Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Por que a mensalidade da faculdade aumenta? Entenda os reajustes! Por que a mensalidade da faculdade aumenta? Entenda os reajustes!

Por que a mensalidade da faculdade aumenta? Entenda os reajustes!

Quem estuda em universidade particular sabe como a mensalidade pode variar ao longo do tempo. Na maioria dos casos, isso acontece por conta das transformações que acontecem na própria economia do país.

Para não ser pego de surpresa, é importante que o estudante entenda alguns aspectos da sua mensalidade, como taxa de juros e possibilidade de reajustes. Pensando nisso, reunimos algumas informações essenciais, confira!

Como é calculada a mensalidade da faculdade?

Para calcular o valor das mensalidades, multiplique o número de créditos a serem cursados no semestre pelo valor do crédito no respectivo curso e divida por 6 (número de meses do semestre). O valor resultante corresponde à parcela mensal a ser paga pelo aluno naquele semestre.

Como funciona o reajuste na mensalidade da faculdade?

O reajuste na mensalidade da faculdade é um processo importante para garantir a saúde financeira da instituição no próximo ano. Para chegar a um valor adequado de reajuste de mensalidade, os gestores geralmente levam em conta a adequação das despesas para o período, a evasão ou a captação de alunos, o índice de inadimplência na faculdade, novos investimentos, melhorias de infraestrutura, reajuste salarial de professores, entre outros fatores.

Para entender o reajuste de valores, a primeira coisa é saber o que são juros. Basicamente, o juros é a remuneração recebida por quem empresta seu dinheiro. É como se a pessoa que pegou determinado valor tivesse que pagar pelo uso dessa quantia ao longo do tempo até devolvê-la. Os juros estão presentes na maioria das operações financeiras. Caso um indivíduo queira comprar ou financiar algo e não tenha o dinheiro necessário para isso, precisa pegar a quantia emprestada e pagar com um acréscimo.

A taxa de juros é influenciada por vários fatores, como o risco envolvido no empréstimo, o fato do dinheiro não ser investido em outra coisa e os custos da operação. As expectativas quanto à inflação também são determinantes.

Agora, para fazer o cálculo do reajuste da mensalidade, primeiramente, é válido saber que não existe um uma regra que defina um limite para o valor do reajuste, nem para a aplicação de descontos. No entanto, a recomendação é sempre usar o bom senso e o diálogo para tratar este assunto com os estudantes.

Outro ponto importante é que a faculdade deve, obrigatoriamente, comunicar o reajuste na mensalidade até 45 dias antes do prazo final para a matrícula.

Reajuste pela inflação

A inflação é o aumento generalizado e persistente nos preços de produtos e serviços. Quando isso acontece, o dinheiro da população passa a valer menos e, consequentemente, seu poder aquisitivo diminui. Diversos fatores podem contribuir para a inflação, como emissão exagerada de dinheiro, demanda maior que a capacidade produtiva ou aumento nos custos de produção.

No Brasil, a inflação é medida por vários índices. Alguns dos principais são:

  • Custo Unitário Básico (CUB)
  • Índice Geral de Preços (IGP)
  • Índice Nacional do Custo da Construção (INCC)
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC)
  • Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Índice de Preços no Atacado (IPA)

Calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPCA é considerado o índice de inflação de maior abrangência. Atualmente, ele acompanha famílias com renda de até 40 salários mínimos em várias capitais do país.

Dependendo do contrato assinado para conseguir um financiamento estudantil, alunos de faculdades privadas podem ou não pagar juros em relação ao valor emprestado pelas instituições financeiras. Mesmo assim, suas mensalidades podem apresentar “descontos” ou “aumentos”. Isso acontece por conta da inflação: na medida em que o dinheiro ganha ou perde valor, ele precisa ser “corrigido”.

Um bom exemplo disso é o financiamento estudantil privado do Pravaler. Em contratos que não preveem a cobrança de juros, há um reajuste após a 12 meses de assinatura. Nesse caso, o IPCA é usado como base para cálculo.

Reajuste pelo IPCA

O IPCA é a sigla para Índice de Preço ao Consumidor Amplo e é um dos índices de inflação mais tradicionais e importantes do Brasil. Ele funciona como medidor oficial da inflação e é medido mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com a finalidade de oferecer a variação dos preços no comércio para o público, principalmente para quem vive nas áreas urbanas do país.

Para o consumidor final, uma elevação do IPCA significa que alguns itens sofreram reajuste, aumentando seu preço. No financiamento estudantil, por exemplo, esse índice é usado como referência para reajustes de contratos e investimentos, de acordo com a inflação acumulada no ano. Esse reajuste é aplicado sempre que o contrato completa aniversário, ou seja, a cada um ano.

Qual faculdade tem a menor mensalidade?

A primeira coisa que você precisa saber, é que cursos EAD costumam ser mais baratos que os presenciais. Isso acontece porque os cursos a distância não necessitam de uma estrutura física igual um curso presencial.

Os cursos presenciais demandam um número maior de funcionários e, consequentemente, os gastos presentes em uma instituição de ensino superior presencial são maiores. Todos esses gastos de manutenção inferiores presentes em um curso EAD são passados aos alunos através de mensalidades menores.

Algumas faculdades reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação) que têm as menores mensalidades são:

Por que optar pelo Pravaler?

Para muitas pessoas, contar com uma ajuda financeira é um fator determinante para que possam prosseguir com os seus estudos. Nesse caso, o Pravaler pode ser uma boa opção. Para outras, o Pravaler ajuda a dar uma folga no orçamento. Assim, elas não precisam encarar os anos no ensino superior com medo de que suas contas não fechem no fim do mês.

Depois de formados, muitos alunos podem sentir que um financiamento não compensa porque é preciso continuar pagando o dinheiro que foi emprestado. Porém, um diploma de ensino superior abre diversas portas no mercado de trabalho!

Faça uma simulação e veja quanto você irá pagar para estudar com o financiamento do Pravaler.

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter