiga resumir os conhecimentos do material da maneira que faça mais sentido com os objetivos de estudo.

O aluno deve, assim, organizar todos os tópicos mentalmente e escrever com as próprias palavras tudo o que entendeu. É nessa fase que se entende o que foi mais relevante na leitura e o que pode não ter sido compreendido muito bem.

Revisar

A técnica de Revisar é a fase final do Método Robinson. Após todos os passos anteriores, o estudante deve voltar ao começo e revisar se tudo foi feito corretamente.

Vale a pena, por exemplo, voltar às explorações e verificar se tudo foi anotado de acordo com o texto, ou se algum conceito passou despercebido. E caso se perceba algum erro durante a revisão, pode-se fazer uma nova pesquisa. Se necessário, o estudante deve realizar uma nova leitura aprofundada, fazendo novas anotações e sínteses, e conferindo se o resumo condiz com as ideias articuladas no material estudado.

Por fim, o estudante deve realizar uma análise final do conteúdo, corrigindo possíveis deficiências e encerrando o estudo. Tente aplicá-lo nos seus estudos, principalmente nos conteúdos que te trouxeram mais dificuldade nos últimos tempos. Queremos que você potencialize sua aprendizagem!

Agora que você já sabe tudo sobre Método Robinson, veja também:

Texto escrito por: PRAVALER
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