Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
4 dicas para manter a saúde financeira durante a faculdade 4 dicas para manter a saúde financeira durante a faculdade

4 dicas para manter a saúde financeira durante a faculdade

O período da faculdade pode ser considerado como o mais complicado da vida de algumas pessoas. Seja por que alguns têm de sair de casa, arrumar um emprego ou simplesmente ter de aprender a lidar com o seu próprio dinheiro. Ter um pouco de trabalho e aprender com seus erros faz parte do aprendizado, mas não significa que você deva estar sempre sem dinheiro, contando moedas e deixando de ter um pouco de diversão.

São nos momentos de crise que as boas ideias surgem. Muitas pessoas aproveitam a vida universitária para ganhar dinheiro e manter a saúde financeira através das inúmeras oportunidades que uma universidade pode proporcionar. Quer saber quais são elas? Então confere aí!

O que é saúde financeira?

Saúde financeira se refere à condição na qual uma pessoa, família ou organização mantém um equilíbrio saudável entre seus rendimentos e despesas, gerencia suas dívidas de forma responsável, constrói reservas financeiras para emergências e investe para o futuro de maneira sustentável.

Em termos simples, saúde financeira significa estar em controle de suas finanças, tendo a capacidade de satisfazer suas necessidades financeiras básicas, lidar com imprevistos e alcançar metas financeiras de longo prazo, como comprar uma casa, pagar a educação dos filhos ou se aposentar confortavelmente.

Além disso, a saúde financeira também envolve ter uma compreensão clara de sua situação financeira, adotar hábitos financeiros saudáveis, como economizar regularmente, evitar dívidas excessivas e planejar o futuro de forma consciente. Sendo assim, podemos dizer que a saúde financeira é essencial para o bem-estar financeiro e emocional de indivíduos e famílias, proporcionando estabilidade e segurança ao longo da vida.

O que fazer para ter uma boa saúde financeira?

Para alcançar e manter uma boa saúde financeira, é importante adotar hábitos e estratégias financeiras sólidas. Uma boa forma de começar é estabelecendo metas financeiras claras e realistas, como por exemplo:

  1. Economizar para uma emergência
  2. Pagar dívidas
  3. Comprar uma casa
  4. Se aposentar confortavelmente

Para isso, é necessário criar um acompanhamento detalhado de sua renda e despesas, estabelecendo um orçamento mensal que priorize gastos essenciais e reserve uma parte para economias e investimentos. Evite sempre gastar mais do que ganha, buscando manter um estilo de vida compatível com sua renda e evitando dívidas desnecessárias.

Caso você tenha dívidas atualmente, priorize o pagamento delas e se concentre em quitar aquelas com juros mais altos primeiro. Evite contrair novas dívidas sempre que possível e se sobrar um dinheirinho, não esqueça de fazer uma poupança de emergência e para aposentadoria, reservando uma parte do seu salário para economias de longo prazo.

Veja tambémComo administrar o salário do seu primeiro emprego?

Busque sempre aprender sobre conceitos básicos de finanças pessoais, como investimentos, gestão de riscos, planejamento tributário, entre outros, para tomar decisões financeiras mais informadas e eficazes. Se você estiver enfrentando dificuldades financeiras significativas ou tiver dúvidas sobre como melhorar sua situação financeira, considere buscar orientação profissional – seja através de livros, canais do YouTube de profissionais renomados ou até mesmo contratar um consultor.

Como ter uma boa saúde financeira na faculdade?

Uma gestão financeira eficaz permite que os estudantes evitem o estresse financeiro e se concentrem em seus estudos, sem distrações relacionadas a preocupações financeiras. Além disso, com uma boa saúde financeira é possível reunir os recursos adequados para cobrir despesas acadêmicas, como mensalidades, material didático e transporte.

Além disso, uma boa saúde financeira na faculdade estabelece uma base sólida para o futuro, preparando os estudantes para enfrentar desafios financeiros após a graduação, como pagamento de financiamentos estudantis, busca de emprego e transição para a vida profissional.

Veja abaixo 4 dicas que separamos pra você conseguir ter uma boa saúde financeira na faculdade!

Explore seus talentos

Se você possui algum dote culinário, artesanal, artístico ou esportivo, entre outros, este é um bom momento para colocá-lo em prática. Faça doces ou bolos para vender, dê aulas particulares, toque em bares a noite e participe de competições esportivas sempre que tiver a oportunidade.

Este tipo de atividade, além de poder complementar renda durante a faculdade, pode ser muito prazerosa e importante para quem está chegando a um novo lugar, pois assim você conhece gente, expande seus negócios e pode usufruir de uma graninha própria.

Vender sanduíches, docinhos e qualquer guloseima é uma ótima oportunidade de alavancar sua saúde financeira. Seus amigos e colegas sempre vão comprar alguma coisa e se o seu produto for bom, a recompensa e o reconhecimento com certeza virão!

Ganhe dinheiro através da internet

Talvez a internet seja o maior trunfo dos universitários do século XXI. Muita gente está se dando bem através das inúmeras oportunidades que o mundo online proporciona. Você pode criar um blog e ganhar dinheiro com ele utilizando o Google Adsense, começar a investir seu dinheiro na bolsa de valores, ser freelancer de produção de conteúdo para a web, montar uma loja virtual, importar produtos para vender e até faturar alto jogando poker!

Veja também: Como ganhar dinheiro na internet de forma simples?

Ou seja, as opções são muitas. No entanto, saiba que você deve possuir conhecimento suficiente para conseguir realmente faturar em qualquer uma dessas atividades. Pode não ser simples, mas quem tem força de vontade e determinação vai conseguir encher o bolso e dar um up na saúde financeira. Portanto, não deixe de pesquisar e estudar algumas delas!

Arranje um estágio na universidade

Há sempre uma grande demanda de oportunidades de estágio em universidades. Seja ou não na sua área de estudo, não perca a chance de exercer uma atividade remunerada, que não possui vinculo empregatício e ainda tem uma carga horária bem reduzida, quando comparada ao mercado de trabalho tradicional.

Alguns professores desenvolvem pesquisas com monitores e ajudantes remunerados, que quase sempre são seus próprios alunos.

Portanto, se informe e busque saber se há alguma situação em que você se enquadre. Além disso, este tipo de atividade é muito importante para quem nunca trabalhou, pois além de manter estável a saúde financeira, o aprendizado e a experiência adquiridos podem ser muito importantes para o futuro da carreira.

Procure empregos temporários ou sazonais

Cidades universitárias geralmente possuem uma grande variedade de restaurantes e bares que estão sempre precisando de funcionários. A dica é encontrar vagas temporárias de emprego, que deem um retorno rápido e não tirem totalmente o seu tempo, possibilitando que você tenha mais de um emprego.

Veja também: Como se comportar em uma entrevista de emprego?

Empregos sazonais também podem gerar uma boa grana. Períodos festivos podem ser excelentes fontes de renda extra. Portanto, esteja disposto a procurar vagas e a exercer atividades que muitas vezes podem não ser tão glamourosas, mas que podem recompensar bastante.

CTA do programa de indicação do Pravaler

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou pagando menos por mês.

Simule seu financiamento estudantil e veja como sua mensalidade pode reduzir.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter