Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como financiar curso EAD? Veja 4 dicas para escolher a melhor opção! Como financiar curso EAD? Veja 4 dicas para escolher a melhor opção!

Como financiar curso EAD? Veja 4 dicas para escolher a melhor opção!

Para quem já trabalha e deseja conquistar uma graduação e ainda quer estudar gastando menos, os cursos na modalidade EAD (ensino a distância) se tornaram uma alternativa bastante viável para quem deseja iniciar ou aperfeiçoar os estudos. Essa é uma ótima oportunidade de ingressar no ensino superior e para financiar curso EAD, é possível contar com os programas de financiamento que facilitam o pagamento das mensalidades.

O financiamento estudantil privado é a modalidade de financiamento que ajuda o estudante a concluir o curso com menos dificuldade. Confira a seguir quais são as melhores opções disponíveis para financiar um curso EAD e as dicas para você escolher a melhor opção!

Como funciona o financiamento estudantil para EAD?

O financiamento estudantil é uma modalidade de crédito universitário, que funciona de maneira similar a um empréstimo. Atualmente, existem diferentes opções de crédito para os cursos EAD. Cada financiamento possui regras próprias e o aluno precisa avaliar qual é o mais compatível com sua realidade financeira. Atendendo aos requisitos do programa escolhido, o aluno terá acesso ao benefício.

Além disso, a burocracia está cada vez menor e existem opções com taxas de juros bem acessíveis para os estudantes que desejam financiar curso EAD. Mais adiante, vamos conhecer algumas delas.

Como escolher o melhor financiamento estudantil para EAD?

Conseguir um financiamento estudantil para EAD é uma alternativa mais leve para pagar a faculdade sem comprometer o orçamento familiar. Mas, a primeira coisa que você deve fazer é avaliar se o financiamento é a melhor solução para o seu problema e, aí sim, entender em qual serviço será melhor para você.

Pesquise sobre os tipos de financiamento

Os financiamentos estudantis, são divididos em duas modalidades: financiamentos privados e financiamentos públicos. Os financiamentos estudantis privados é um tipo de empréstimo estudantil oferecido por instituições financeiras, como bancos e correspondentes bancários. Já o financiamento estudantil público, representado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é um programa do governo que custeia as mensalidades da graduação, até a conclusão do curso. Depois, o beneficiado deverá devolver o valor financiado pelo governo em parcelas mensais.

Veja também: Mitos e fatos sobre financiamento estudantil.

Para financiar um curso a distância, estudante deverá recorrer a um financiamento estudantil privado, pois o Fies ainda não ampliou e crédito universitário para a modalidade EAD. Em 2021, foi aprovado na comissão de educação da câmara dos deputados o Fies para cursos de graduação e pós-graduação EAD, porém a medida ainda não foi aplicada no programa.

Veja os pré-requisitos para conseguir o financiamento

Os financiamentos estudantis serão concedidos após aprovação da instituição financeira. Para conseguir a linha de crédito universitário, serão analisados alguns pré-requisitos, como renda familiar bruta. Para o financiamento estudantil privado, será necessário apresentar renda própria ou de fiador que suporte o pagamento das parcelas. Já para conseguir o Fies, a renda máxima per capita do candidato não pode superar três salários-mínimos por pessoa para quem deseja concorrer na modalidade Fies e até cinco salários-mínimos para o P-Fies.

Entenda se é possível financiar 100% a faculdade

As mensalidades podem ser financiadas total ou parcialmente, dependendo de diversos fatores. No financiamento estudantil privado, algumas instituições financeiras podem financiar 100% da faculdade ou apenas uma parte. Existem casos também de estudantes com bolsas de estudos parciais, que decidem financiar o restante das mensalidades. Inclusive, alunos que conseguiram a bolsa parcial do Prouni, podem financiar o restante com o Fies.

Fique de olho na taxa de juros

Algumas instituições financeiras podem cobrar juros muito altos, diferente do Pravaler, onde você consegue financiar um curso com juros baixos ou até mesmo sem juros! Além de cursos de graduação presenciais, no Pravaler é possível também financiar cursos de pós-graduação e cursos livres, também na modalidade EAD.

Em resumo, existem muitas opções de financiamento estudantil para educação a distância que podem ajudar o estudante a conquistar sua graduação e se qualificar melhor para o mercado de trabalho. Com um bom planejamento, é possível avaliar e identificar as melhores condições para que o empréstimo estudantil caiba no orçamento.

Uma boa dica para quem busca alternativas para pagar a universidade é entrar no site da instituição em que pretende se matricular. Lá existem diversas informações sobre descontos, bolsas, financiamentos e parcelamentos que são oferecidos para os cursos EAD. Aproveite e assista o vídeo sobre organização dos estudos no EAD!

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: EADPra saber
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter