Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Universidade Estácio: saiba tudo sobre a instituição Universidade Estácio: saiba tudo sobre a instituição

Universidade Estácio: saiba tudo sobre a instituição

A Universidade Estácio é uma das instituições privadas de ensino superior mais conhecidas do país. Com excelência na formação de profissionais das mais variadas especialidades e tradição na modalidade presencial, o grupo também tem se destacado na oferta de soluções para cursos a distância.

Quer saber mais sobre a Estácio e de que forma você pode financiar seus estudos numa das instituições mais conhecidas do país? Então acompanhe este artigo!

Sobre a Estácio

A Estácio tem sua origem na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, onde nasceu, em 1970, a Faculdade de Direito Estácio de Sá. Rapidamente, ela se tornou referência de ensino na área de Direito. Após alguns anos, a instituição começou a incorporar novos cursos de ensino superior e começou a se expandir pela cidade.

Em 1988, a faculdade Estácio tornou-se uma universidade e, em menos de uma década, já possuía unidades em outras cidades do estado do Rio de Janeiro. Depois disso, a instituição só apresentou mais inovação e crescimento, expandindo seus cursos e unidades pelo Brasil. Hoje, está presente em todas as regiões do país.

Na Estácio, independentemente de fazer a graduação no modelo presencial ou a distância, o aluno pode contar sempre com o mesmo padrão educacional na oferta de serviços. A instituição se divide em universidades, centros universitários e faculdades que se distribuem ao longo de todo o território nacional. Independentemente de onde você mora, certamente existe uma unidade da Estácio perto de você.

Estácio Virtual

Por ter a inovação como foco, a Estácio tem se apresentado como uma das instituições mais adaptadas ao contexto do mundo atual, onde a tecnologia tem transformado a realidade das pessoas. Na Estácio EAD, por exemplo, o aluno tem acesso às salas de aula online, podendo conferir o conteúdo do curso sem sair de casa. Além disso, ele consegue consultar toda a bibliografia necessária por meio da Biblioteca Virtual, entrar na Secretaria Virtual para resolver questões burocráticas, além de contar com uma série de outros benefícios.

Na prática, a Estácio usa a tecnologia para simplificar os processos tradicionais, fazendo com que a educação seja possível para todos.

Qualidade acadêmica

Toda essa estrutura montada em conformidade com a evolução tecnológica não teria o mesmo impacto sem a qualidade acadêmica. Nesse sentido, a Estácio conta com mais de 50 anos de tradição, procurando educar para transformar.

Para tanto, os cursos são conduzidos por professores altamente qualificados, seja em Exatas, Ciências Biológicas ou Humanas. O segredo é alinhar esse conhecimento às demandas do mercado de trabalho, levando a ele profissionais com uma formação completa para lidar com as necessidades do dia a dia.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

A faculdade Estácio é boa?

O que há em comum em todos os espaços oferecidos pela Estácio para seus alunos é o padrão de qualidade em termos de infraestrutura. Seja você aluno de um curso presencial, seja do ensino a distância (EAD), o fato é que terá acesso a serviços desenvolvidos com o mesmo foco.

Assim, espaços como o da biblioteca, disponibilizam títulos e volumes na sua versão física ou digitalizada para que os alunos tenham acesso ao conteúdo que precisam. Quando à estrutura física, a Estácio garante o conforto necessário para as pesquisas, mantendo os ambientes climatizados e devidamente organizados para estudo.

Laboratórios

Existem também os laboratórios de informática, nos quais professores e alunos podem contar com softwares atualizados para ter acesso às melhores ferramentas de ensino possíveis.

Todos os laboratórios para pesquisa são desenvolvidos com foco nas necessidades que cada curso apresenta de maneira específica. Assim, eles contam com equipamento próprio, instalações adequadas, mobiliário e ventilação pensados para garantir o máximo possível para as atividades a serem desenvolvidas ali dentro.

Esse raciocínio se estende para todo o campus e as salas de aula. A Estácio é reconhecida por fazer da estrutura de seus cursos um diferencial importante na formação de seus alunos.

Serviços para a comunidade

A Estácio apresenta uma série de serviços para a comunidade que geralmente representam oportunidades interessantes para os alunos se aperfeiçoarem nas atividades às quais se dedicam. Entre eles podemos destacar o Serviço de Psicologia Aplicada, no qual existe a oferta de serviços de plantão psicológico e orientação vocacional para o público.

Existe também o Projeto Saúde do Idoso, que leva palestras, discussão de casos e atividades lúdicas para o público da terceira idade. Já o Atendimento Neurológico Pediátrico é responsável por fazer os alunos conhecerem na prática as etapas evolutivas do desenvolvimento infantil, contando supervisão para também dar início aos procedimentos de intervenção clínica.

Campus e unidades

O fato de a instituição contar com unidades nos 26 estados da federação e no Distrito Federal dá à Estácio um diferencial em relação a outras instituições: a adaptação ao contexto em que se situa. Isso em um primeiro momento pode parecer benéfico somente do ponto de vista da experiência social, mas em longo prazo se reflete também na adaptação das unidades ao mercado de trabalho local.

Esse cenário permite que o aluno passe o tempo relativo à sua graduação ou pós-graduação, vivenciando experiências que mais tarde serão importantes. É isso o que costuma trazer soluções para a comunidade, seja atendendo às necessidades do mercado de trabalho, seja realizando pesquisas para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Tudo isso contando com uma estrutura em que ensino, pesquisa e extensão universitária são articulados dentro de um processo pedagógico no qual a comunidade se insere na vida universitária. Isso diz respeito não somente a atividades empresariais como consultoria e prestação de serviços, mas também a atividades de responsabilidade social e até de esporte e lazer.

Principais campus e polos da Estácio

A Universidade Estácio tem uma presença significativa em todo o Brasil, com campi e polos de aprendizagem distribuídos em diversos estados. Aqui estão alguns dos principais campi e polos:

  • Rio de Janeiro: A sede da Estácio está localizada no Rio de Janeiro, onde a universidade tem vários campi, incluindo o Campus Rebouças, Campus Tom Jobim, Campus Praça XI, Campus Norte Shopping, entre outros.
  • São Paulo: Em São Paulo, a Estácio tem vários campi e polos de aprendizagem, incluindo o Campus Jabaquara, Campus Brooklin, Campus Interlagos, entre outros.
  • Minas Gerais: A Estácio tem presença em várias cidades de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia, entre outras.
  • Bahia: Na Bahia, a Estácio tem campi em Salvador e em outras cidades do estado.
  • Ceará: Em Fortaleza, a Estácio tem o Campus Parangaba e o Campus Via Corpvs, entre outros.
  • Pernambuco: A Estácio tem presença em Recife e em outras cidades de Pernambuco.
  • Distrito Federal: Em Brasília, a Estácio tem o Campus Taguatinga e o Campus Asa Sul, entre outros.
  • Amazonas: A Estácio tem um campus em Manaus, a capital do estado.
  • Acre: A Estácio tem presença em Rio Branco através da Unimeta.

Além disso, a Estácio tem polos de aprendizagem em várias outras cidades e estados para seus cursos a distância (EAD). Esses polos oferecem suporte aos alunos de EAD, incluindo laboratórios de informática, bibliotecas e espaços para encontros presenciais.

Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto

O Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto é uma das unidades da Universidade Estácio localizado na cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. O centro universitário oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação, além de compartilhar o compromisso da instituição com a qualidade do ensino e a empregabilidade dos seus alunos, oferecendo serviços de orientação de carreira, estágios e parcerias com várias empresas.

Estácio Unimeta

A Unimeta, localizada em Rio Branco, no estado do Acre, é uma instituição de ensino superior que faz parte do grupo Estácio, uma das maiores redes de ensino superior privado do Brasil. A Unimeta oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Os cursos oferecidos pela Unimeta abrangem áreas como Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde, entre outras. Alguns dos cursos oferecidos incluem Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Pedagogia, Psicologia, entre outros.

Faculdade Estácio de Macapá (SEAMA)

A Faculdade Estácio de Macapá, também conhecida como SEAMA está localizada capital do estado do Amapá e oferece cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Faculdade Estácio de Juazeiro

A Faculdade Estácio de Juazeiro do Norte está localizada no estado do Ceará e oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação.

A Estácio Juazeiro do Norte também oferece cursos na modalidade de ensino a distância (EAD), permitindo que os alunos que não podem frequentar as aulas presencialmente possam estudar de acordo com sua própria programação e ritmo.

Faculdade Estácio do Amazonas

A Faculdade Estácio do Amazonas, também conhecida como Estácio Manaus, é uma das unidades da Universidade Estácio localizada na capital do estado do Amazonas. A instituição oferece uma variedade de cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância.

A instituição é conhecida por sua infraestrutura moderna, que inclui laboratórios bem equipados, bibliotecas com vasto acervo e espaços para atividades práticas. Além disso, a Estácio Manaus também se destaca por suas iniciativas de pesquisa e extensão, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e social da comunidade.

Quais são os principais cursos da Estácio?

São diversos os cursos oferecidos pela Estácio. Da graduação até a pós-graduação, passando pelos cursos livres, o estudante tem dezenas de opções de cursos espalhados por todo o Brasil, além do EAD, que dá ao aluno a flexibilidade de estudar quando e onde quiser.

Entre os cursos mais tradicionais estão o de Administração de Empresas, conhecido por formar gestores de grandes companhias nacionais e internacionais, Economia, responsável por levar ao mercado especialistas capazes de fazer grandes operações no mercado de capitais, Direito, dando à sociedade profissionais para garantir o respeito às leis existentes, entre outros.

Na modalidade EAD, ganham cada vez mais destaque os cursos voltados para a tecnologia, atendendo a uma demanda que tende a ser o motor da economia do futuro. Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Tecnologia da Informação são alguns exemplos de cursos que devem gerar impacto nos próximos anos.

Como ingressar na Estácio?

Existem várias maneiras de ingressar na Estácio, dependendo do seu nível de educação e do curso que você deseja seguir. Aqui estão algumas das opções mais comuns:

  1. Vestibular Tradicional: A Estácio realiza seu próprio exame de admissão, conhecido como vestibular, em que os candidatos são avaliados com base em uma prova que inclui questões de múltipla escolha e uma redação. As datas e os detalhes do vestibular são geralmente anunciados no site oficial da Estácio.
  2. Vestibular Agendado: Se você não puder participar do vestibular tradicional, a Estácio também oferece a opção de um vestibular agendado, que permite que você escolha a data e a hora que melhor se adequam à sua programação.
  3. Enem: Se você já fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pode usar sua pontuação para se candidatar a um lugar na Estácio. Dependendo da sua pontuação, você pode até mesmo ser elegível para uma bolsa de estudos.
  4. Transferência: Se você já está estudando em outra instituição de ensino superior e gostaria de se transferir para a Estácio, pode fazer isso através do processo de transferência externa.
  5. Segunda Graduação: Se você já possui um diploma de graduação e gostaria de fazer outro curso, a Estácio oferece a opção de segunda graduação, que pode permitir que você conclua o novo curso em um período de tempo mais curto.

Para se candidatar a qualquer uma dessas opções, você geralmente precisará preencher um formulário de inscrição online no site da Estácio e enviar os documentos necessários. O processo exato pode variar dependendo do curso e da modalidade de ensino (presencial ou a distância), por isso é sempre uma boa ideia verificar as informações mais atualizadas e detalhadas no site oficial da Estácio ou entrar em contato com a universidade.

Como estudar na Estácio pagando menos?

Você consegue pagar mensalidades bem menores na Estácio ao contratar o Pravaler, um programa de crédito estudantil que permite que você faça o curso que sempre sonhou sem perder o sono com as parcelas. Independente do período que você esteja cursando, é possível financiar o semestre que está estudando e pagar menos por mês.

Para conhecer o Pravaler, basta escolher o curso e a faculdade, fazer a simulação do financiamento estudantil na nossa plataforma e aguardar a análise de crédito, que sai tem até 24 horas. Com o resultado positivo em mãos, será preciso somente enviar os documentos digitalizados, sem precisar sair de casa para garantir o seu financiamento.

A Estácio é uma das 500 faculdades parceiras do Pravaler. Vale lembrar que é possível financiar os cursos de graduação e pós-graduação presenciais e também os realizados nas modalidades EAD e semipresencial. Se você é do seu interesse fazer parte dessa história, confira as possibilidades que o Pravaler oferece e financie seus estudos.

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude na Estácio com mensalidade reduzida.

Simule seu financiamento e veja como estudar na Estácio pagando menos na mensalidade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter