Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Prouni: saiba tudo sobre o Programa Universidade para Todos Prouni: saiba tudo sobre o Programa Universidade para Todos

Prouni: saiba tudo sobre o Programa Universidade para Todos

Vai tentar conseguir uma bolsa de estudo por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e quer saber todos os detalhes sobre esse programa? Acompanhe nosso artigo e já comece a planejar o seu sonho de entrar na universidade!

O que é Prouni?

O Prouni é uma iniciativa do governo federal criada em 2014 que oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino para estudantes de baixa renda e que não possuem formação superior.

Para muitos estudantes, o Prouni pode ser o único recurso para ter acesso à universidade e competir de forma mais justa no mercado de trabalho. As inscrições para o programa abrem duas vezes por ano, geralmente no começo de cada semestre letivo. É preciso ficar de olho nas datas para não perder a oportunidade.

Para conseguir se inscrever no Prouni, o estudante precisa atender aos critérios de renda familiar e deve ter feito o Enem. Além disso, não pode ter zerado a redação e precisa ter atingido uma nota mínima de 450 pontos na prova.

Como funciona o Prouni?

Os estudantes podem concorrer a dois tipos de bolsas de estudo no programa: a bolsa integral, com 100% de desconto na mensalidade; e a parcial, que oferece 50% de desconto nos encargos pagos à universidade.

Para obter as bolsas, o estudante escolhe a modalidade de desconto conforme sua renda familiar e outros critérios socioeconômicos considerados pelo programa. Ele pode optar por cinco instituições particulares de ensino superior, cursos, turnos e habilitações disponíveis no programa.

Na etapa seguinte, o Sistema do Prouni (SisProuni) faz a classificação de acordo com a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e as opções escolhidas pelos estudantes. A nota que o Prouni considera é a média das notas das provas de redação e conhecimentos gerais, ou seja, a soma das duas notas divididas por dois.

A terceira etapa é a checagem das informações que o estudante prestou durante as inscrições, em que ele comparece nas instituições de ensino escolhidas com os documentos que comprovem que os dados fornecidos são verdadeiros.
A última etapa é a seleção feita pelas instituições, que podem encaminhar os candidatos a um processo seletivo próprio. Caso sejam aprovados, os alunos serão inseridos no programa.

O bolsista do Prouni deverá, durante o curso, apresentar aproveitamento acadêmico de, no mínimo, 75% nas disciplinas cursadas em cada período letivo do curso. Se o aproveitamento foi inferior ao mínimo, o coordenador do programa poderá entrar em contato com o responsável pela disciplina onde houve a reprovação e autorizar a continuidade da bolsa.

Essa autorização, porém, pode ser solicitada apenas uma vez e caso o aluno apresente novamente um desempenho abaixo da média exigida, ele perderá o benefício. Veja aqui em detalhes como funciona o Prouni.

Como se inscrever no Prouni?

As inscrições do Prouni 2024 primeiro semestre iniciarão em Janeiro. Para ajudar você nesse processo tão importante, fizemos esse passo a passo para você não se perder. Acompanhe!

  1. Acesse o site do Prouni e, em seguida, vá até “Fazer inscrição”. Nessa etapa, você vai precisar informar seu número de inscrição e a senha utilizada no Enem para acessar a área logada do site.
  2. Escolha, entre os cursos oferecidos, duas opções em ordem de preferência. A primeira opção escolhida será prioritária e caso o aluno não seja selecionado na primeira, passa a concorrer com a segunda. É possível alterar suas escolhas durante o período de inscrição.
  3. Ao finalizar todo o processo no site, os participantes deverão aguardar a divulgação da lista de selecionados. Nesse caso, o Prouni deverá entrar em contato para esclarecer quais serão os próximos passos.

Lembre-se: durante a inscrição é possível alterar as opções, mas será considerada a última inscrição confirmada válida. Caso não seja selecionado, ainda é possível entrar na lista de espera e ter uma nova chance de entrar em um dos cursos escolhidos. Não desanima, combinado?

Veja aqui o calendário completo do Prouni 2024.1:

  • Inscrições: 29 de janeiro a 1º de fevereiro
  • Resultado: 6 de fevereiro
  • Resultado da 2° chamada: 27 de fevereiro
  • Divulgação da lista de espera: 18 de julho
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
  • Resultado da lista de espera: 18 de março

Quem pode participar do Prouni?

Para participar do Prouni, é necessário preencher alguns requisitos para conseguir uma das bolsas oferecidas. Confira aqui para saber se você está apto para fazer a inscrição:

  • Ter participado do Enem no ano anterior ao processo seletivo do Prouni e obter a nota mínima de 450 pontos na média das provas, além de não ter zerado na redação.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário-mínimo e meio para concorrer a bolsa integral (100%).
  • Ter renda familiar de até três salários-mínimos por pessoa para concorrer a bolsa parcial (50%).

Além disso, deve satisfazer a uma das condições abaixo:

  • Não apresentar diploma do ensino superior;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral da instituição;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor ativo da rede pública de ensino, integrando o quadro de professores da escola, e concorrer a vaga no curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesse caso, não é considerada a renda familiar per capita.

Prouni é só para quem fez Enem?

Sim, uma das principais exigências para concorrer à bolsa do Prouni é ter participado do Enem no ano anterior para se candidatar ao programa. Para integrar a edição de 2024, você deve ter realizado o Enem desde 2010.

Quais são os documentos do Prouni?

Caso seja selecionado para uma das vagas do Prouni 2024.1, o estudante deve apresentar uma série de documentos para comprovar as informações fornecidas durante o cadastro na plataforma do programa.

É importante ter as informações em mãos para preencher os dados que serão pedidos no processo. Esses documentos também serão pedidos na etapa de aferição – quando os seus dados serão conferidos presencialmente. Mantenha-os todos organizados, ok? Veja aqui quais são os documentos necessários para a matrícula do Prouni 2024.

Qual a nota de corte do Prouni?

As notas de corte do Prouni são informadas a partir do segundo dia de inscrição, em que consegue fazer uma média das notas dos candidatos em relação a cada curso. Dessa forma, disponibiliza a menor nota possível para conseguir a vaga escolhida.

Você pode consultar as notas de corte diariamente durante as inscrições e avaliar se tem chances ou não de conseguir a bolsa para o curso escolhido – caso não tenha atingido a nota mínima, pode mudar de opção até o fim do período de inscrição.

É importante lembrar que você só poderá se inscrever no programa caso tenha média mínima no Enem de 450 pontos na prova e nota maior que zero na redação.

Como funcionam as cotas do Prouni?

O Prouni possui reserva de vagas – ou cotas – em seu processo seletivo para pessoas com deficiência e autodeclarados negros, pardos ou indígenas. Os candidatos que se encaixam nesses grupos também devem se enquadrar nos outros critérios de seleção do programa. Saiba em detalhes como funcionam as cotas do Prouni.

Quando sai o resultado do Prouni?

O processo seletivo do Prouni 2024 terá duas chamadas com os candidatos pré-selecionados. As datas ainda serão atualizadas e em seguida incluídas neste post. O resultado do Prouni podem ser conferidos no site oficial do programa e nas instituições de ensino que participaram do programa.

Se for pré-selecionado, o aluno deve ir até a instituição no período divulgado pelo programa com os documentos que comprovem os dados que informou na ficha de inscrição.

Vagas remanescentes do Prouni

O Prouni disponibiliza as vagas remanescentes para os candidatos que não foram selecionados como mais uma chance para conseguir a tão sonhada bolsa de estudos. As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas na seleção regular e ainda estão disponíveis no sistema.

As inscrições para as bolsas remanescentes começam quando todas as chamadas do Prouni já foram realizadas. Nessa fase, os estudantes que não tenham feito a última edição do Enem podem participar, desde que tenham feito a prova a partir de 2010, atingido a média mínima de 450 pontos na prova e nota maior que zero na redação.

Sem dúvida, é uma oportunidade de ouro para quem não conseguiu passar nas chamadas regulares ou não fez o último Enem. Se for o seu caso, fique atento às datas que vão ser divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Lista de espera do Prouni

Os alunos que não foram classificados em nenhuma das chamadas ainda têm chance de receber sua bolsa de estudo. Se esse for o seu caso, após o período de convocação dos dois primeiros grupos, não deixe de manifestar o interesse em permanecer na lista de espera nas instituições em que se inscreveu, já que elas deverão chamar novos estudantes para ocupar as vagas eventualmente não preenchidas.

O desempate entre os candidatos com a mesma média das notas do ocorre de acordo com estes critérios, em ordem de importância:

Quais faculdades participam do Prouni?

A lista exata de faculdades que participam do Prouni só é divulgada quando as inscrições são abertas a cada semestre, porque tudo depende da disponibilidade de vagas nas instituições de ensino. Embora algumas delas ofereçam bolsas todos os anos, é preciso ficar atento aos editais no site do Prouni, onde as listas são atualizadas.

Se você já tem em mente o curso que deseja fazer em determinada faculdade e sabe que a instituição participa do programa, busque por ele no site oficial e o coloque como uma de suas opções assim que as inscrições forem iniciadas. Separamos algumas universidades que sempre têm vagas pelo Prouni:

Não perca nenhum prazo e já pesquise por cursos e faculdades reconhecidas pelo MEC, como as que te apresentamos. E, também, fique de olho no edital do Prouni 2023!

Diferença do Prouni entre outros programas do governo

Apesar de seguir o mesmo padrão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Prouni é um programa completamente diferente. Isso porque o Sisu faz o processo de seleção de estudantes para vagas em cursos de graduação em universidades públicas. Ele se baseia apenas na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), não levando em consideração outros critérios usados pelo Prouni, como a renda familiar dos candidatos, por exemplo.

Veja também: Entenda as diferenças entre Sisu, Prouni e Fies!

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é mais um programa do governo bastante diferente do Prouni, embora também tenha o objetivo de facilitar o acesso de estudantes de baixa renda a cursos de nível superior.

Ao invés de oferecer bolsas de estudos, o Fies oferece diferentes modalidades de financiamento estudantil para que os estudantes tenham condições de cursar a graduação em faculdades particulares. Ao final do curso, o beneficiário precisa devolver o dinheiro emprestado por meio do pagamento de parcelas mensais.

O Prouni é um programa totalmente gratuito e, sendo assim, o estudante não paga para se inscrever e não precisa devolver nenhuma quantia de dinheiro para o governo após concluir o curso.

Cta Ead Presencial Semipresencial Bolsa De Estudos Amigo Edu

Texto escrito por: PRAVALER
Categoria: ProuniPra saber
x

Estude com mensalidade reduzida e pague menos por mês.

Com o Pravaler, você financia o curso que quer fazer, contrata quando quiser e paga menos na mensalidade.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter