Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Modelo de currículo: 15 opções para você baixar e preencher Modelo de currículo: 15 opções para você baixar e preencher

Modelo de currículo: 15 opções para você baixar e preencher

Existe um modelo de currículo adequado para cada fase da vida e objetivo profissional. O estudante que busca uma vaga de estágio, por exemplo, preencherá seu CV de uma forma. Já o profissional experiente, que almeja o cargo de executivo em uma grande empresa, terá um currículo completamente diferente.

Mas as distinções entre um modelo de currículo e outro não se limitam à quantidade de experiências profissionais ou certificações. Para cada situação, há uma forma mais adequada de apresentar as informações, sempre valorizando as características mais pertinentes à vaga.

É importante ter em mente que o currículo é o primeiro contato entre o candidato e o recrutador. Portanto, passar uma boa impressão nessa hora é fundamental para ser chamado para uma entrevista de emprego. Aliás, muitos candidatos são rejeitados simplesmente por não saber apresentar suas qualidades no CV.

Como escolher o modelo de currículo ideal?

O melhor modelo de currículo é aquele que valoriza suas qualidades e demonstra como você poderá contribuir com a empresa. No entanto, não adianta montar um CV de gerente se você busca um cargo de estágio, e vice-versa. Em primeiro lugar, portanto, você deve fazer a si mesmo as seguintes perguntas:

Que tipo de profissional eu sou?

Exemplos: Iniciante, profissional experiente, sênior, etc.

Qual o meu objetivo de carreira?

Exemplos: Estagiário, analista, gerente, diretor, etc.

Depois de encontrar as respostas para essas perguntas, é hora de escolher um modelo de currículo adequado. Para isso, apresentamos aqui 15 modelos de currículo divididos em seis diferentes categorias. Todos os modelos podem ser baixados e editados com suas informações. Confira a seguir!

Modelo de currículo para o Primeiro Emprego

O currículo para primeiro emprego é normalmente o mais difícil de encontrar, principalmente porque faltam experiências para apresentar. Sendo assim, este modelo de currículo deve ser simples, valorizando outras informações, como formação escolar, cursos e trabalhos voluntários.

Modelo de currículo 01

Currículo simples e moderno, com informações objetivas.

Modelo De Curriculo Primeiro Emprego1


Modelo de currículo 02

Currículo simples, com aparência profissional e objetivo.

Modelo De Curriculo Primeiro Emprego2


Esses dois templates de currículo são ideais para estudantes que acabaram de se formar ou ainda estão cursando o ensino médio. Também é recomendado para quem está no primeiro ano de faculdade e não tem muitas experiências.

Modelo de currículo para estudante

O currículo de um estudante deve destacar suas habilidades e potencialidades para compensar uma possível falta de experiência prática. Nesse sentido, vale inserir suas atividades e conquistas acadêmicas para despertar o interesse do recrutador, além de outras experiências que podem ter enriquecido o seu conhecimento, como trabalhos voluntários, intercâmbios, produção de blogs, entre outros. Confira este modelo abaixo.

Modelo De Curriculo Estudante


Modelo de currículo para Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz é um projeto do governo federal criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), que determina a contratação de jovens entre 14 e 24 anos por empresas de médio e grande porte.

Assim como acontece para currículos de estágio ou estudante, muitas vezes é difícil selecionar pontos positivos quando ainda não se tem muita experiência. Neste caso, vale a mesma estratégia: reúna todas as vivências que podem ser úteis em seu novo emprego, como cursos, trabalhos voluntários e habilidades que desenvolveu. E tenha muita atenção com a escrita e possíveis erros de gramática! Veja um exemplo.

Modelo De Curriculo Jovem Aprendiz


Modelo de currículo para Estágio

Do segundo ano de faculdade em diante, é normal que muitos estudantes comecem a procurar por estágio. Essa é uma ótima forma de ganhar experiência na área de formação e ainda conhecer outros profissionais do ramo.

Neste modelo de currículo, você pode citar algum trabalho relevante, cursos e até o link para o seu portfólio online. Além disso, é recomendável incluir uma carta de apresentação, indicado seus objetivos com o estágio.

Modelo de currículo 01

Currículo básico, com informações objetivas.

Modelo De Curriculo Estagio1


Modelo de currículo 02

Currículo cronológico, com carta de apresentação.

Modelo De Curriculo Primeiro Emprego2


Se houver alguma experiência profissional, mesmo que não seja relacionada à área, procure inclui-la no currículo. A partir dessa informação, você pode destacar qualidades como organização, proatividade, pontualidade, entre outras.

Modelo de currículo para Trainee

Diferentemente de um estágio, o cargo de trainee é para estudantes ou recém-formados que querem exercer posições de liderança. Por isso, é importante valorizar experiências que demonstrem que o candidato tem perfil para o cargo.

Modelo de currículo 01

Currículo enxuto, focado no domínio de idiomas e formação acadêmica.

Modelo De Curriculo Trainee1


Modelo de currículo 02

Currículo cronológico, com detalhamento das atividades.

Modelo De Curriculo Trainee2


Neste modelo de currículo, é fundamental destacar conquistas profissionais que provem sua competência. Trabalhos voluntários, experiências internacionais, projetos independentes, organização de eventos, e atuação em empresa júnior também devem ser incluídos.

Modelo de currículo para Recém-formado

Depois de terminar a faculdade, é importante encontrar um modelo de currículo que demonstre seu interesse pela área de atuação. Para isso, procure valorizar sua trajetória profissional e acadêmica, incluindo eventos, prêmios, congressos, cursos extracurriculares e idiomas que domina.

Modelo de currículo 01

Currículo com destaque para idiomas e detalhamento das experiências.

Modelo De Curriculo Recem Formado1


Modelo de currículo 02

Currículo cronológico, com foco nas experiências e design moderno.

Modelo De Curriculo Recem Formado2


Na parte das experiências, liste seus empregos anteriores, estágios, atuação em empresa júnior e até organização de eventos. Em cada tópico, procure elencar as principais atividades e habilidades desenvolvidas.

Modelo de currículo para Especialista

Após algum tempo no mercado de trabalho, é comum procurar por cargos mais elevados. Melhor ainda se o profissional tiver uma pós-graduação, o que lhe confere mais credibilidade. Portanto, profissionais desse nível devem valorizar suas qualificações, resultados e conquistas nas experiências anteriores.

Modelo de currículo 01

Currículo elegante para enumerar experiências e listar habilidades.

Modelo De Curriculo Especialista1


Modelo de currículo 02

Currículo elegante para enumerar experiências e listar habilidades.

Modelo De Curriculo Especialista2


Neste caso, já não é preciso mais listar todas as experiências profissionais. O primeiro emprego ou seus estágios, por exemplo, já podem ficar de fora. O ideal é focar nos últimos 10 anos de carreira, elencando suas passagens mais relevantes e recentes, inclusive mudanças de cargo dentro da mesma empresa.

Modelo de currículo para professor

O professor pode ter dois tipos de currículo, dependendo do nível de ensino que pretende atuar. O professor para ensino fundamental e médio pode optar pelo curriculum vitae, em que apresenta suas experiências anteriores e destaca suas qualificações. Já os que querem se dedicar a docência no ensino superior devem estruturar um currículo dentro da Plataforma Lattes, utilizados por profissionais que dedicam a carreira acadêmica. Veja o modelo de currículo para professor:

Curriculum vitae

Modelo De Curriculo Professor


Currículo Lattes

O Currículo Lattes é uma plataforma desenvolvida e mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil. Ela tem como principal objetivo catalogar e disponibilizar informações detalhadas sobre a produção acadêmica, científica e profissional de pesquisadores, professores e profissionais ligados à área de ciência e tecnologia.

A importância do Currículo Lattes para um professor é indiscutível, principalmente no contexto acadêmico e de pesquisa, pois registra a trajetória profissional do profissional, incluindo formação acadêmica, experiência de ensino, produção científica, participação em eventos acadêmicos, projetos de pesquisa, orientações de alunos, entre outros.

Para criar seu currículo na Plataforma Lattes, acesse http://lattes.cnpq.br/

Modelo de currículo para Gerentes ou Executivos

Quem procura por um cargo elevado, como o de gestor ou executivo, normalmente acumula uma extensa experiência profissional. Além disso, profissionais desse nível dispensam muitas explicações. Portanto, o mais importante é focar em suas realizações nas empresas pelas quais passou.

Modelo de currículo 01

Currículo detalhado, com destaque para as realizações.

Modelo De Curriculo Gestor Executivo1


Modelo de currículo 02

Currículo enxuto, com foco nos projetos e resultados.

Modelo De Curriculo Gestor Executivo2


Nesta fase da carreira, o mais indicado é que o currículo seja simples e direto. Afinal, profissionais que estão neste patamar geralmente são conhecidos no mercado e o CV, em muitos casos, é mera formalidade. Agora que você já sabe qual modelo de currículo escolher de acordo com o seu momento no mercado de trabalho, basta baixar e preencher com seus dados!

Agora que você acessou os modelos de currículo, veja também:

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter