Conheça algumas bolsas de estudos oferecidas pelas universidades

Por PRAVALER

Conheça algumas bolsas de estudos oferecidas pelas universidades

A graduação é a base para aqueles que desejam ter sucesso na carreira, pois permite o aprendizado em áreas específicas e dá acesso a saberes que, de outra forma, não seriam possíveis de serem conquistados. Mas infelizmente, bolsas de estudos são escassas em todo o Brasil e isso pode comprometer a entrada nas universidades.

Muitos estudantes acabam optando pelas universidades particulares. No entanto, as mensalidades nem sempre são tão acessíveis. Além disso, os gastos com livros, material de apoio e deslocamento acabam sempre pesando no orçamento.

Embora isso pareça desestimulante, você deve saber que é possível conseguir abatimento no valor do curso pretendido através das bolsas de estudos ou financiamento estudantis, não é? Então, saiba mais sobre eles!

ProUni

O ProUni é o Programa Universidade Para Todos. Qualquer estudante de baixa renda pode se inscrever e ganhar uma bolsa de estudos. Para participar dele, é necessário ter prestado o Enem e ter conseguido a nota mínima de 450 pontos sem ter zerado a redação. Se quiser maiores informações acesse o link.

Ciência Sem Fronteiras

É um programa que também foi criado pelo Governo Federal. Tem a missão de conceder bolsas de estudos no exterior para todos os estudantes de graduação e/ou doutorado.

Bolsa de estudos para deficientes

O benefício dessa bolsa pode ser concedido para portadores de deficiências e também àqueles que desejam ajudá-los nas atividades da universidade. Qualquer instituição pode fornecer esse benefício, mas é preciso consultá-las para verificar a existência desse recurso.

Duas que podem ser destacadas são a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que também dão apoio aos estudantes que são participativos no auxílio acadêmico dos deficientes.

Bolsa Universidade Escola da Família

O benefício dessa bolsa de estudos é financiado pelo Governo do Estado de São Paulo. A missão é promover acesso a bolsas de estudos em parceria com universidades privadas para alunos de baixa renda em troca de serviços prestados aos sábados e domingos pelos usuários do programa.

Bolsa Empresa

O programa é adotado por empresas que desejam custear o valor da mensalidade de seu colaborador – dando, assim, estímulo para especialização e formação profissional.

Os financiamentos das bolsas de estudo podem ser parciais ou integrais; o benefício trazido serve tanto para o estudante quanto para a empresa, que utiliza dos conhecimentos adquiridos para aprimorar e aperfeiçoar as funções e atribuição requeridas.

Fundação Estudar

Se você pensa que todas as possibilidades já foram esgotadas, engana-se! A Fundação Estudar oferece bolsas de estudos para graduação e pós-graduação, seja aqui no Brasil ou no exterior.

O valor desse benefício gira em torno de 5% a 95%, dependendo das características financeiras, acadêmicas e econômicas do candidato. Várias pessoas já se aproveitaram bem desse recurso, formando-se em cursos como Direito, Engenharia, Relações Internacionais, Políticas Públicas, Economia e outros.

Além do benefício da bolsa de estudos, para aqueles que se formam através do programa há possibilidade de ascensão profissional, visto que a Fundação Estudar desenvolve um networking com esse aluno, acompanhando sua carreira.

Em contrapartida, o profissional formado contempla a instituição com 10% do seu salário (com correção monetária) até atingir o valor recebido com a bolsa de estudos. Assim, outros alunos também são beneficiados e o programa pode ser continuado.

A Fundação Estudar tem diversas parcerias com universidades particulares nacionais e estrangeiras. Mais informações aqui.

Continue visitando o nosso blog para ter acesso a diversos conteúdos de qualidade!

Compartilhar
Categoria: Bolsa de estudos

Quero receber notícias do PRAVALER

Preencha o campo abaixo com seu e-mail e fique sabendo tudo sobre o PRAVALER em primeira mão.