Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
MBA ou pós-graduação: qual modalidade escolher? MBA ou pós-graduação: qual modalidade escolher?

MBA ou pós-graduação: qual modalidade escolher?

Se você acha que o diploma de graduação deve ser o ponto final da sua vida acadêmica, talvez seja interessante rever seus conceitos. Na realidade, o bacharelado ou a licenciatura representam apenas a porta de entrada para o profissional de destaque em sua área. É preciso ir além, optando pelo MBA ou pós-graduação, cursos de especialização que permitem distanciar você da maioria dos graduados do país.

Por isso, vale a pena saber mais sobre o assunto, entender como funcionam e quais são as principais diferenças entre as modalidades existentes. Acompanhe!

O que é MBA?

Uma vez concluída a graduação, o estudante tem opções para dar continuidade aos seus estudos. Elas podem ser de características diferentes, de acordo com a abordagem escolhida. Em resumo, podemos dizer que existem as especializações de tipo lato sensu e stricto sensu, que se diferenciam em relação ao foco: enquanto os cursos lato sensu se concentram nas demandas do mercado de trabalho, os stricto sensu são mais voltados para a área acadêmica.

Na prática, quem recorre ao lato sensu é aquele profissional que deseja se aprofundar em determinado tipo de técnica ou abordagem profissional, enquanto quem escolhe o stricto sensu é pretende fazer mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

A informação que você precisa assimilar em relação ao MBA é que ele se enquadra na categoria de lato sensu.

O MBA se enquadra na categoria lato sensu e sua sigla significa Master Business Administration, termo em inglês para Mestre em Negócios em Administração. Nos Estados Unidos, o MBA é um tipo de mestrado na área de Administração de Empresas, enquanto que no Brasil o termo foi adaptado para designar um curso voltado para demandas empresariais. Assim, embora originalmente o MBA seja um tipo de mestrado, no Brasil os cursos de MBA são considerados especializações.

Para que serve o curso de MBA?

A função do MBA é desenvolver competências e conhecimento técnico para que o profissional tenha uma visão mais ampla do contexto organizacional, estruturando o pensamento estratégico e uma abordagem mais crítica para a resolução de problemas.

De certa forma, o MBA serve para consolidar e aprofundar os conhecimentos que os profissionais já possuem, melhorando a percepção macro sobre o mercado em que atua para chegar mais preparado aos cargos de gestão e liderança.

Como funciona o curso de MBA?

O MBA tem como particularidade a abordagem voltada para a área de negócios. Nesse sentido, os alunos podem ter contato com ferramentas de gestão para discutir situações-problema reais com que podem se deparar na rotina profissional, além de se beneficiar da experiência dos docentes que, geralmente, trazem para as salas de aula suas experiências como executivos de mercado.

Apesar de existirem cursos de MBA em outras áreas, como Gestão de Pessoas e Marketing, por exemplo, são os pilares da Administração que permeiam a estrutura do curso, fornecendo ferramentas fundamentais para o trabalho de gestão.

Quem pode fazer um MBA?

Ainda que possa ser realizado pelo profissional em qualquer momento da carreira, o MBA é idealmente voltado para profissionais que já estão atuando no mercado de trabalho e já contam com alguns anos de experiência – em alguns casos, esse período de atuação pode até ser exigido para que o profissional siga com a formação.

Tipos de MBA

A oferta de MBA varia de curso para curso. Isso pode acontecer em função da experiência profissional dos alunos, de seus objetivos e até do nível acadêmico que eles apresentam, ou seja, existem MBA para todos os níveis hierárquicos, mesmo os mais elevados.

Alguns dos tipos mais comuns são:

MBA Executivo


São programas mais voltados para a realidade das empresas, sendo geralmente adaptados para determinada demanda. O MBA executivo pode ser pago pelo aluno ou custeado pela companhia, quando ela enxerga nessa especialização uma maneira de qualificar seu corpo profissional.

Accelerated MBA


É uma modalidade que concentra as atividades de toda uma formação em apenas alguns meses, geralmente entre 3 e 4. É uma solução para quem procura se aprofundar em uma demanda específica de forma mais rápida do que na formação tradicional.

MBA EAD


Realizado em ambiente virtual, o curso EAD permite flexibilidade para o aluno, dando a ele condições de acompanhar as aulas e fazer as atividades mesmo em ambiente de trabalho ou em casa. É uma solução nova, mas que tem gerado excelentes benefícios.

MBA duplo


Acontece quando duas instituições firmam parcerias, permitindo ao aluno cursar duas modalidades, mesmo quando são de tipos diferentes. Em geral, essa formação costuma ser mais longa, durando em média 5 anos, mas, em contrapartida, permite uma especialização dupla para o estudante.

O que é pós-graduação?

Como o nome sugere, pós-graduação é qualquer curso realizado após a conclusão do ensino superior. O MBA, assim como a especialização, o mestrado e o doutorado, também é um formato de pós-graduação e é fundamental para quem deseja aprofundar o conhecimento em uma determinada área mais específica, que pode ter sido tratada na graduação de forma mais abrangente e menos detalhada.

A pós-graduação ainda permite um novo direcionamento na carreira caso o profissional trabalhe em uma área que não estudou na faculdade, como por exemplo um profissional que estudou Publicidade e Propaganda mas, de acordo com o percurso de sua carreira, precisa se especializar em Marketing. Esse é um movimento muito comum no mercado de trabalho e possibilita que o profissional se especialize em uma nova área sem precisar realizar outro curso de graduação.

Como escolher uma pós-graduação?

Para escolher uma pós-graduação que realmente esteja alinhada com seus objetivos de carreira, é fundamental analisar quais são suas preferências profissionais atuais. Caso a meta seja uma mudança de rumo, o curso deverá ter relação com a nova carreira almejada para que você adquira bagagem teórica para executar as atividades. Além disso, escolher uma instituição de ensino reconhecida, relevante e com boas indicações de outros alunos pode ser considerado um diferencial importante em seu currículo.

Outro ponto importante é avaliar a sua disponibilidade de tempo para se dedicar aos estudos. Alunos de pós-graduação normalmente já estão inseridos no mercado de trabalho e talvez seja necessário conciliar as duas rotinas. Caso o aluno opte pela modalidade stricto sensu, a exigência pode ser ainda maior, já que há uma grande quantidade de aulas e reuniões com o orientador da dissertação.

Para quem tem um tempo menor para se dedicar e precisa de mais flexibilidade para acompanhar as aulas e estabelecer uma rotina de estudos, os cursos de pós-graduação EAD podem ser uma opção bastante vantajosa.

Como funciona pós graduação?

Um curso de pós-graduação pode funcionar de maneiras bem distintas de acordo com a modalidade escolhida, já que apresentam carga horária e exigências diferentes em cada uma delas.

A modalidade stricto sensu costuma apresentar carga horária bastante rigorosa e tempo de formação de dois anos para o mestrado e quatro anos para o doutorado. Para conseguir a aprovação e seguir com formação, é necessário passar por uma série de etapas que podem variar de acordo com cada universidade, que são:

  • apresentação pré-projeto de pesquisa;
  • análise de currículo profissional;
  • avaliação escrita;
  • exame de proficiência em língua estrangeira;
  • entrevista com a instituição de ensino.

A modalidade latu senso, que inclui as especializações tradicionais e o MBA, tem duração média de 18 meses (ou 360 horas) e confere ao aluno o título de especialista em determinado tema. No caso do MBA, outras exigências podem ocorrer para o ingresso, como um tempo mínimo de experiência no mercado de trabalho na área que será estudada.

Quem pode fazer pós-graduação?

O que qualquer curso de pós-graduação tem em comum é a exigência de que o estudante já possua o diploma de formação de ensino superior. Porém, como você viu no tópico anterior, as demandas podem variar bastante em relação à modalidade escolhida, a instituição de ensino e o tipo de curso (presencial ou EAD).

A pós-graduação, em qualquer que seja o formato, é indicada para profissionais que desejam dar mais um passo na carreira por meio de uma formação acadêmica elevada, que certamente traz um diferencial importante para se destacar no mercado de trabalho ou no meio acadêmico.

Tipos de pós-graduação

É importante saber que cada tipo de pós-graduação tem suas particularidades e podem contribuir de maneiras diferentes de acordo com cada objetivo. Para sanar suas dúvidas, vamos falar sobre cada uma delas a seguir. Acompanhe!

Pós lato sensu


Latu Sensu significa “em amplo sentido” e inclui as especializações e o MBA. No caso das especializações, o enfoque da formação é totalmente direcionado ao mercado de trabalho em qualquer área do conhecimento. O MBA também segue essa premissa, porém, os cursos são estruturados para atender as necessidades da área empresarial. A duração média deste programa varia entre 12 e 18 meses.

Pós stricto sensu


Stricto, em latim, significa “específico”, ou seja, fazendo esse tipo de curso você delimita algo específico para estudar. Essa formação também é chamada de mestrado ou doutorado e, caso o objetivo seja se aprofundar em uma área do conhecimento e fazer disso o seu objeto de estudo, este é o caminho mais recomendado. Ela permitirá que o profissional trabalhe com pesquisas mais complexas, além de habilitá-lo para dar aulas no ensino superior nas principais instituições do país.

Diferente do que acontece na pós-graduação latu sensu, normalmente é exigida a proficiência em língua estrangeira e, no final do curso, deverá apresentar uma dissertação onde defenderá a estruturação do seu estudo. Ao final, os alunos recebem o diploma de mestres ou doutores.

Qual a diferença entre pós-graduação e MBA?

Em relação aos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, a diferença se dá na abordagem. Enquanto o MBA, assim como os demais cursos lato sensu, tem o enfoque profissional, os cursos stricto sensu apresentam uma abordagem mais acadêmica.

O que diferencia o MBA dos demais cursos de pós-graduação lato sensu é o fato de a opção ser voltada para a área de negócios. Além disso, como seu foco está mais em profissionais que objetivam um aprofundamento na gestão empresarial, o curso é recomendado para quem possui experiência mínima, que costuma ser de 3 anos, no mercado ao qual o curso se dedica.

Assim, por ser uma atividade destinada a profissionais com um perfil mais específico, como gerentes e diretores, o MBA se diferencia de cursos lato sensu que não costumam fazer esse tipo de exigência.

Infográfico com comparativo de tipos de pós-graduação: Lato Sensu x Stricto Sensu

O que é melhor pós-graduação ou MBA?

Muitas pessoas acham que o MBA é um tipo de especialização diferente de uma pós-graduação comum. Porém, como já explicamos anteriormente, o MBA também é uma pós-graduação, inserida na modalidade lato sensu. No entanto, o MBA tem algumas particularidades, como a abordagem mais voltada para gestão e negócios, e a exigência, em alguns casos, da comprovação da experiência profissional na área do conhecimento que será estudada no curso.

Nesse caso, o profissional deverá analisar o momento e as expectativas da carreira e como curso escolhido poderá acrescentar em seu objetivo.

Possibilidades de especialização

Além das modalidades de curso (lato ou stricto sensu), é preciso considerar também o seu formato. Com o avanço da tecnologia que permitiu o desenvolvimento do ensino a distância (EAD), hoje já é possível fazer sua pós-graduação sem sair de casa.

Existem também os chamados mestrados e doutorados profissionais, nos quais os alunos desenvolvem, dentro da academia, competências necessárias para o ambiente profissional. A diferença desse tipo de formação em relação ao lato sensu se dá na forma como essas competências são desenvolvidas, por meio de pesquisas mais elaboradas do que as monografias tradicionais.

Existe uma grande oferta de cursos lato sensu no modelo EAD, incluindo o de MBA. É o caso da pós da Estácio, com soluções como MBA em Comunicação Corporativa e MBA em Gestão de Qualidade.

Vale lembrar que existem também mestrados do tipo EAD reconhecidos pelo MEC. É o caso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do ProFis e do Mestrado Profissional em Letras, do Profletras.

Tipos de TCC da pós-graduação

Existem diferenças também em relação ao que o aluno entrega para concluir o curso. Em geral, o lato sensu exige apenas uma monografia, na qual é preciso refletir sobre determinado tema em função daquilo que foi aprendido ao longo do curso. Quando o trabalho é feito a quatro mãos ou mais, o termo utilizado passa a ser TCC, de Trabalho de Conclusão de Curso.

Já o stricto sensu exige uma dissertação, que funciona como um trabalho para validar a atividade. A diferença em relação à monografia é que a dissertação tem maior rigor em relação ao método científico. Vale lembrar que um TCC pode ser uma compilação de textos e trazer conclusões pessoais, sem fundamento empírico, a depender do curso em questão.

Veja também: Coisas que você precisa saber para começar o seu TCC.

É importante diferenciar a dissertação da tese, pois enquanto a dissertação serve para mostrar o domínio do estudante em relação ao tema, a tese precisa contribuir com aquela área do conhecimento, trazendo algo novo. É na tese que o estudante precisa ir mais adiante em relação à dissertação, não apenas investigando algo, mas também tirando novas conclusões que justifiquem sua titulação como doutor.

Assim, para obter o mestrado, o aluno apresenta uma dissertação e para conseguir o doutorado, a exigência é fazer uma tese como trabalho final. Vale ressaltar que independente da modalidade da pós, é necessário formatar seu TCC seguindo as normas da ABNT.

Ficou mais fácil entender para que serve o MBA e as outras modalidades de pós-graduação? Então não deixe de simular o financiamento estudantil da sua especialização com o Pravaler e dê um salto em sua carreira!

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter