Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Curso de Enfermagem: saiba como se tornar enfermeiro Curso de Enfermagem: saiba como se tornar enfermeiro

Curso de Enfermagem: saiba como se tornar enfermeiro

Se você tem interesse e dom para cuidar das pessoas, a área médica com certeza é o caminho a ser escolhido. Para ficar mais próximo dos pacientes e atendê-los de forma mais efetiva, uma boa opção é o curso de Enfermagem.

Os profissionais de Enfermagem são os responsáveis por cuidar, tratar e por atender os pacientes, junto com os demais membros das equipes da área da saúde. Quer saber tudo sobre essa carreira e como são os cursos universitários? Leia este artigo completo com as principais informações sobre o curso de graduação em Enfermagem.

O que faz um Enfermeiro?

O enfermeiro se dedica a cuidar da saúde de pessoas doentes, trabalhando conjuntamente com outros profissionais, como médicos e nutricionistas. Seu trabalho é voltado para coletar informações sobre a condição de saúde do paciente e definir os procedimentos que serão aplicados pela equipe de enfermagem. Além disso, o profissional trabalha com a administração de medicamentos, curativos, a alimentação e a higiene do paciente.

Como é o curso superior de Enfermagem?

O curso superior de Enfermagem reúne matérias ecléticas e que passam por diferentes frentes do conhecimento. Afinal, a formação dos profissionais desta carreira na área da saúde precisa ser ampla e completa para que eles possam atuar com responsabilidade em cada situação e tendo as habilidades ideais para os desafios do dia a dia.

Ao optar por essa graduação, é interessante analisar as grades curriculares de cada instituição de ensino superior, suas exigências, o corpo docente (isto é, os professores que dão as aulas), a duração do curso e, não menos importante, os valores das mensalidades.

Dessa forma, tendo todas essas informações, você poderá tomar a melhor decisão de qual faculdade escolher para iniciar a sua jornada acadêmica.

Grade curricular do curso de Enfermagem

As disciplinas que fazem parte da matriz curricular de Enfermagem passam tanto pelos conhecimentos de biológicas quanto de humanas e exatas, sendo uma das graduações com mais diversidade de matérias a serem estudadas.

Ao longo dos semestres do curso, o estudante apresentará sobre a Anatomia Humana, Patologia, Imunologia, Psicologia, Citologia, Enfermagem em Primeiros Socorros, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Bioestatística, além de outras tantas áreas de estudo que irão formar o profissional.

Para concluir o curso, também deve ser desenvolvido o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sendo uma pesquisa acadêmica que deve seguir as normas e padrões da faculdade em questão.

Tempo de duração do curso de Enfermagem

Em Enfermagem o tempo de curso tem a duração média de quatro a cinco anos e é quase que, obrigatoriamente, integral, já que a grade curricular é bem extensa. Afinal, os profissionais irão trabalhar com pessoas e precisam conhecer de forma ampla a sua área de atuação.

Estágio em Enfermagem

Após horas de estudos, provas e dedicação, chega enfim o momento de colocar o que foi aprendido em prática. O estágio em Enfermagem pode ser uma das épocas mais aguardadas pelos estudantes, já que será a chance de estar em contato direto com os pacientes, com as vivências da profissão e experimentar a rotina da área.

Sendo uma modalidade obrigatória durante a graduação e a ser cumprida nos últimos semestres do curso, o estágio em Enfermagem é o modelo chamado de supervisionado. Caso não tenha comprovado as horas trabalhadas, o aluno dificilmente conseguirá se formar com diploma.

O estágio desta graduação é remunerado, de modo que o estudante receba a tradicional bolsa-auxílio. Além disso, existem direitos e deveres a serem seguidos, assim como as regras de vestimentas (roupas brancas) e os equipamentos necessários.

Qual o valor de um curso de Enfermagem?

Assim como acontece com as outras graduações tradicionais, o curso de Enfermagem costuma ter um valor diferente em cada instituição de ensino superior. Isso acontece porque cada universidade pode cobrar uma certa mensalidade de acordo com a sua posição no ranking de faculdades, sua localização, sua estrutura, seu corpo docente, grade curricular e demais fatores.

Então, se você se pergunta quanto é um curso de Enfermagem, saiba que a média do valor de um curso de Enfermagem é de R$ 2 mil. No entanto, existem diversas alternativas para conseguir pagar essa mensalidade alta ou para estudar pagando menos ao longo dos semestres, e nós vamos explicar cada opção logo a seguir.

Como cursar Enfermagem pagando menos?

Você sabia que não precisa desistir do seu sonho de ser enfermeiro por causa do valor do curso de Enfermagem? Os preços das mensalidades podem ser uma preocupação para milhares de jovens universitários, mas é legal lembrar que justamente para ajudá-los atualmente há diferentes maneiras de arcar com essas despesas sem sufoco nem dor de cabeça.

Assim, os estudantes podem pagar a faculdade que desejam com programas do governo federal, com as bolsas de estudos e com o financiamento estudantil. Cada modalidade dessa tem algumas características específicas e você pode entender melhor abaixo.

Nota do Sisu para Enfermagem

Após saber qual o valor do curso de Enfermagem, você pode estar em busca de uma forma de estudar sem pagar nada, não é? O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é uma alternativa criada pelo governo federal e pelo MEC (Ministério da Educação) para facilitar o ingresso dos jovens nas vagas disponibilizadas nas universidades públicas.

Para isso, o Sisu utiliza a nota tirada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior como a pontuação de cada candidato, de forma que a seleção seja feita de acordo com as maiores e menores notas dos inscritos no programa.

A nota de corte do Sisu é um dos principais pontos de atenção para conseguir esse benefício e estudar Enfermagem sem apertar o seu orçamento mensal, já que esta pontuação mínima deve ser alcançada na média das avaliações do Enem para que você seja um dos candidatos selecionados.

Todo o processo seletivo é feito de forma online e o aluno pré-vestibulando por acompanhar a sua posição, aprovação e outras informações diretamente no site oficial do Sisu.

CTA simulador sisu

Bolsa de estudos em Enfermagem

Diferentes instituições oferecem as tradicionais bolsas de estudos, de forma que seja uma excelente alternativa que ajuda a concluir a graduação pagando menos. Como o curso de Enfermagem tem um valor relativamente alto, ter descontos nas mensalidades pode ser um bom auxílio financeiro.

As bolsas de estudos podem ser com diferentes percentuais de desconto sob o valor da mensalidade, assim como é comum que tenham regras a serem cumpridas em relação a frequências de aulas assistidas e as notas a serem tiradas nas avaliações de cada disciplina.

É interessante saber que elas podem ser oferecidas diretamente pelas instituições de ensino superior, fazendo uma seleção com provas internas, ou utilizando iniciativas governamentais, como é o caso do Prouni de Enfermagem.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa que disponibiliza bolsas integrais (100%) ou bolsas parciais (50%). Para consegui-las, os candidatos devem estar de acordo com alguns pré-requisitos, como a pontuação tirada no Enem e a nota de corte do curso, a renda familiar mensal bruta e outros fatores.

É preciso passar por um processo seletivo, o qual é realizado pela internet, para ser selecionado no programa. Assim como acontece com o Sisu, no Prouni também são utilizadas as notas do Enem como régua para a aprovação dos alunos e das alunas.

Financiamento estudantil para Enfermagem

Há ainda a possibilidade de assinar contrato com empresas que concedem o financiamento estudantil: uma alternativa que não exige nota do Enem nem comprovação de renda familiar mensal bruta, e que funciona como se fosse um crédito para estudar ao longo dos semestres da graduação de Enfermagem.

O governo federal tem o Fies como uma versão de financiamento estudantil. O Fundo de Financiamento Estudantil é um dos programas governamentais mais antigos na área de acesso à educação e ele exige o pagamento das mensalidades somente depois que o aluno já está formado.

Veja também: Pravaler ou Fies – afinal qual a melhor opção?

Entre as demais opções de financiamento estudantil está o Pravaler. Somos uma instituição privada que possibilita o auxílio financeiro para milhares de jovens universitários com parcelas que não pesam no bolso.

CTA Ja Escolheu O Curso Agora Escolha Pravaler

Diferença entre o curso superior e curso técnico em Enfermagem

Além da graduação em Enfermagem também existe o curso técnico nesta mesma área. Mas é importante saber quais são as diferenças entre ambas. Uma delas é o fato de a duração do curso de Enfermagem ser de quatro a cinco anos, enquanto a modalidade técnica ser apenas metade, ou até menos, desse longo período.

Outro exemplo de discrepância é o fato de que o profissional com formação técnica poderá trabalhar somente acompanhado de um supervisor, sendo na maioria das vezes um enfermeiro. Por causa disso, no mercado de trabalho da área da saúde ele pode ser considerado como um nível intermediário, ou seja, acima do auxiliar e abaixo do enfermeiro formado por graduação.

Assim, apesar de existirem diversas frentes para a atuação do técnico em Enfermagem, é comum que esse profissional fique mais alocado na parte de planejamento das atividades do dia a dia e de cuidados com o paciente.

Você pode saber mais sobre o curso técnico em Enfermagem no artigo que também temos aqui no blog. Tire as suas dúvidas e saiba mais sobre essa outra modalidade para a profissão.

Melhores faculdades de Enfermagem do Brasil

O Brasil é gigante e o que não faltam são universidades. Conhecendo as melhores opções para estudar a graduação de Enfermagem, você pode decidir qual delas escolher, podendo ser na sua região atual ou preparando as malas para mudar de cidade ou estado. Olha só!

Melhores Faculdades de Enfermagem no Nordeste

Selecionamos algumas das principais e mais reconhecidas faculdades para você estudar Enfermagem no Nordeste, tendo alternativas que são presenciais, educação à distância ou semipresenciais.

  • Curso de Enfermagem em Recife, no Pernambuco: Estácio de Sá, Unopar, Unit, Uninassau, UNICID, UNINORTE, Faculdade São Francisco de Assis, entre outras.
  • Curso de Enfermagem em Aracaju, no Sergipe: FSLF – São Luís de França, UNIRB Aracaju, Estácio, Unip, UFS – Universidade Federal de Sergipe, FACAR, Unopar, Unit e mais.
  • Curso de Enfermagem em Fortaleza, no Ceará: Unifor, Faculdade Pitágoras, Estácio, UniFanor, Unopar, Uninassau, FAC – Faculdade Cearense, Universidade Positivo, Fadam e demais.
  • Curso de Enfermagem em Salvador, na Bahia: Unifacs, Faculdade Santa Casa, Estácio, Unip, Faculdade Atualiza, Bahiana – Escola de Medicina e Saúde Pública, Uninassau e mais.

Nos demais municípios do Nordeste também há uma variedade de instituições de ensino superior para a graduação de Enfermagem. Não deixe de procurar sobre e informe-se.

Melhores Faculdades de Enfermagem no Norte

Na região Norte também não faltam boas opções de onde estudar esse renomado curso da área da saúde:

  • Curso de Enfermagem em Belém, no Pará: UNAMA, FACI – Faculdade Ideal, Brazcubas, UNICID, Anhanguera, Unopar, Estácio, UniRuy, Cosmopolita, Esamaz – Escola Superior da Amazônia, Faculdade Finama e mais.
  • Curso de Enfermagem em Palmas, no Tocantins: UNIVERITAS, ULBRA – Universidade Luterana do Brasil, UNIASSELVI, Anhanguera e entre outras.
  • Curso de Enfermagem em Manaus, no Amazonas: Escola de Enfermagem de Manaus, UNINORTE, Faculdade Santa Teresa, UNAMA, Unip, Estácio, Anhanguera e mais.

Melhores Faculdades de Enfermagem no Sul

Para os estudantes da região Sul, cada estado e cidade oferece boas universidades também. Separamos algumas delas:

  • Curso de Enfermagem em Curitiba, no Paraná: Universidade Positivo, UNIFACEAR, UniFaesp (FAESP), Uniandrade, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Faculdade Herrero, entre outras opções.
  • Curso de Enfermagem em Florianópolis, em Santa Catarina: UNISUL, Universidade Brasil, Universidade Positivo, FATENP, FASC – Faculdade de Santa Catarina, Instituto Federal Santa Catarina e mais.
  • Curso de Enfermagem em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul: FADERGS, UniRitter, Unisinos, UFCSPA, Estácio de Sá, IPA, Cruzeiro do Sul, UNICID e outras.

Melhores Faculdades de Enfermagem no Sudeste

Pode-se dizer que a maior quantidade de possibilidades de graduação em Enfermagem está concentrada na região Sudeste:

Melhores Faculdades de Enfermagem no Centro-Oeste

Para completar nosso passeio pelas universidades brasileiras, vamos falar quais são as principais da região Centro-Oeste do país. Confira:

  • Curso de Enfermagem em Brasília, no Distrito Federal: Centro Universitário UDF, Universidade Católica de Brasília, UniCEUB, Centro Universitário IESB, Anhanguera, Faculdade Brasília, Faculdade LS e mais.
  • Curso de Enfermagem em Goiânia, em Goiás: FacUNICAMPS, UNIGOIÁS, UniFasam, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Instituto Federal de Goiás, UFG – Universidade Federal De Goiás, entre outras instituições.
  • Curso de Enfermagem em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul: Uniderp, FACSUL Mato Grosso do Sul, FCG, Escola de Saúde da Santa Casa de Campo Grande e demais opções.

Os campus de educação do nosso país estão espalhados e atualmente a oferta é repleta de opções boas. Saiba mais sobre as instituições de ensino superior privadas e públicas de onde você deseja estudar e encontre a faculdade que atende às suas necessidades e preferências.

Prv_cta_enfermagem_2

Especializações em Enfermagem

Durante todos os semestres da graduação de Enfermagem os estudantes têm a oportunidade de entrar em contato com diferentes matérias, as mais variadas disciplinas e uma grande gama de conhecimentos.

Ao se formarem, e já provavelmente estarem trabalhando, eles podem se deparar com o momento de escolher em qual especialização da carreira seguir. É uma maneira de continuar se atualizando dentro de Enfermagem, adquirir novas sabedorias e se tornar um profissional ainda mais habilitado e capacitado.

São muitas possibilidades para optar e para se decidir, fazendo com que uma das principais características desse mercado, o qual faz parte da área da saúde, seja a sua diversidade e alternativas de atuação.

Para escolher, é interessante encontrar a especialização que mais faz sentido para os seus gostos e que esteja de acordo com os seus objetivos dentro da profissão. Vamos citar algumas das possibilidades para você já ter uma noção sobre o que é possível nesta carreira.

  • Enfermagem Ginecológica e Obstétrica
  • Enfermagem do Trabalho
  • Enfermagem Forense
  • Enfermagem e Segurança do Paciente
  • Enfermagem em Psiquiatria e Saúde Mental
  • Enfermagem em UTI
  • Enfermagem em Nefrologia
  • Enfermagem em Auditoria
  • Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica
  • Enfermagem Oncológica
  • Enfermagem em Home Care
  • Enfermagem em Pediatria e Neonatologia
  • Gerenciamento em Enfermagem

Fazer uma ou mais especializações em Enfermagem pode ser uma decisão que trará muitas vantagens para o profissional, como melhores salários, novas e mais oportunidade de trabalho, posições superiores dentro da instituição em que atua, maiores chances de ser aprovado em concursos públicos, seguir para a carreira acadêmica sendo professor, entre outros motivos.

Veja também: Biomedicina ou Enfermagem – como escolher o melhor curso?

Dessa forma, escolher uma especialização é algo a ser feito com atenção nos detalhes, muita pesquisa aprofundada e checando todas as informações sobre o curso que será realizado. Só assim será possível dar uma continuidade, ou um novo rumo, para a sua carreira como enfermeiro.

Quando você for pesquisar sobre as possibilidades de pós-graduação em Enfermagem dentro dos nichos que são do seu interesse, é importante avaliar alguns fatores, como a pontuação que a universidade tem no MEC, seu credenciamento, o corpo docente e profissionais que o compõem, a reputação da escola e seus preços.

Vale a pena estudar Enfermagem com o Pravaler?

Bom, você já chegou até aqui, leu tudo o que falamos sobre as possibilidades e características principais sobre a graduação em Enfermagem e muito mais, certo? Então, não será agora que te deixaremos na mão e continue acompanhando porque temos mais algumas informações para compartilhar.

Comentamos acima sobre como estudar no curso de Enfermagem pagando menos e foi apresentada a modalidade de financiamento estudantil. Seguindo essa opção, o estudante assina um contrato com a empresa que está, por assim dizer, emprestando o dinheiro, e consegue auxílio financeiro para arcar com os valores e despesas da sua faculdade.

Nós da empresa Pravaler oferecemos exatamente essa alternativa: a concessão de crédito estudantil para que você estude com parcelas menores do que é cobrado na realidade e que seja em boas instituições de ensino superior privadas.

Estudar Enfermagem com o Pravaler vale a pena e nós vamos explicar os motivos:

  • Você faz faculdade pagando menos por mês
  • As parcelas do financiamento estudantil não se acumulam
  • Já são mais de 180.000 alunos e alunas brasileiros beneficiados
  • Temos mais de 500 instituições de ensino privadas como nossas parceiras
  • É tudo online, feito pela internet
  • Não tem burocracia
  • A contratação pode ser feita em qualquer momento do ano
  • Aceitamos tanto os calouros quanto os veteranos
  • Não precisa ter feito o Enem

Temos mais de uma década no mercado de financiamento estudantil e já ajudamos milhares de jovens universitários, como você, a realizarem o sonho de estudar, de se formar e conquistar o tão esperado diploma universitário.

Além disso, no Pravaler o processo para conseguir o seu crédito universitário para estudar não é nada complicado. Funciona assim: você faz a simulação e envia para nós a proposta preenchida, a nossa equipe fará uma análise de crédito utilizando os seus dados e do seu fiador, você envia os seus documentos para nós, assina o contrato e pronto!

Com a gente, a contratação é sempre semestral e a cada troca de período você faz a renovação do seu contrato. E as parcelas não se acumulam porque a cada semestre é pago, no mínimo, um ano de mensalidades, e você só começa a pagar as demais quando finalizar a contratação anterior. Legal, não é?

Essa é a nossa missão de proporcionar uma experiência universitária sem dor de cabeça e totalmente completa para os nossos alunos beneficiados, com a ajuda financeira que você precisar. Afinal, ninguém merece desistir dos próprios sonhos profissionais por causa das mensalidades.

Por isso, não perca mais tempo! Entre no nosso site oficial, veja as tantas diversas opções de financiamento estudantil para Enfermagem e escolha a sua! Estaremos com você em todo o processo e na sua busca pelo diploma universitário.

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter