Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Contabilidade: saiba como se tornar contador Curso de Contabilidade: saiba como se tornar contador

Curso de Contabilidade: saiba como se tornar contador

Controlar receitas, despesas e lucros de pessoas físicas e empresas. Coordenar e orientar os registros de negócios, compras, vendas, investimentos e aplicações. Interpretar eventos econômicos e orientar companhias para decisões que afetam negócios. Estas são somente algumas das funções que fazem parte do dia a dia de profissionais formados no curso de Contabilidade ou Ciências Contábeis.

Com um olhar amplo, que leva a importantes decisões quanto a investimentos, o contador também é o profissional que registra os fatos e atos administrativos, responsabilizando-se por pagamento de tributos, auditoria e perícias contábeis.

Um egresso do curso de Contabilidade é um profissional que aprende a ter uma visão gerencial, sendo capaz de acompanhar e auxiliar a traçar definições de estratégias de negócios, vislumbrando oportunidades que impactam financeiramente a vida de empresas. As oportunidades de trabalho para este profissional estão em empresas de todos os ramos, também em instituições financeiras e multinacionais ou, partindo para o empreendedorismo, abrindo sua própria empresa ou prestando serviços particulares.

Continue a leitura e saiba tudo sobre o curso de Contabilidade e como se tornar contador!

O que faz um contador?

Detentor de diversas informações contábeis das empresas, o contador tem atribuições bem além das análises financeiras ou de elaboração de relatórios. Um dos motivos para o crescimento da importância do profissional e das suas atribuições, é que, desde 2008, o Brasil passou a seguir os normativos internacionais de contabilidade.

Isto trouxe mudanças para o perfil do profissional de Contabilidade, bem como para sua visibilidade. Se antes o contabilista ou cientista contábil era visto como um guardião dos registros das transações de uma empresa, hoje ele tem uma função de analista, contribuindo para a tomada de decisões.

O “novo” contabilista, também chamado de contador, hoje é mais cobrado pelas atribuições e importâncias já descritas. Por isso, precisa ir além da graduação para ter destaque. Pós-graduação, MBA, inglês, informações sobre o mercado financeiro e o cenário econômico são atributos que se tornam requisitos básicos da profissão.

Entre as oportunidades para o profissional formado no curso de Contabilidade estão o trabalho na área de Recursos Humanos e na área tributária de empresas, gerência financeira, auditoria, perícia contábil ou judicial. Há ótimas e constantes ofertas também no setor público. Como as micro e pequenas empresas costumam terceirizar o serviço contábil, uma grande oportunidade é abrir a própria empresa, atendendo a vários clientes.

Como é o curso de Contabilidade?

O curso de Contabilidade é encontrado nas universidades brasileiras nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Todas elas emitem diplomas válidos no país inteiro, desde que o curso e a instituição de ensino sejam reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Também possui o tecnólogo de Contabilidade como uma das opções.

Curso técnico em Contabilidade

O curso técnico em Contabilidade é um caminho mais curto para quem deseja atuar na área, pois a duração total do curso pode variar entre 12 e 18 meses, dependendo da instituição em que você se matricular. A vantagem do curso técnico é a duração, que é bem menor, mas para cargos maiores, o curso superior acaba pesando bastante no mercado de trabalho.

Atualmente o aluno formado em técnico em Contabilidade pode tirar o CRC (Conselho Regional de Contabilidade).

Graduação em Contabilidade

A graduação em Contabilidade é uma formação de nível superior que confere grau de bacharel, o que significa que forma profissionais com uma visão abrangente da área, capazes de trabalhar em diversos ramos das Ciências Contábeis, em bancos, empresas de setor privado ou até mesmo abrir seu próprio escritório.

A duração média dessa graduação é de quatro anos, e você pode encontrá-la na modalidade EAD, presencial e semipresencial.

Pós-graduação em Contabilidade

Existem duas modalidades de cursos de pós-graduação em Contabilidade:

  • Lato Sensu: Especializações e cursos de MBA (Master Business Administration).
  • Stricto Sensu: Aspectos Acadêmicos de Formação, ou seja, para quem deseja entrar na área da pesquisa ou se tornar professor.

Se o seu objetivo é realizar uma especialização que te auxilie diretamente na sua profissão, a pós lato sensu é a mais indicada. Ela possui uma duração mínima de 360 horas e também é encontrada nas modalidades EAD, presencial e semipresencial.

Quanto tempo dura um curso de Ciências Contábeis?

O curso de Ciências Contábeis no nível superior tem uma duração média de 8 semestres (4 anos), já o tecnólogo de Contabilidade tem uma duração menor, podendo variar entre 12 e 18 meses, dependendo da instituição de ensino.

Qual o valor do curso de Ciências Contábeis?

A média da mensalidade do curso de Ciências Contábeis é de R$ 169,90, mas existem diversos fatores que podem fazer este valor mudar bastante, como por exemplo a modalidade, a universidade e o campus. Esse valor é referente ao ingresso na faculdade, ou seja, o primeiro semestre.

Como é a faculdade de Ciências Contábeis?

Com 4 anos de duração, algumas instituições têm ênfases diferenciados, como UnB e FSA, com o curso de Ciências Contábeis e Atuariais, ou com ênfase em Informática (Cesupa) e Controladoria (Fames). O estágio não é sempre obrigatório; algumas faculdades exigem apenas a monografia ou TCC para a conclusão da graduação.

Matérias da faculdade de Ciências Contábeis

O curso de Contabilidade tem algumas disciplinas que são básicas, como Sociologia, Português, Economia, Direito e Administração. Também fazem parte do corpo de matérias as disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, tais como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeira. Planejamento Tributário, Legislação Comercial, entre outras, também são aulas que fazem parte do curso de Contabilidade, assim como Auditoria e Perícia, presentes a partir do terceiro ano.

Curso de Contabilidade a distância x presencial

O curso de Contabilidade, independente da modalidade, seja ela presencial ou EAD, precisam seguir as mesmas diretrizes curriculares, portanto a base de conhecimento é a mesma para os alunos das duas modalidades. As diferenças entre as duas se dá na flexibilidade de horários e ao valor, que na maioria das vezes a opção em EAD é um pouco mais barata.

Como ingressar na faculdade de Ciências Contábeis?

Há oportunidades tanto em faculdades públicas quanto nas particulares, basta você conhecer como funciona, estar ciente das regras e segui-las cuidadosamente.

A seguir vamos te mostrar algumas opções para ingressar na faculdade de Ciências Contábeis. Confira!

Sisu para Ciências Contábeis

Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um processo seletivo que oferece vagas em cursos presenciais de instituições públicas de ensino superior. O critério de classificação é o resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) mais recente.

Levando em consideração o Sisu 2022 o curso de Ciências Contábeis teve como nota de corte média  633.49 pontos ,considerando a menor nota de corte de 525.05 pontos e a maior nota de corte de 742.81 pontos.

CTA Simulador Sisu: descubra suas chances de aprovação

Financiamento estudantil  para Ciências Contábeis

Você que quer ingressar no curso de Ciências Contábeis usando o financiamento estudantil, temos algumas opções, entre elas o Fies e o Pravaler.

Ao início de cada semestre letivo, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) abre inscrições para os candidatos que desejam concorrer a um contrato de financiamento estudantil. Os selecionados contam com o auxílio do governo federal para o custeamento das mensalidades do curso, até a sua conclusão. Após o fim da graduação, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

Já o Pravaler tem mais de uma década de experiência em financiamento estudantil privado e neste período já ajudou mais de 300 mil alunos a realizarem o sonho de estudar. Além disso, possui mais de 500 universidades parceiras. O aluno pode usar o financiamento para cursos presenciais e a distância, podendo utilizar o crédito estudantil em conjunto com outros benefícios, como o Prouni e bolsas de estudo das faculdades.

Para os cursos de graduação, como o de Ciências Contábeis, é permitido financiar apenas um semestre de cada vez, mas o aluno pode recontratar a cada novo semestre, até financiar o curso integralmente. O processo de contratação é muito simples, realizado pela internet, com envio de documentação totalmente online.

CTA faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler

Bolsa de estudos para Ciências Contábeis

Em algumas faculdades particulares existe a opção de bolsa de estudos, sendo ela parcial ou até integral, de acordo a situação de cada candidato. Os critérios varia para casa instituição, podendo ser pela sua nota no vestibular, a nota no Enem, renda familiar, até mesmo um estagio na própria universidade.

Uma outra opção de bolsa é o Prouni (Programa Universidade para Todos), que é um programa do governo federal que oferece bolsa de estudos parciais (50%) e integrais (100%) em instituições de ensino privada.

Veja também: Quais são os requisitos para ganhar bolsa do Prouni?

Também tem a opção de bolsa de estudos do Amigo Edu, onde você pode conseguir uma bolsa de até 80% no seu curso de Ciências Contábeis!

Melhores faculdades para estudar Ciências Contábeis

Confira uma lista de faculdades autorizados pelo MEC que oferecem o curso de Ciências Contábeis:

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter