Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Ensino superior: saiba até onde você pode chegar! Ensino superior: saiba até onde você pode chegar!

Ensino superior: saiba até onde você pode chegar!

Atualmente, a Educação Básica é composta por Educação Infantil (Maternal, Pré I e Pré II), Ensino Fundamental (1º a 9º ano) e Ensino Médio (1ª à 3ª série). Quem prossegue com os estudos depois disso ingressa no Ensino Superior.

No entanto, o Ensino Superior também é formado por etapas que podem confundir os calouros e veteranos. Conheça as principais delas no nosso post de hoje e tire todas as suas dúvidas!

O que é ensino superior?

O ensino superior, também conhecido como educação superior, é o nível de educação que se segue após o ensino médio ou equivalente. Ele engloba uma variedade de programas acadêmicos, incluindo cursos de graduação (bacharelados), cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), programas profissionais e técnicos avançados.

O ensino superior é oferecido por universidades, faculdades, instituições técnicas, escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Veja abaixo os tipos de curso superior e suas características.

Infográfico Tipos De Ensino Superior (1)

Tipos de graduação

Os cursos de graduação representam a primeiríssima fase do ensino superior e desempenha um papel fundamental na formação educacional e na preparação para carreiras profissionais. Existem diversos tipos de graduação, e cada um deles tem suas características e importância. Aqui, você tem a possibilidade de escolher a sua área de interesse e os diferentes tipos de graduação:

Bacharelado

O tipo mais comum de graduação é o bacharelado, que forma profissionais para o mercado de trabalho. Praticamente todas as áreas oferecem o título de bacharel para os seus graduandos. Talvez, o exemplo mais famoso disso é o bacharel em Direito. Quem conquista um diploma nesse curso e nessa modalidade pode conduzir sua carreira de forma a se transformar em advogado ou juiz.

O bacharelado, que possui tempo de duração entre 4 e 6 anos, é o tipo mais comum de graduação e oferece uma formação ampla em uma área específica, como Engenharia, Medicina, Direito, Ciência da Computação, entre outras. É voltado para profissões que exigem conhecimento profundo e especializado.

Licenciatura

Por sua vez, a licenciatura tem o objetivo de formar os graduandos para que eles possam ensinar o seu ofício a outras pessoas. Foi esse o diploma que os seus professores de Ensino Fundamental e Médio conquistaram! Normalmente, os currículos dos cursos de licenciatura contam com disciplinas da área de Educação, como gestão escolar, didática e metodologias de ensino, além de estágios obrigatórios em escolas.

O curso de licenciatura, que dura entre 3 a 4 anos, capacita os estudantes para se tornarem professores. É essencial para quem deseja atuar na educação básica, transmitindo conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento de futuras gerações.

Tecnólogo

Também conhecido como graduação tecnológica, o tecnólogo costuma ser mais curto que as outras modalidades e é muito requisitado no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena conhecê-lo melhor. O currículo da graduação tecnológica é totalmente voltado para atender às demandas do mercado. As disciplinas focam nos conhecimentos práticos e na habilitação do aluno para a busca de soluções.

Os cursos tecnólogos, com tempo de duração entre 1 ano e meio e 3 anos, oferecem formação mais prática e específica em áreas como Gestão, Marketing, Logística, Design, entre outras. Preparam os alunos para atuar no mercado de trabalho de forma rápida e eficaz.

Tipos de pós-graduação

Com o diploma de um curso de graduação em mãos, você pode fazer uma pós-graduação e aprofundar seus conhecimentos na área que escolheu. A pós-graduação tem como objetivo oferecer um nível mais avançado de estudo e especialização em uma área específica. Existem diversos tipos de pós-graduação, cada um com características e objetivos diferentes. Confira os diferentes tipos de programas:

Especialização

É o curso de pós-graduação ideal para profissionais que desejam aprofundar conhecimentos técnicos ou buscam atualização na área em que atuam. Diferente do bacharelado e do tecnólogo, aborda temas específicos. A especialização profissional é uma boa pedida quando você já está há algum tempo no mercado de trabalho e deseja adquirir novos conhecimentos para se reinventar como profissional ou ascender na carreira.

MBA

A sigla MBA significa Master in Business Administration (ou Mestre em Administração de Negócios). Basicamente, é um curso de formação de executivos em áreas como Finanças, Marketing e Recursos Humanos. Apesar do nome, o MBA não é reconhecido como um mestrado aqui no Brasil. Ele é entendido apenas como uma especialização dentro da área de Administração de Empresas.

Mestrado

Tradicionalmente, o mestrado é o primeiro curso de pós-graduação realizado por aqueles que se formaram na faculdade e pensam em seguir carreira acadêmica (fazer pesquisas e dar aulas no ensino superior).

Nos últimos anos, também surgiram vários programas de mestrado profissional. O objetivo desse tipo de curso é aprofundar conhecimentos técnicos e científicos indispensáveis para o dia a dia no mercado de trabalho.

Doutorado

O doutoradoDoutorado: saiba tudo sobre essa pós-graduação  é o diploma mais alto que qualquer aluno pode conquistar no Brasil. É indispensável para aqueles que pretendem atingir os mais altos níveis da carreira acadêmica.

Para obter o título de doutor, o aluno precisa propor, pesquisar e defender uma tese com algum grau de ineditismo em sua área. Os programas tendem a durar tanto quanto um bacharelado ou uma licenciatura.

Pós-doutorado

Ao contrário do que muita gente pensa, o pós-doutorado não é a última etapa do ensino superior! Ele não é obrigatório, não oferece diploma e não conta como um grau acadêmico. Mesmo assim, essa modalidade pode ser bem interessante para quem acabou de concluir o doutorado e deseja estender sua pesquisa. O trabalho final pode ser um relatório de extensão, um artigo científico ou uma inovação tecnológica.

Como ingressar no ensino superior?

O ensino superior desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados, na geração de conhecimento e inovação e no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. É uma parte essencial do sistema educacional em muitos países e desempenha um papel crucial na formação das futuras gerações e no progresso da sociedade como um todo.

Para ingressar num curso superior pagando menos, é possível financiar os estudos, seja na graduação ou pós-graduação, com o Pravaler.

O Pravaler oferece crédito estudantil para que os estudantes possam financiar seu curso superior em faculdades privadas. Ao todo, são mais de 500 instituições de ensino parceiras espalhadas por todo o Brasil. Será que sua faculdade dos sonhos é uma delas? O processo para contratação do financiamento estudantil é zero burocrático e 100% online. Conheça mais abaixo!

Prv_novos_ctas_veteranos_2

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter