Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Vestibular de faculdade pública: veja como ingressar nas melhores instituições do país Vestibular de faculdade pública: veja como ingressar nas melhores instituições do país

Vestibular de faculdade pública: veja como ingressar nas melhores instituições do país

Está pensando em fazer o processo seletivo em faculdade pública? Estudar em uma instituição de qualidade, sem ter que pagar mensalidade, é o sonho de muitas pessoas. Afinal, além de contar com alguns dos melhores professores e pesquisadores do país, o estudante pode ganhar mais destaque na hora de conseguir um emprego.

Entenda melhor como funciona o processo seletivo em faculdade pública, como você pode se candidatar e quais os critérios usados para a escolha dos estudantes. Continue lendo!

Como ingressar em faculdades públicas?

Ter um diploma de ensino superior é imprescindível para o seu crescimento no mercado de trabalho, e isso você já deve saber. As grandes empresas, assim como os melhores cargos, requerem esse nível de conhecimento no currículo, sendo, inclusive, fator de eliminação em entrevistas e processos seletivos. A boa notícia é que, hoje, há inúmeras formas de ingressar na faculdade particular, variados tipos de seleção, com várias facilidades de pagamento – como bolsa de estudos ou financiamento estudantil.

Porém, o que sabemos também é que o renome que uma faculdade pública tem diante do mercado ainda é perceptível. Passar em um vestibular federal ou estadual traz vantagens para o graduado, pela qualidade de ensino que a universidade possui e por ser considerado um profissional bastante capacitado, que passou por um processo seletivo bastante concorrido.

Mas não é fácil passar em uma universidade pública, a gente sabe. A rotina de estudo é puxada, os conteúdos nem sempre são fáceis e a pressão perto das datas dos vestibulares é bastante grande. Além disso, há alguns cursos que requerem conhecimentos específicos – como Design e Arquitetura – para comprovar a sua aptidão. Ou seja, além de prestar vestibular de conhecimentos gerais, também é necessário fazer uma prova de conhecimento específicos.

Quer saber como entrar em uma faculdade pública? Quais são os tipos de provas existentes? Continue com a gente e confira!

Vestibular tradicional de faculdade pública

A forma mais tradicional de processo seletivo em faculdade pública é por meio do vestibular. Embora os conteúdos das provas possam ser parecidos, cada universidade tem o seu próprio vestibular. Algumas têm uma fase só, mas a maioria das faculdades públicas aplica as provas em duas fases distintas.

Geralmente, a primeira delas possui questões de múltipla escolha e as notas obtidas pelos estudantes são usadas como critério de classificação para a próxima fase. Já na segunda etapa, a prova costuma ter uma redação e questões objetivas, abordando as matérias ligadas à área de conhecimento de cada curso.

O processo seletivo em faculdade pública, na maioria das vezes, acontece anualmente. Cada universidade estabelece um mês diferente do ano para aplicação das provas. Por isso, é preciso ficar de olho nos sites das faculdades públicas onde você gostaria de estudar para ficar por dentro de todas as datas do processo seletivo.

Teste de Habilidade Específica (THE)

“Quero entrar para a faculdade de Arquitetura e Urbanismo”. Se essa é a sua vontade, é bom se preparar em dobro, pois será preciso, além do vestibular tradicional, realizar uma prova de habilidade específica (nesse caso, ela vai testar a sua aptidão com desenhos e representação do real em papel, requisitos fundamentais para um bom arquiteto).

O teste de conhecimento específico é exigido em processos seletivos de cursos que abordam temas que vão além dos obrigatórios no ensino médio e ele existe para filtrar ainda mais os candidatos, selecionando aqueles que possuem maior capacidade de desenvolver as propostas que a graduação propõe, tornando-se um profissional de alto escalão.

Veja também: Como se preparar para a prova de habilidade específica de Arquitetura?

As instruções de provas como o THE são as mesmas que a do vestibular tradicional: comparecimento no local de prova com caneta, lápis e borracha (além de alguns outros materiais necessários, como compasso, régua, transferidor etc.), apresentação do documento de identidade (RG ou CNH) e não portar nenhum tipo de aparelho eletrônico.

Algumas faculdades fazem o teste junto com a primeira fase do vestibular, dando a oportunidade de todos os candidatos realizarem a prova. Já outras, mais concorridas, só disponibilizam a prova de conhecimento específico em uma segunda fase, quando já foram selecionados os pré-candidatos por meio da prova tradicional.

Processo de Avaliação Seriada (PAS)

Você já se pegou pensando no seguinte: “não quero fazer faculdade porque é muito difícil o vestibular”? Se sim, saiba que você não está sozinho, essa é a realidade de milhões de estudantes conforme vai passando o ensino médio e a pressão vai apertando. E o motivo é bastante comum: muitos alunos acham difícil ter que assimilar o conteúdo de todos os anos do ensino médio para a realização do vestibular. E, cá entre nós, não é nada fácil mesmo, né?

Caso essa seja a sua situação, saiba que nem tudo está perdido. Hoje, existe uma forma de passar pelo processo seletivo de algumas faculdades em “doses homeopáticas”, ou seja, realizando as provas em etapas – o chamado vestibular seriado. Essa modalidade é considerada uma das maneiras mais fáceis de passar do colegial para o ensino superior e tem ganhado a atenção dos alunos.

Para participar, os estudantes se candidatam para o processo seletivo logo no primeiro ano de ensino médio, quando realizarão a primeira etapa, passando por uma outra ao final do segundo ano e a prova final ao terminar o terceiro ano. Por ser um vestibular que exige menos dos candidatos, o processo seriado é uma ótima alternativa para aqueles que têm receio de prestar as provas tradicionais por conta do tanto de conteúdo que é cobrado.

Processo seletivo do Sisu e Enem

Uma das modalidades também bastante reconhecida como forma de entrada na faculdade pública é por meio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os programas de governo derivados dele, como o Sisu. Tanto o Enem como o Sisu foram criados para facilitar o acesso ao ensino superior no país, porém, eles são bem diferentes na prática.

A prova do Enem surgiu com o objetivo de analisar a qualidade do ensino médio no Brasil, principalmente de escolas públicas. Hoje, a nota que o estudante obtém no exame serve para o ingresso no ensino superior, em universidade pública ou privada. Além disso, algumas instituições de ensino usam o Enem como critério de seleção – sem ser preciso prestar vestibular – e, em muitos casos, também aceitam a pontuação para bolsas de estudos e financiamento estudantil.

O Enem é composto de uma redação e quatro cadernos de provas objetivas, com as seguintes matérias:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

É possível fazer a prova como treineiro do Enem (caso você não tenha concluído o ensino médio ainda) ou como aluno regular.

Já o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) não se trata de uma prova, mas um programa do governo que facilita o acesso às faculdades públicas do país. Com ele, os estudantes brasileiros passaram a contar com a alternativa de fazer o processo seletivo usando a nota do Enem e podendo escolher duas opções de curso.

CTA simulador sisu

Para isso, o estudante precisa acessar o site do Sisu – durante o período de inscrição – com o número de inscrição e a senha do Enem. Vale lembrar também que para participar do processo seletivo em faculdade pública com a nota do Enem, o aluno não pode ter zerado a redação.

A grande vantagem do Sisu é que ele permite que os estudantes possam se candidatar a cursos em universidades do Brasil todo, sem precisar se deslocar, já que é possível fazer e acompanhar todo o processo pela internet. Se essa for uma boa opção para você, uma dica é pesquisar com antecedência para saber quais são as faculdades públicas que aderiram ao programa e qual é a nota de corte do Enem para concorrer à vaga do curso que deseja.

A nota do Enem tem sido base para a classificação de alunos nos processos seletivos de universidade privadas e públicas, assim como classificatória em programas do governo como o Sisu e o Prouni (Programa Universidade para Todos). Algumas instituições, inclusive, já optaram pelo uso apenas da nota do exame como critério de seleção de estudantes. Além disso, existem outras formas de entrar para a faculdade pública usando o Enem. Conheça algumas logo abaixo!

Complemento de nota

A nota do Enem é bastante usada como bônus nas pontuações das provas objetivas de algumas universidades públicas, que são aplicadas na primeira fase do processo. Para usar a pontuação do exame como complemento de nota, é importante que o candidato escolha essa opção na hora de se inscrever.

Funciona assim: quando a nota do Enem é oficialmente divulgada, a faculdade recebe a pontuação do candidato, compara com a nota obtida no seu vestibular tradicional e, caso ela seja maior, o bônus é calculado. Caso contrário, prevalece a nota do processo seletivo tradicional. O benefício na nota pode variar de 10% a 30% na primeira fase, mas depende dos critérios utilizados pela instituição de ensino.

Reingresso

Algumas faculdades públicas possuem a opção de reingresso em seu regulamento, que significa o preenchimento de vagas remanescentes nos cursos oferecidos pela universidade. Em resumo, caso “sobrem” vagas após a apuração de todas as listas de classificação no vestibular, a faculdade abre portas para alunos de reingresso.

Esse processo seletivo de reingresso ocorre, na maioria das vezes, uma vez por ano, o edital é publicado pela universidade e o critério de seleção se dá pela nota do candidato no Enem. Para saber se a faculdade que você deseja entrar permite essa modalidade e como ela realmente funciona na prática – datas, inscrições, requisitos, permissões etc. – acesse o site e faça uma busca rápida!

Quais os principais vestibulares de faculdades públicas do Brasil?

Alguns vestibulares de faculdades públicas do Brasil são muito procurados por estudantes de todo o país devido à excelência acadêmica e oportunidades oferecidas. Esses processos seletivos representam um importante marco na vida dos jovens, abrindo portas para o ensino superior de qualidade e influenciando seus futuros acadêmicos e profissionais como é o caso da Fuvest e dos vestibulares da Unicamp, Unesp e do ITA.

Fuvest

O vestibular Fuvest é responsável pela seleção de estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), uma das maiores e mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil. Alunos de todas as regiões do país fazem a prova da Fuvest em busca de uma vaga na USP. O exame é dividido em duas fases, exigindo dos candidatos não apenas conhecimento em diversas áreas, mas também habilidades analíticas e de interpretação.

Na primeira fase, os participantes enfrentam uma prova de múltipla escolha, abrangendo disciplinas como Português, Literatura (incluindo questões sobre livros clássicos da literatura nacional), Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Inglês, além de questões interdisciplinares. Os aprovados nesta etapa avançam para a segunda fase, que consiste em provas dissertativas, divididas por áreas do conhecimento, e uma redação. As matérias abordadas nessa segunda etapa variam de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Com toda essa estrutura robusta e detalhada, o Fuvest é considerado um dos vestibulares mais desafiadores e completos do país, avaliando profundamente a preparação dos candidatos para o ensino superior.

Unicamp

O vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é reconhecido como um dos processos seletivos mais concorridos e prestigiados do país, atraindo candidatos de todas as regiões do Brasil que desejam ingressar em uma das maiores instituições de ensino superior.

A estrutura do exame é dividida em duas fases, desenhadas para avaliar as competências e habilidades dos estudantes. Na primeira fase, os candidatos são submetidos a uma prova de múltipla escolha, que aborda as matérias e disciplinas estudadas no ensino médio, seguindo o modelo do Enem. Já na segunda fase, a avaliação se torna menos abrangente, com provas dissertativas que incluem questões de disciplinas específicas, além de uma lista de livros de literatura nacional que os estudantes devem ler como parte da preparação para o exame.

Unesp

O vestibular da Unesp, uma das maiores universidades do Brasil e que está na lista das melhores da América Latina, apresenta uma estrutura que avalia cuidadosamente o conhecimento e as habilidades dos candidatos. O vestibular é feito pela Fundação Vunesp, conhecida também pelos concursos públicos.

O vestibular da Unesp também é dividido em duas fases. Na primeira fase, os participantes enfrentam uma prova com 90 questões de múltipla escolha em disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química e Inglês.

A segunda fase, por sua vez, possui menos questões, mas é mais específica com perguntas dissertativas que abordam conteúdos de acordo com a área de interesse do candidato, seja Ciências Humanas, Ciências Biológicas ou Ciências Exatas.

ITA

O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado em São José dos Campos, São Paulo, é amplamente reconhecido como um dos mais desafiadores do Brasil, especialmente para aqueles que aspiram a uma carreira em uma das áreas da engenharia. Este exame se destaca não apenas pelo elevado padrão de exigência, mas também pela sua estrutura meticulosamente desenhada em três fases, refletindo o rigor acadêmico da instituição.

A primeira e a segunda fase avaliam o conhecimento do candidato, sendo na primeira fase uma prova de múltipla escolha, que abrange questões de Matemática, Física, Química e Português e na segunda fase uma prova com questões dissertativas de Matemática, Física, Química e uma redação. A terceira e última fase consiste em um exame médico, etapa crucial para garantir a aptidão física dos candidatos às rigorosas demandas do curso.

Considerado um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do país, o processo seletivo do ITA atrai estudantes altamente qualificados de todo o Brasil, todos em busca de uma excelente formação em engenharia, em uma instituição que é sinônimo de inovação e qualidade acadêmica.

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Política de cotas em universidades públicas

Todas as universidades e institutos federais que fazem parte do Sisu cumprem com a política de cotas de reservar vagas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Além disso, outros critérios também são considerados para o preenchimento das vagas, como de renda e a autodeclaração de candidatos negros, pardos e indígenas.

Seguindo a Lei de Cotas, metade das vagas são reservadas e a outra metade são para ampla concorrência, porém após a mudança na Lei de Cotas em 2023, os candidatos concorrem as vagas reservadas pelo programa de cotas apenas se não alcançarem as notas para ingresso às vagas de ampla concorrência. Algumas instituições também possuem suas próprias políticas de ações afirmativas.

Também após essa mudanças, metade das vagas reservadas para o programa de cotas são destinadas para pessoas negras com renda familiar de até 1 salário mínimo per capita, a lei também prevê que faculdades adotem ações afirmativas para pós-graduação e também inclui estudantes quilombolas nas cotas para instituições federais de ensino.

As melhores universidades públicas do Brasil

Se você chegou até aqui, é possível que já tenha se convencido de que cursar uma faculdade pública é uma ótima opção para o seu futuro profissional. Pensando nisso, listamos as melhores universidades públicas de acordo com o RUF – Ranking Universitário Folha, avaliação anual do jornal Folha de São Paulo que leva em consideração alguns critérios bastante relevantes, como pesquisa, ensino, inovação, mercado e internacionalização.

O RUF ocorre considerando todas as universidades ativas no país, com dados nacionais e internacionais e resultado de duas pesquisas do Datafolha. Confira, abaixo, a lista mais atual do ranking:

Ranking de melhores universidades públicas

Pós. Ranking

Universidade

Universidade de São Paulo (USP)

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade de Brasília (UnB)

10º

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

11º

Universidade Federal do Ceará (UFCE)

12°

Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)

13°

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

14°

Universidade Federal da Bahia (UFBA)

15°

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

16°

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

17º

Universidade Federal Fluminense (UFF)

18°

Universidade Federal de Goiás (UFG)

19°

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

20°

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Agora, se você deseja entrar em uma universidade particular, mas gostaria de uma ajuda para pagar a mensalidade, conte com o Pravaler, o maior financiamento estudantil privado do Brasil. Com o Pravaler você tem menos burocracia, o processo de contratação é 100% digital e você pode contratar em qualquer período da faculdade, uma ótima opção para calouros e também para veteranos. Faça uma simulação!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Aproveite as vantagens do Pravaler e estude nas maiores faculdades do Brasil.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter