Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Como funciona o vestibular de faculdade particular? Como funciona o vestibular de faculdade particular?

Como funciona o vestibular de faculdade particular?

O sonho da maioria dos estudantes que conclui o ensino médio é entrar em uma boa faculdade. Muitos dedicam todo o seu tempo nos estudos para garantirem uma vaga em universidades públicas, no entanto, com a grande concorrência, acabam não passando ou até mesmo desistindo do processo seletivo.

Mas isso não é motivo para desistir! O Brasil conta com centenas de universidades privadas com alta qualidade no ensino e que oferecem possibilidades de flexibilizar pagamentos das mensalidades ou, ainda, contam com programas de bolsa de estudos. E engana-se quem acredita que é fácil passar no vestibular de faculdade particular. É preciso também dedicar-se ao máximo para conquistar um espaço no curso desejado e ter a possibilidade de negociar bolsas de estudos parciais ou integrais.

Quando falamos em processo seletivo de faculdade privada, já logo nos vem na mente o temido e tradicional vestibular, mas nem sempre é necessário passar por essa etapa para começar uma graduação. E, além disso, com a evolução do mundo da educação, outras formas de avaliação foram introduzidas para ingressar na faculdade.

Continue por aqui e conheça tudo sobre os processos seletivos para cursos de ensino superior em faculdade particular!

Como funciona o vestibular de faculdade particular?

No final das contas, para fazer uma faculdade particular precisa fazer vestibular? Apesar de não ser mais a única alternativa, a maioria das instituições ainda contam com o formato para a aprovação dos candidatos. No entanto, hoje, novos formatos de aplicar a avaliação no processo seletivo foram implementados, beneficiando tanto a instituição quanto o aluno, que não ficam sobrecarregados com um processo único.

Entenda logo abaixo como funciona o vestibular de faculdade particular e os modelos mais conhecidos atualmente para prestar vestibular.

Vestibular tradicional

Os alunos que concluírem o ensino médio ou profissionais que desejarem ingressar em uma graduação precisam fazer o vestibular para entrar na faculdade, na maioria das vezes. O vestibular tradicional tem uma lógica simples de aprovação: quanto maior a pontuação do candidato, maiores são as chances de conquistar uma vaga. A quantidade de acertos necessários varia de acordo com o número de questões aplicadas por cada instituição, além disso, a forma em que as perguntas são apresentadas também pode mudar, podendo ser de múltipla escolha, dissertativa ou redação.

Veja também: 12 dicas para ir bem no vestibular!

Geralmente, os vestibulares tradicionais abordam temas estudados no ensino médio e o objetivo é analisar se o nível de conhecimento do aluno está de acordo com o mínimo exigido pela instituição. Vale destacar que, quanto maior for o número de inscritos no vestibular, maior será o grau de dificuldade para passar na prova.

Para se inscrever no vestibular de faculdade particular, é publicado um edital, informando o cronograma completo, o local e o horário de aplicação da prova, além do valor da taxa de inscrição e outras informações importantes para os candidatos.

Vestibular seriado

Esse modelo ainda é considerado novo no mercado e nem todas as universidades aderiram a ele. O vestibular seriado acontece quando o aluno ainda está no ensino médio. A ideia é que o candidato não fique sobrecarregado, já que a avaliação acontece por etapas.

Normalmente, o vestibular seriado pode ser solicitado nos três anos de ensino médio e as questões são elaboradas a partir de matérias estudadas no ano em que o candidato está. Mas, se você se pergunta se esse tipo de vestibular de faculdade particular é fácil, saiba que o nível de dificuldade é o mesmo que o tradicional, a diferença é a flexibilização ao aluno e a aplicação das questões conforme o seu grau de conhecimento.

Vestibular agendado

O vestibular agendado foi criado para os candidatos com conflitos de agenda, para aqueles que já estão no mercado de trabalho ou não têm disponibilidade de realizar a prova na data do vestibular tradicional.

Para optar por essa alternativa, o estudante precisa apenas confirmar a possibilidade de datas e horários com a universidade e agendar a prova, que pode acontecer de maneira presencial ou, ainda, como vestibular on-line. Vale destacar que, para que não aconteça fraudes, as faculdades costumam elaborar vários modelos diferentes, mudando as questões e a ordem das perguntas.

Você deve estar se perguntando qual nota mínima para passar no vestibular, mas essa questão não tem resposta certa. Tudo vai depender da quantidade de vagas e das inscrições para o curso desejado e, além disso, do número de questões da prova. No entanto, não existe formato simples de vestibular, portanto, é importante se dedicar aos estudos para garantir uma boa colocação – ou pelo menos uma vaga – no curso desejado.

Transferência externa

Muitos alunos também se questionam se é preciso de vestibular para fazer a transferência para outra faculdade. A resposta é não! E, ainda, dependendo da grade curricular, o aluno ainda pode reaproveitar as matérias feitas na universidade anterior para não precisar começar o curso do zero. As transferências podem acontecer entre faculdades privadas ou entre uma faculdade privada e uma faculdade pública.

Para solicitar uma transferência de faculdade, não existe prazo e nem período determinados. O estudante pode solicitar a troca de instituição no período de rematrícula, desde o primeiro ano até os semestres finais. No entanto, é mais difícil e burocrático a mudança no meio de um semestre. Portanto, se o seu desejo for fazer a transferência externa, se programe para que isso aconteça no início de um período.

Vagas remanescentes

As vagas remanescentes também são outra forma de ingressar na faculdade particular. Basicamente, esse modelo se dá da seguinte forma: as vagas que sobraram depois do vestibular e da divulgação da lista de aprovados são disponibilizadas aos alunos interessados. A opção pode ser válida para quem perdeu o prazo de inscrição ou até mesmo para aquele aluno que foi mal no vestibular. A dica é não apostar suas fichas nesse tipo de ingresso, já que nem sempre terá vaga sobrando no curso que deseja.

O processo seletivo universitário de vagas remanescentes acontece, normalmente, entre dezembro e fevereiro, ou no período em que a faculdade encerra a chamada de aprovados no vestibular.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Ingresso em faculdades privadas por meio do Enem

Você pode se perguntar “se eu não passar no vestibular de faculdade particular posso ingressar de outra forma?” E, de fato, essa questão é um grande medo dos estudantes. Mas saiba que, como já vimos um pouco acima, existem alternativas para ingressar os estudos em uma universidade: o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma delas. Hoje, a função do Enem vai além de analisar o nível de ensino das escolas do Brasil, sendo também uma maneira de contribuir para que o aluno tenha acesso à graduação com a sua nota no exame.

Veja também: 8 dicas para você usar a sua nota do Enem.

Entenda que não é preciso de Enem para fazer faculdade, mas o seu resultado no exame pode facilitar – e muito – o ingresso direto em uma instituição particular. Para que o estudante faça o processo de ingresso direto, basta apresentar a nota do Enem na faculdade. Se ela atingir o mínimo necessário – determinado de acordo com cada instituição – o candidato poderá fazer a matrícula normalmente e começar o curso desejado.

No entanto, as regras variam bastante de faculdade para faculdade. Algumas pedem uma média de pontuação e usam a nota de corte do Enem no processo seletivo, outras só exigem nota maior do que zero na redação. Inclusive, dentro de uma mesma instituição, os critérios podem ser diferentes para cada curso. A melhor forma do aluno saber se a nota do Enem pode ser usada para entrar na faculdade particular é consultando o edital do processo seletivo ou falar diretamente com a secretaria da instituição.

Nota do Enem para transferência externa

A transferência externa, como já explicamos, é quando o aluno decide, voluntariamente, mudar de universidade. As regras para esse processo variam de acordo com a faculdade atual e de destino, sendo que a maioria delas aceita a nota do Enem como vantagem para facilitar essa aceitação.

Nota do Enem para reingresso ou segunda graduação

Para quem parou o curso superior, mas deseja retomar os estudos, utilizar a nota do Enem para essa finalidade também é uma forma de facilitar o processo. É justamente por esse motivo que fazer o Enem é fundamental para o estudante.

Algumas universidades usam a nota do Enem como classificatória para o ingresso do aluno na graduação. Ou seja, quanto maior for a pontuação no exame, maiores são as chances de o candidato garantir uma vaga nessas instituições.

A nota do Enem também pode ser usada para conseguir vantagens diferenciadas em uma universidade privada. Algumas instituições oferecem descontos na matrícula ou nas mensalidades a partir da nota conquistada no exame nacional, outras possuem programas de bolsa de estudos que usam essa pontuação como etapa classificatória.

Principais vestibulares de faculdades privadas

Os vestibulares de faculdades privadas variam bastante em termos de formato, dificuldade e prestígio, dependendo da instituição de ensino. No Brasil, algumas faculdades privadas são muito conhecidas e respeitadas, e seus processos seletivos atraem um grande número de candidatos. Aqui estão alguns dos principais vestibulares de faculdades privadas no país:

Vestibular da FGV

O vestibular da Fundação Getúlio Vargas (FGV) é uma das mais importantes e concorridas opções para quem busca formações nas áreas de negócios no Brasil. Reconhecida por sua excelência acadêmica e reputação no mercado, a FGV oferece processos seletivos criteriosos para selecionar os melhores candidatos.

A estrutura do vestibular pode variar de acordo com o curso e unidade desejada, mas geralmente inclui uma primeira fase que pode ter provas objetivas ou dissertativas abrangendo disciplinas como Matemática, Português, História, Geografia, Inglês e redação.

Em alguns casos, há uma segunda fase que pode envolver testes orais, entrevistas ou outras formas de avaliação, garantindo uma seleção completa e rigorosa dos candidatos mais qualificados para ingressar na instituição.

Veja também: Lista das melhores faculdades de Administração: públicas e privadas

Vestibular da UNIFACS

Universidade Salvador, é referência no estado baiano quando o assunto é educação de qualidade. A UNIFACS é a única instituição de ensino superior na Bahia a oferecer o curso de Medicina com conceito máximo atribuído pelo Ministério da Educação (MEC). Esse reconhecimento sublinha a qualidade do ensino e a infraestrutura oferecida aos estudantes, consolidando a UNIFACS como uma referência em educação superior na região.

O vestibular da Universidade Salvador ganha destaque por sua flexibilidade e inovação, oferecendo aos candidatos a opção de participar do processo através do vestibular online, que consiste na elaboração de uma redação, ou optar pelo formato tradicional do exame. Essa abordagem moderna ao processo seletivo permite que estudantes de diversas localidades tenham a oportunidade de concorrer a uma vaga na instituição sem a necessidade de deslocamentos.

Vestibular da PUC

Presente em vários estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás, a PUC é conhecida por seu ensino de qualidade. São décadas de experiência no mercado da educação que levam a Pontifícia Universidade Católica a ter diversos cursos bem avaliados no MEC. A PUC Goiás, por exemplo, está entre as universidades que oferecem os melhores cursos de formação de professores no Brasil, com cursos de licenciatura e formação em pedagogia.

O vestibular da PUC é reconhecido por ser um dos mais procurados pelos estudantes que almejam ingressar em instituições de ensino superior de renome. O processo seletivo pode variar de acordo com a unidade da PUC, mas geralmente consiste em uma prova com questões objetivas que abrangem as principais áreas do conhecimento, como Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Física e Química, além de uma redação.

Vestibular do Mackenzie

Localizada em São Paulo, o Mackenzie é uma das universidades privadas mais tradicionais e respeitadas do Brasil. A universidade é reconhecida como referência no mercado de trabalho, principalmente nos cursos de Direito e da Comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing).

O vestibular do Mackenzie é um dos mais concorridos e prestigiados do Brasil, atraindo estudantes de todo o país em busca de uma educação de excelência. O processo seletivo consiste em uma prova com 60 questões objetivas que abrangem as principais áreas do conhecimento, como Matemática, Português, História, Geografia, Biologia, Física e Química.

Vestibular da FAAP

Reconhecida como referência nos cursos de Comunicação e Artes (como Cinema e Produção Audivisual, Jornalismo e Publicidade e Propaganda), a FAAP oferece uma formação de excelência, preparando profissionais criativos e aptos a atender às demandas do mercado. Sua infraestrutura de ponta e corpo docente qualificado garantem uma experiência educacional rica e abrangente, fazendo com que a universidade seja uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do país.

O vestibular da FAAP se destaca por seu processo seletivo objetivo, consistindo em uma prova de 36 questões que os candidatos devem completar em duas horas. Essa avaliação abrange áreas fundamentais do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, História e Atualidades, além de Geografia, desafiando os estudantes a demonstrarem suas habilidades e conhecimentos nessas disciplinas.

Vestibular da Universidade Positivo

A Universidade Positivo é reconhecida como uma das maiores instituições de ensino superior da região sul do país, destacando-se pela excelência acadêmica e pela oferta de cursos de referência em áreas como Biomedicina, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição. Seu compromisso com a qualidade do ensino e infraestrutura de ponta a tornam uma escolha popular entre os estudantes em busca de uma formação de qualidade e reconhecimento no mercado de trabalho.

Os candidatos que desejam fazer o vestibular da Universidade Positivo podem escolher entre três modalidades de seleção: o vestibular mérito, o vestibular múltipla escolha e o vestibular redação. Essa variedade de opções permite que os estudantes se sintam mais seguros na hora de serem avaliados, já que podem escolher qual a modalidade que melhor se adequa ao seu perfil e habilidades.

Vestibular da Universidade Anhembi Morumbi

Reconhecida pela qualidade de ensino, a Anhembi Morumbi é destaque no mercado da educação em diversos cursos, como Gastronomia, Naturologia, Aviação, Ciências Contábeis e Design de Interiores. Seu compromisso com a excelência acadêmica e infraestrutura moderna a tornam uma escolha privilegiada para estudantes que buscam uma formação de qualidade e reconhecimento no mercado de trabalho.

O vestibular da Universidade Anhembi Morumbi se destaca por sua praticidade e acessibilidade, sendo realizado integralmente de forma online, desde o processo de inscrição até a aplicação da prova. A avaliação é composta por 50 questões que abrangem as principais áreas do conhecimento, proporcionando uma avaliação criteriosa das habilidades dos candidatos.

E você sabia que pode começar a estudar nas melhores universidades do país pagando menos por mês com o Pravaler? O Pravaler é o maior financiamento estudantil privado do Brasil e possui mais de 500 instituições de ensino parceiras. O processo de contratação é 100% online e você pode contratar em qualquer período, uma ótima opção para calouros e veteranos. Faça já uma simulação!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Ingresse na faculdade dos seus sonhos com o Pravaler.

Simule seu financiamento estudantil e veja como estudar nas melhores faculdades do Brasil.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter