Faça uma simulação com o Pravaler Icone seta
Bolsa Permanência do Prouni: saiba quem tem direito e como solicitar Bolsa Permanência do Prouni: saiba quem tem direito e como solicitar

Bolsa Permanência do Prouni: saiba quem tem direito e como solicitar

Sabia que o Prouni, além da bolsa de estudo, ainda pode ajudar com uma forcinha extra para que o aluno possa continuar com seus estudos? Continue conosco e saiba como funciona a bolsa permanência do Prouni!

A Bolsa Permanência do Prouni é um incentivo criado pelo governo federal para que os bolsistas integrais possam receber um auxílio financeiro extra para continuar a estudar sem sacrificar o orçamento familiar. Para ter acesso a esse direito, é preciso ser um bolsista integral do programa e estar matriculado em um curso presencial, com duração de pelo menos seis semestres e seis horas diárias de aula.

Quem está nesse perfil irá passar por uma seleção mensal, que depende do orçamento do MEC. Os estudantes aprovados para receber o auxílio deverão abrir uma conta corrente individual no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal.

Em seguida, deverão ir até a coordenação do Prouni na própria instituição em que está matriculado, levar seu documento de identidade, CPF e comprovante bancário para que seja efetivado o cadastramento no Sistema do Prouni (SisProuni).

Como funciona a bolsa permanência do Prouni?

Cancelamento da bolsa permanência

A Bolsa Permanência pode ser encerrada quando:

  • A bolsa do Prouni for encerrada;
  • Quando o curso não se enquadra nos critérios estabelecidos pelo programa;
  • Quando o estudante utiliza os recursos para outra finalidade que não faça parte de suas despesas educacionais;
  • Se for constatada falsidade na informação prestada pelo estudante;
  • Se for a pedido do beneficiado.

Transferência de bolsa permanência

Os alunos beneficiados pelo Prouni podem fazer a transferência, a qualquer momento, da bolsa para outra instituição ou curso da mesma área do conhecimento. O processo não precisa da intermediação do MEC e é feito entre as universidades. Poderá ser solicitando quando:

  • As instituições de origem e destino estão de acordo com a transferência;
  • A instituição e o curso de destino estejam credenciados no Prouni;
  • Exista vaga no curso de destino.

Quem vai fazer a transferência deve acessar a página do SisProuni e realizar o processo por lá, sendo mediado pelas instituições envolvidas.

Transferência para universidades públicas

Se o estudante deseja fazer a transferência para uma universidade pública, deverá passar pelas regras de ingresso na própria instituição – fazendo o vestibular tradicional, solicitando transferência externa ou se inscrevendo no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Transferências que não são permitidas no Prouni

Os alunos que recebem a bolsa integral do Prouni não podem solicitar a transferência para uma universidade ou curso com vagas para bolsas parciais e vice-versa. Ou seja, a vaga do curso de destino deve ser na mesma modalidade de bolsa que o estudante foi beneficiado.

Veja também: 5 situações que podem fazer você perder a bolsa do Prouni.

Além disso, o tempo de conclusão do novo curso não pode ser maior do que o período da bolsa. Se ela tem a duração de oito semestres e o aluno já cursou seis, o novo curso escolhido não pode ter o prazo de término maior do que dois semestres. Outro tipo de transferência não permitida se referem a bolsas concedidas por decisão judicial.

Encerramento da bolsa do Prouni

Se por alguma razão você precisar fazer o cancelamento da bolsa do Prouni, entre em contato com o departamento responsável dentro da instituição para dar entrada nesse processo.

Texto escrito por: PRAVALER
x

As principais notícias sobre educação na sua caixa de e-mail. Cadastre-se já!

Saiba mais

Pesquisar

Artigos Relacionados

X Assine nossa newsletter