Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Calouro e veterano: entenda as diferenças! Calouro e veterano: entenda as diferenças!

Calouro e veterano: entenda as diferenças!

O mundo universitário vai te mostrar muitas coisas novas que irão acrescentar experiências diferentes para a sua vida pessoal e profissional. Isso acontece em duas fases do ano de graduação: quando você é um calouro e quando você é um veterano.

Você sabe o que significam essas palavras e o que elas representam? Se você sempre as ouviu, mas não sabe exatamente qual é a diferença e do que se trata, continue acompanhando porque iremos explicar tudo isso e mais!

O que é um aluno calouro?

Entre os diversos termos que são aprendidos no início de um curso na faculdade, além dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas, está a palavra “calouro”. Pode parecer esquisita em um primeiro momento, mas saiba que não significa nada mais nada menos do que uma expressão para chamar quem está nos anos iniciais da vida universitária.

Também chamados de “bixos” ou “bichos”, os calouros são os mais novos de cada graduação, já que acabaram de ingressar no ensino superior, e costumam passar por muitas brincadeiras, como pegadinhas, feitas pelos mais velhos do curso.

Documentação para a matrícula

Quem é calouro vai precisar apresentar os documentos solicitados para que possa fazer a matrícula e estar realmente inscrito na universidade. A lista normalmente segue os seguintes comprovantes: CPF e RG, certidão de nascimento, título de eleitor e comprovante de residência.

Pode ser que exista algum documento a mais ou a menos a ser pedido pela sua instituição de ensino superior. Por isso, confira a lista certinha para evitar imprevistos, combinado?

E se você quer estudar nas melhores faculdades privadas do Brasil sem pagar caro, conte com a gente!

CTA estude nas maiores universidades do país pagando menos

Trote da faculdade

Se tem um momento marcante no início da graduação, é o trote da faculdade. Cada instituição de ensino faz de um jeito, mas saiba que funciona como uma espécie de integração entre os novos alunos e aqueles que já “são de casa”, isto é, os mais velhos e que já estudam na universidade.

Pode ser uma festa, uma brincadeira, alguma atividade a ser feita e por aí vai. É como se fosse um rito de passagem para marcar o começo dessa nova fase da vida.

Grade curricular do curso

No primeiro semestre, ou até no primeiro ano, da graduação é comum que as grades curriculares estejam previamente prontas. Assim, quem é calouro deverá seguir as aulas e os horários propostos pela própria faculdade, o que ajuda a entender como é o ritmo de estudos, de provas e a passar pelas disciplinas básicas do curso.

O que é um aluno veterano?

Agora que você ficou sabendo o que é um aluno calouro, consegue imaginar quem são os veteranos? Pois é, são os estudantes mais velhos. Eles estão mais perto de se formarem, já passaram por alguns semestre do curso em que estão matriculados e estão na faculdade há mais tempo.

Além disso, boa parte dos veteranos estão atuando em algum estágio e fazendo o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), etapas que indicam o final da graduação.

Grade curricular do curso

A grade curricular dos estudantes veteranos é, geralmente, montada por eles mesmos. Isto é, depois do segundo semestre as instituições de ensino superior públicas ou privadas permitem que os alunos decidam quais disciplinas vão pegar em cada semestre, com quais professores, entre outras opções que tornam o curso mais flexível.

É importante saber que nas faculdades públicas deve ser conferido quais são as disciplinas disponíveis e seu respectivo número de vagas, enquanto nas privadas, a mensalidade pode ficar um pouco mais cara se a quantidade de aulas aumentar. Tudo isso precisa ser entendido como funciona diretamente onde você estuda.

Estágio curricular

Como falamos acima, os veteranos têm que fazer o estágio curricular. Em muitas faculdades, essa etapa é obrigatória e consiste em trabalhar por um período de 6 horas, de segunda a sexta, em alguma empresa.

Se for na área do curso, melhor ainda porque você, estudante veterano, terá como viver a carreira na prática e entender como são os dias a dias dessa profissão em que vai se formar em alguns meses.

Projeto final ou TCC

Outra etapa que também não pode ser pulada no final do curso de graduação é o Trabalho de Conclusão de Curso. O TCC é o projeto em que é desenvolvido um assunto específico seguindo as características e regras estipuladas pela faculdade, como número de páginas, formato, entre os demais critérios.

Há casos nos quais precisa apresentar o projeto de TCC para uma banca avaliadora e conseguir a nota mínima ou maior para passar, isto é, ser aprovado neste primeiro nível do ensino superior e estar liberado para participar das cerimônias de colação de grau e conclusão do curso.

Quais são as diferenças entre calouro e veterano?

Esperamos que não tenha restado nenhuma dúvida sobre esse assunto. Mas de qualquer forma, aqui vai um resumo: a principal diferença entre um calouro e um veterano é que o primeiro está no início da graduação, como quem acabou de chegar, enquanto o segundo grupo está mais perto de se formar.

É essencial que os calouros e os veteranos estejam juntos ao longo da graduação, por mais que sejam de períodos distintos, porque é uma maneira de conseguirem compartilhar as mais variadas experiências da vida universitária, e passarem por essa fase trocando dicas e se ajudando.

E aí, que tal ser calouro em uma das maiores faculdades privadas do país? No Pravaler você encontra o financiamento estudantil que cabe no seu bolso e faz a sua graduação pagando menos todos os meses. Não precisa de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), de comprovação de renda nem de conta em banco.

Ah, e tem para todo mundo! Aqui você faz a sua contratação em qualquer época do ano e pode ser veterano também se precisar de soluções financeiras descomplicadas para pagar as mensalidades da faculdade.

Simule o seu financiamento estudantil privado e descubra quanto irá pagar até o fim do curso.

CTA simule seu financiamento e veja quanto irá pagar na mensalidade

Texto escrito por: PRAVALER
x

Estude o que sempre sonhou com o financiamento estudantil.

Faça faculdade pagando menos por mês com o Pravaler.

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter