Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Bolsa de estudo para pós-graduação: conheça 7 opções no Brasil! Bolsa de estudo para pós-graduação: conheça 7 opções no Brasil!

Bolsa de estudo para pós-graduação: conheça 7 opções no Brasil!

Com o mercado de trabalho bastante competitivo, surge a necessidade da qualificação profissional para garantir maior destaque diante das ofertas de trabalho. Para realizar uma pós-graduação de qualidade, é mais do que necessário tempo, dedicação e, claro, dinheiro. Por isso, uma bolsa de estudos pode fazer toda a diferença na sua vida acadêmica e financeira.

Preparamos um artigo completo sobre bolsa de estudo para pós-graduação para que você tire todas as dúvidas.

Bolsa de estudo para pós-graduação

Além das bolsas de estudo para os cursos de graduação, é possível também conseguir esse benefício para realizar uma pós-graduação, podendo ser parcial ou integral.

Cada instituição de ensino que disponibiliza o benefício da bolsa de estudos, poderá definir os valores e regras para os processos seletivos. Muitas delas, porém, exigem relatórios periódicos que servem para a verificação de que o estudante está mantendo um bom desempenho durante o curso. Lembrando que a bolsa de estudo para pós-graduação, em sua maioria, são destinadas para alunos de pós stricto sensu, ou seja, estudantes de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Se o estudante tem o interesse em realizar uma pós-graduação da modalidade lato sensu – especialização ou MBA – uma forma de ter uma economia maior é negociar um desconto direto com a instituição de ensino ou conhecer um programa de financiamento estudantil privado.

Como conseguir uma bolsa para pós-graduação?

Existem diversas opções para conseguir uma bolsa de estudo para pós-graduação, sendo que alguns programas e instituições de ensino oferecem bolsas de até 100%. Outros programas oferecem ao bolsista a opção de exercer um trabalho remunerado paralelo, desde que seja na mesma área de estudo, em troca da bolsa.

O Amigo Edu, por exemplo, é uma plataforma de educação que oferece bolsas de estudos para pós-graduação de até 80% de desconto em diversos cursos e instituições de ensino.

Bolsas de estudo Amigo Edu

Há também a possibilidade de o estudante, caso esteja em um trabalho formal, verificar se na empresa em que atua existe algum tipo de convênio de cursos de pós-graduação com instituições de ensino superior. Isso porque algumas empresas oferecem o programa de benefícios com o objetivo de terem profissionais cada vez mais atualizados e capacitados.

Se você já tomou a decisão e quer se aprimorar com uma pós, chegou a hora de conhecer os programas que oferecem bolsas de estudos para uma pós-graduação. Confira!

Bolsa de estudos e financiamento

Muitos programas de pós-graduação possuem um valor alto, em especial, os cursos de MBA (Master in Business Administration). Nesse caso, é possível recorrer a uma bolsa de estudos caso a instituição de ensino ofereça, ou recorrer a um financiamento estudantil para conseguir estudar por um preço bem melhor.

Dessa forma, um estudante pode cogitar a possibilidade de ingressar em uma faculdade com bolsas de estudo e financiar o curso já com o desconto na mensalidade, reduzindo o valor a ser pago no futuro. Opção bastante atraente, certo? Existem, por exemplo, algumas universidades que oferecem bolsa de estudo e permitem utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para financiar as mensalidades durante a graduação – caso o estudante ainda não tenha utilizado o programa do governo na sua primeira graduação.

Cada universidade tem suas regras para maneiras de ingresso e realização de matrículas. As normas também variam nas diferentes universidades que aceitam contratos realizados pelo Fies ou programas de financiamento estudantil privado, como o Pravaler. Por isso, é necessário identificar a disponibilidade de vagas por bolsas de estudo e financiamento.

Botao Simule Financiamento 1

 

Programas de bolsas de estudo no Brasil

CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece bolsas de estudos para os cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O programa pertence ao Ministério da Educação (MEC) e os requisitos podem mudar de acordo com a modalidade disponível.

A seleção para as bolsas de estudos é feita pelos cursos e pela própria instituição de ensino superior do bolsista.

CNPQ

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) é um programa do governo federal que oferece bolsas de pós-graduação no Brasil e no exterior. Porém, para obter uma bolsa de estudo para pós-graduação, é preciso estar cursando mestrado ou doutorado apenas, ou seja, escolher seguir por uma formação em pesquisa acadêmica.

O processo seletivo de bolsas é realizado pelo próprio conselho ou pelas instituições de ensino superior que disponibilizam as bolsas do programa.

Ciência Sem Fronteiras

O Ciência Sem Fronteiras é um programa que também foi criado pelo Governo Federal. Tem a missão de conceder bolsas de estudos no exterior para todos os estudantes de graduação e/ou doutorado.

FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma instituição pública de pesquisa acadêmica ligada à Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado de São Paulo.

A instituição oferece oportunidades de bolsa de estudo para pós-graduação, sendo mestrado, doutorado e pós-doutorado, com o foco principal na área de pesquisa. Os valores e processos seletivos dependem da bolsa ofertada.

Fundação Estudar

A Fundação Estudar é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados por meio da formação de uma comunidade de líderes, tendo a experiência acadêmica no exterior.

O valor desse benefício gira em torno de 5% a 95%, dependendo das características financeiras, acadêmicas e econômicas do candidato. Várias pessoas já se aproveitaram bem desse recurso, formando-se em cursos como Direito, Engenharia, Relações Internacionais, Políticas Públicas, Economia e outros.

O programa Líderes Estudar apoia jovens para que ingressem nas melhores universidades do mundo, por meio de graduação completa ou uma pós no exterior. Além do benefício da bolsa de estudo para pós-graduação para aqueles que se formam através do programa, há possibilidade de ascensão profissional. A Fundação Estudar desenvolve um networking com esse aluno, acompanhando sua carreira.

Bolsa Empresa

O programa Bolsa Empresa é adotado por empresas que desejam custear o valor da mensalidade de seu colaborador – dando, assim, estímulo para especialização e construção da carreira profissional.

Os financiamentos das bolsas de estudo podem ser parciais ou integrais; o benefício trazido serve tanto para o estudante quanto para a empresa, que utiliza dos conhecimentos adquiridos para aprimorar e aperfeiçoar as funções e atribuição requeridas.

Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é uma instituição brasileira de educação profissional e possui um programa de bolsas de estudo, com o objetivo de auxiliar o estudante financeiramente e incentivar os seus estudos.

O Senac conta com diversas opções de bolsas, sendo elas de: incentivo acadêmico, iniciação cientifica, monitoria, extensão universitária, benefícios para empresas e bolsa social para quem não tem condições de pagar por um curso integral.

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter