Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Redação Enem 2018: possíveis temas para você se preparar Redação Enem 2018: possíveis temas para você se preparar

Redação Enem 2018: possíveis temas para você se preparar

O segundo semestre se aproxima com mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2018, as provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 novembro em todo o país. Apresentaremos nesse artigo os possíveis temas para a redação Enem 2018.

Aqueles que sonham com uma vaga no ensino superior ainda têm alguns meses pela frente para se preparar. Nesse sentido, é importante ficar por dentro dos temas que podem cair na redação do Enem.

Que tal conhecer alguns deles agora mesmo?

Temas que podem cair na redação Enem 2018

Aumento das DSTs entre jovens


De acordo com dados do Ministério da Saúde, a quantidade de jovens infectados pelo vírus HIV cresceu de maneira expressiva entre os anos de 2006 e 2015. Outras DSTs também avançaram nesse período.

Considerando que o principal público-alvo do Enem é justamente esse, não é difícil de imaginar que a prova peça para que os candidatos reflitam sobre as causas do problema e apontem soluções para ele.

Escravidão no mundo contemporâneo


Embora invisível, o trabalho escravo possibilita o consumo de vários produtos e serviços que consideramos indispensáveis. Inclusive, algumas ONGs se dedicam a listar empresas que exploram mão de obra.

No entanto, esse tema pode cair no Enem por conta de uma aportaria aprovada pelo Governo Federal que determina que um trabalho só será considerado análogo à escravidão quando houver ameaça de punição.

Esportes como ferramentas de inclusão social


Estamos em um ano par, o que significa que teremos um evento esportivo de abrangência mundial para acompanhar e, quem sabe, discutir a respeito na redação Enem!

Muitos atletas ascendem socialmente por conta das oportunidades que encontram em modalidades esportivas. Portanto, é possível que você tenha que escrever sobre como elas podem ser uma ferramenta de inclusão.

Fake news


Recentemente, o Facebook lançou um programa de combate às notícias falsas. Com a ajuda de agências de checagem de fatos, a rede social de Mark Zuckerbeg planeja diminuir o alcance desse tipo de material.

O Enem 2018 pode pedir que os candidatos discutam a democratização do acesso à informação e os perigos da propagação rápida de informações falsas. É interessante que você estude as principais características desses conteúdos.

Privacidade na internet


Outro tema em alta que também envolve o Facebook é a privacidade na internet. Além das redes sociais, diversos sites e aplicativos usam informações pessoais de seus usuários para ofertar produtos e serviços, o que é discutível.

Também é possível pensar nesse assunto sob vários outros pontos de vista. Então, aproveite para refletir sobre como as pessoas expõem a si mesmas ou terceiros na internet antes do Enem.

Saúde mental


Ao longo do ano que passou, séries como 13 Reasons Why e jogos como o da Baleia Azul nos alertaram sobre como o número de casos de suicídio entre jovens parece aumentar em várias partes do mundo.

Muitos manifestaram ideações suicidas por conta de doenças que não receberam o devido tratamento, como depressão, bipolaridade e ansiedade. Quem pretende fazer o Enem deve conhecer as causas desses problemas e estudar sobre saúde mental.

Segurança pública e pessoal


No primeiro semestre, o Governo Federal interviu no Rio de Janeiro por conta do agravamento de uma crise na segurança pública. No Enem, os candidatos podem ter que propor soluções para esse problema.

A segurança também pode ser tema de redação da prova sob um viés pessoal. Com o número de ataques registrados nos Estados Unidos, discussões sobre o porte de armas voltaram a ter espaço em vários lugares, inclusive aqui no Brasil.

 

Agora você já conhece os temas que podem cair na redação do Enem 2018! Que tal aproveitar que ainda falta algum tempo até a prova para ler mais sobre eles e escrever textos a respeito?

Leia também sobre:

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: EnemPra saber
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter