Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
SisFies: conheça o sistema do MEC! SisFies: conheça o sistema do MEC!

SisFies: conheça o sistema do MEC!

Para participar do Fies e obter financiamento estudantil, o estudante precisa conhecer o SisFies, que é o sistema informatizado próprio para o programa. Por meio dele, todos os processos relativos ao Fundo de Financiamento Estudantil são sistematizados, facilitando a ação dos candidatos, das instituições participantes e também dos profissionais do Ministério da Educação.

Se você quer saber mais detalhadamente sobre como funciona o SisFies, como se inscrever, além de conhecer outras informações relevantes sobre o tema, então siga conosco e confira.

O que é o SisFies?

O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado ao financiamento estudantil. Participando dele, você tem como custear os seus estudos em instituições privadas, por meio de um empréstimo a juros baixos, podendo pagar a sua dívida depois de formado. É uma boa opção para quem precisa de uma oportunidade para se graduar.

Veja também: Quem criou o Fies? Conheça a história do programa!

Após a contratação do financiamento, o estudante terá acesso ao SisFies, que centraliza o funcionamento do Fies, tornando simplificados os procedimentos para todos os envolvidos.

Como o SisFies funciona?

É no SisFies que as entidades mantenedoras aderem ao projeto. Ele também funciona como plataforma de acesso para os estudantes se inscreverem e para que o Ministério da Educação gerencie as diferentes ações que compreendem o programa.

O SisFies é dividido de acordo com o ente envolvido no processo de financiamento estudantil, com o SisFies Aluno e o SisFies Mantenedor.

SisFies Aluno

Para o candidato, o SisFies funciona como um portal onde é possível se inscrever, conhecer as possibilidades e detalhes do financiamento, além de conferir quais são as instituições e os cursos participantes. Dentro desse portal, existe o SisFies Aluno, espaço onde o estudante efetivamente se candidata a uma vaga, acessa o resultado do Fies e pode conferir seus dados, além de fazer renegociações.

Veja também: O que é e como funciona o Fies?

O SisFIES Aluno é o site voltado para os alunos que já foram selecionados no processo seletivo para fazer a sua inscrição ou que já contam com o financiamento estudantil do governo. É preciso fazer um cadastro prévio no portal e para acessá-lo o aluno precisa informar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), senha e código de verificação.

Os estudantes conseguem ter acesso não só às suas informações por meio do SisFIES Aluno, mas também a outras funcionalidades do site, como o aditamento de contrato, renegociação da dívida, abatimentos, transferência de instituição de ensino ou de curso, suspensão, dilatação do prazo de utilização do financiamento, entre outras.

SisFies Mantenedor

Já o SisFies Mantenedor é voltado para as instituições de ensino e entidades mantenedoras do FIES. Além de contar com um site especialmente dedicado aos estudantes, o sistema informatizado do FIES também possui um portal apenas para as instituições de ensino superior. É o espaço de adesão, atualização de dados e consultas. Nesse espaço também é possível pagar tributos e acompanhar diferentes operações envolvidas no projeto.

É por meio dele que as faculdades, universidades e centros universitários podem ofertar vagas para beneficiários do programa de financiamento estudantil.

O SisFies Mantenedor, portanto, é usado para atualização de dados cadastrais e financeiros, consulta de saldos e repasse, pagamento de tributos, emissão de comprovantes de pagamento e acompanhamento das operações afetas às instituições de ensino superior. Elas também podem consultar e autenticar a inscrição de alunos, solicitar e validar aditamentos, acompanhar a legislação do FIES, entre outras funcionalidades.

Qual é o objetivo do SisFies?

O intuito do MEC com a criação do SisFies é diminuir a burocracia envolvida na concessão de crédito universitário a partir da criação de processos mais ágeis tanto para o credenciamento das instituições quanto para a ação dos estudantes.

Como o Fies abre inscrições duas vezes por ano, semestralmente inúmeros candidatos precisam se cadastrar no sistema e comprovar as informações prestadas, num processo que envolve os documentos dos estudantes, a ação das faculdades participantes e também dos bancos, uma vez que a assinatura dos contratos de financiamento será realizada neles.

Sem um sistema moderno e centralizador, todas as etapas do processo tendem a se tornam ainda mais longas, como acontecia antes do SisFies. Na prática, o SisFies é uma solução que veio para fazer da tecnologia uma aliada no financiamento estudantil.

Como ver minha dívida com o Fies?

Um exemplo do que pode ser feito no SisFies é a renegociação do Fies. Quando o aluno percebe que não terá como fazer o pagamento do Fies dentro do prazo estipulado, ele pode entrar no sistema, realizar uma simulação de uma nova prestação e fazer o pedido.

Posteriormente, ele precisa ir até o banco parceiro e fazer a requisição do “Termo Aditivo ao Contrato de Financiamento” para gerar novas condições de pagamento do Fies, evitando assim o cancelamento de sua participação no programa.

Em resumo, o SisFies é um recurso pensado para simplificar a vida do estudante e demais envolvidos no financiamento estudantil, evitando que questões burocráticas consumam seu tempo.

Como se inscrever no SisFies?

Fique atento às datas do FIES. A participação no programa é aberta aos interessados duas vezes por ano. Confira o passo a passo para se inscrever abaixo:

    1. Passo a passo para se inscrever no SisFies - Passo um Acessando o site do FIES e clicando em “Saiba como fazer sua inscrição”, você será redirecionado ao SisFies. Surgirá um espaço no SisFies Aluno para que você informe seus dados pessoais em um cadastro rápido. Caso você seja selecionado, será preciso acessar o SisFies novamente para assim efetivar a inscrição no programa.

 

    1. Passo a passo para se inscrever no SisFies - Passo dois Uma vez dentro do SisFies é necessário apresentar os dados do financiamento que você deseja. Para tanto, clique em “Complementar Minha Inscrição”, preencha os espaços relativos aos valores semestrais do curso e do valor financiado pelo FIES.

 

    1. Passo a passo para se inscrever no SisFies - Passo três Faça a simulação na modalidade desejada e informe os dados referentes à sua localização e agência bancária.

 

  1. Passo a passo para se inscrever no SisFies - Passo quatro Determine qual será o tipo de fiança e conclua o processo. O cadastro será finalizado quando o sistema gerar o comprovante para comparecimento do interessado à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, conhecida como CPSA.

 

Vale lembrar que, uma vez aprovado, o estudante precisa também validar as informações inseridas no sistema na CPSA da instituição de ensino. Posteriormente, ele deve ir a um dos bancos credenciados e viabilizar o financiamento.

Como fazer o aditamento pelo SisFies?

O sistema de aditamento do Fies é o processo de renovação do financiamento realizado pelo estudante. Ele pode ser classificado como simplificado ou não simplificado. No caso da primeira categoria, não existe alteração nas cláusulas do contrato, permanecendo conforme determinado no ato da assinatura, ao contrário do que acontece na segunda categoria, na qual ocorrem mudanças para a sequência do financiamento.

A ideia por trás do processo de aditamento é garantir que o estudante esteja regularizado dentro do programa e permitir aos envolvidos revisarem os dados de contrato quando necessário.

O estudante precisa ficar atento aos prazos de aditamento, sob risco de perder os benefícios do programa. Fique atento às datas e esteja sempre com os documentos organizados para evitar atrasos ou erros. Isso certamente facilitará a sua vida e tornará o processo de renovação simplificado.

Quais as alternativas de financiamento além do Fies?

Por se tratar de um programa de financiamento público e de alcance amplo, é natural que o Fies apresente um rigor maior, já que assim seleciona os candidatos que realmente precisam do benefício. Por outro lado, isso dificulta a adesão de muitos estudantes, que podem ver na burocracia um impedimento.

Diante de tantas exigências, boa parte dos interessados acaba sendo afastada da possibilidade de contar com o Fies. É o caso de quem não prestou a prova do Enem ou de quem já está na segunda graduação. Para situações assim, vale a pena conferir as alternativas ao Fies, como bolsas de estudos e financiamento estudantil privado.

Um diferencial em relação ao Fies está justamente nas exigências. Você pode participar do Pravaler mesmo sem a nota do Enem ou já tendo um diploma de ensino superior. Além disso, caso o seu interesse seja fazer um curso na modalidade EAD, uma pós-graduação ou curso livre, o Pravaler também aparece como uma opção, pois não há exigência para cursos presenciais.

Em suma, o Pravaler é uma alternativa ao Fies bastante vantajosa para quem pretende chegar ao ensino superior, mas não conta com recursos para custear esse investimento antes de formado. Não deixe de fazer a sua simulação para ver quanto vai pagar na mensalidade!

Prv_novos_ctas_veteranos_1

Texto escrito por: PRAVALER
Compartilhar
Categoria: FiesPra saber
x

Estude nas melhores faculdades do Brasil pagando menos na mensalidade.

Contrate o seu financiamento estudantil sem precisar da nota do Enem.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter