Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta

Quais são as melhores universidades do Brasil?

A qualidade do ensino é um dos principais fatores a serem considerados no momento da escolha da universidade. Dentre outras coisas a se considerar, como o processo seletivo, a localização e própria simpatia do aluno pela instituição, a avaliação da universidade e do ensino oferecido definem seu reconhecimento no mercado de trabalho.
Muitas empresas recrutam candidatos com base nas universidades em que realizaram sua graduação. Para quem vai prestar vestibular ou realizar a prova do Enem, é importante estar atento e conhecer as melhores instituições para cada curso. Confira quais são as melhores universidades do Brasil:
Universidade de São Paulo (USP)
Com um processo seletivo concorrido, a Universidade de São Paulo desponta sempre como primeiro lugar nacional nas avaliações de ensino. Em lista elaborada pela empresa de consultoria inglesa QS Quacquarelli Symonds, que analisou universidades nos países integrantes do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), a USP aparece na 9ª posição. Em outro ranking internacional, publicado em 2015 pela Times Higher, aparece novamente como 9º lugar entre os países emergentes. Além da Universidade de São Paulo, outras instituições de ensino brasileiras aparecerem nesta lista.
O ranking da Folha de S. Paulo também analisa as universidades brasileiras, ranqueando-as com base em critérios como a qualidade do ensino, o desenvolvimento de pesquisas e a empregabilidade dos estudantes. Também neste a Universidade de São Paulo consta como primeiro lugar, seguida pela UFRJ e a UFMG.
As 15 melhores universidades brasileiras
As melhores universidades do Brasil, segundo o ranking da Times Higher, são em sua maioria federais, com algumas exceções para o ensino particular. Confira quais são elas:
Universidade de São Paulo – USP
Universidade de Campinas – Unicamp
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Universidade Estadual Paulista – UNESP
Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ
Universidade de Brasília – UnB
Universidade Federal de São Carlos – UFSCar
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Universidade Federal do Paraná – UFPR
Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
Universidade Federal Fluminense – UFF
De forma geral, as universidades que constam como quinze melhores do Brasil apresentam processos seletivos concorridos. Não só entrar é difícil, mas sair com um diploma também, já que apresentam níveis exigentes de ensino. Das universidades federais deste ranking, todas se utilizam da nota do Enem para o processo seletivo. Para a USP, primeira posição da lista, esta vale para uma parte das vagas, cuja seleção ocorrerá através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A escolha da universidade
A análise deste tipo de ranking universitário é interessante para que o aluno tenha uma ideia das melhores instituições do país como ponto de partida para aprofundar sua pesquisa. Além dos critérios de localização e processo seletivo, é importante considerar, ainda, as especificidades de cada curso nestas universidades. Algumas universidades com piores posições no ranking geral apresentam cursos específicos nos quais se destacam. Por isso, é importante analisar o curso oferecido, a grade horária e os professores como forma de decidir os processos seletivos dos quais você deseja participar.

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter