Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de História: como se tornar um Historiador ou Professor Curso de História: como se tornar um Historiador ou Professor

Curso de História: como se tornar um Historiador ou Professor

Na hora de escolher qual carreira seguir, a dúvida pode ser grande. Então, se você já tem alguma ideia do que desejar fazer na faculdade, com certeza já está um passo à frente. Por exemplo, se você é aquela pessoa que gosta das Ciências Humanas e sempre gostou de ler sobre a história do mundo, a identificação com o curso de História é certa!

Vamos saber mais sobre este curso?

Como é o curso de História?

Em todo o país, é possível encontrar dois tipos de formação em nível superior em História: o bacharelado e a licenciatura. Há universidades que oferecem os dois concomitantemente. Outras tem o foco o bacharelado e algumas priorizam o ensino de história. Bacharelado é o grau superior simples. Licenciatura se define por ser uma formação superior que habilita o profissional a dar aulas em qualquer nível.

As duas opções do curso têm matérias específicas do conteúdo de História – ou seja, contemplam não só os períodos históricos, como pré-história, história antiga, medieval ou história contemporânea, como também pela formação das mais diversas regiões, como Brasil, Europa, América, África, etc. Acrescentam-se a isso tudo outras teorias que são necessárias para ter como base o conteúdo de história.

Disciplinas do curso de História

As disciplinas do curso de História podem variar de acordo com a instituição de ensino e a ênfase do currículo, mas geralmente incluem uma combinação de disciplinas obrigatórias e optativas, como por exemplo:

  • Introdução à História
  • Teoria da História
  • Metodologia da Pesquisa Histórica
  • História Antiga
  • História Medieval
  • História Moderna
  • História Contemporânea
  • História do Brasil Colonial
  • História do Brasil Império
  • História do Brasil República
  • História da África
  • História da América Latina
  • História da Cultura Material
  • História da Arte
  • História da Ciência e da Tecnologia
  • História Econômica
  • História Social
  • História Política
  • História Ambiental
  • História das Religiões

Muitas instituições também oferecem disciplinas optativas e seminários temáticos que permitem aos estudantes explorar áreas específicas de interesse dentro do campo da História.

Tempo de duração do curso de História

No Brasil, o curso de graduação em História tem uma duração média de 4 anos, divididos em oito semestres. Durante esse período, os estudantes são expostos a uma ampla gama de disciplinas que abrangem diferentes períodos históricos, metodologias de pesquisa, teorias historiográficas e campos temáticos. Além disso, muitas instituições oferecem a possibilidade de especializações ou ênfases dentro do curso, como História Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea, entre outras.

Quem é formado em História pode trabalhar em quê?

Os profissionais formados em História têm um leque variado de oportunidades de trabalho em diferentes áreas, tais como:

  • Docência: podem atuar como professores de História em escolas de ensino fundamental e médio, além de lecionar em cursos preparatórios para vestibulares e concursos.
  • Pesquisa Acadêmica: têm a possibilidade de ingressar na carreira acadêmica, desenvolvendo pesquisas em universidades e institutos de pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento histórico.
  • Gestão Cultural: podem trabalhar em museus, centros culturais, bibliotecas e arquivos, realizando atividades de curadoria, pesquisa, preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural.
  • Turismo: podem atuar em empresas de turismo cultural, elaborando roteiros históricos, guiando turistas em visitas a monumentos e locais históricos, e desenvolvendo projetos de turismo de memória.
  • Editoração: podem trabalhar em editoras de livros didáticos, desenvolvendo material pedagógico e conteúdo histórico para publicações.
  • Assessoria: podem atuar como consultores e assessores em órgãos governamentais, empresas privadas e ONGs, elaborando projetos culturais, pesquisas históricas e políticas públicas relacionadas à memória e patrimônio cultural.

Veja abaixo com mais detalhes as 2 principais profissões de quem faz o curso de História: Historiador e Professor.

Profissão de Historiador

A profissão historiador não era reconhecida no Brasil até pouco tempo, mas agora tudo mudou e a situação já é oficial. O historiador é aquele que vai estudar o passado das organizações humanas, bem como da própria conduta do homem. Entre esses aspectos, podemos incluir a economia, a cultura, as suas diferentes ideias, o conceito de sociedade de cada época e o cotidiano.

Essa abordagem completa tem como principal foco investigar e interpretar os acontecimentos, sempre buscando aumentar o conhecimento e a compreensão de mundo da raça humana. Para isso, o historiador sempre se baseia em documentos de pesquisa que podem ser manuscritos, documentos em geral, filmes, objetos, etc.

Para exercer essa função, é necessário muito estudo. Inclusive, não é possível parar apenas na graduação, seja nos citados bacharelado ou licenciatura. Será necessário focar em uma pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, o que irá levá-lo a um outro nível em sua profissão.

Professor de História

Para quem deseja seguir a carreira no ensino, é preciso, como vimos, focar no curso de licenciatura em História, que tem matérias específicas voltadas para o ensino da matéria.

As disciplinas pedagógicas são um elemento a mais no curso de História, já que, além das disciplinas voltadas para o ensino, o estudante também terá que cursar as áreas específicas do curso, além de fazer estágios obrigatórios para conquistar seu diploma de graduação.

Qual o valor de uma faculdade de História?

O valor de uma faculdade de História pode variar significativamente dependendo de vários fatores, como a instituição de ensino, sua localização, a modalidade do curso (presencial ou a distância), a qualidade do corpo docente e da infraestrutura oferecida, entre outros. Veja abaixo algumas opções que faculdades que oferecem o curso de História:

Em média, o valor das mensalidades de um curso de História pode variar de algumas centenas a alguns milhares de reais por mês. Para saber quanto irá pagar, simule o valor do curso no nosso site!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ProfissõesPra saber
Tags:
x

Estude História com mensalidade reduzida.

Simule seu financiamento estudantil e veja como pagar menos por mês na faculdade de História.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter